O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior
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Título alternativo
Daily routine for law learning and teaching in a higher education institutionAutor
Souza, Sabrine Pierobon de
Orientador
Balzan, Newton CesarData de publicação
27/06/2006Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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O presente trabalho visa descrever o cotidiano do ensino e aprendizagem do Direito numa Instituição de Educação Superior (IES) de grande porte do interior do Estado de São Paulo, e perceber como está ocorrendo o sistema de trocas intelectuais, afetivas e culturais entre professores e alunos, apreendendo a relação pedagógica em seu contexto situacional, a fim de contribuir para a prática docente e fomentar discussões sobre o ensino jurídico no Brasil. Trata-se de um estudo de caso que está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária do Programa de Pós-graduação/ Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa qualitativa sob enfoque etnográfico, reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, entrevistas semi-estruturadas, formais e informais, com professores e alunos de turmas de primeiros e terceiros anos do curso de Direito de uma Instituição de Educação Superior que optamos por não revelar, bem como observações e pesquisas documentais. A contribuição principal do estudo está na apreensão e descrição do cotidiano como uma unidade multidimensional, possibilitando interpretações diversas por docentes e gestores atuantes no ensino jurídico e respostas singulares para os problemas comuns enfrentados por inúmeras instituições. The current work intends to describe the daily routine for law learning and teaching in a high-profiled college-level Institution in São Paulo country side and notice how the intellectual, affective and cultural interchange system is coming about. It will enable us to learn about the pedagogic relationships in their own situational context, in order to contribute to the teaching practice and to foment discussion on legal teaching in Brazil. This work is about a case study inserted in the Institutional Evaluation and Academic Management research line in the Education Graduate/Mastering Program at Pontifícia Universidade Católica in Campinas. The methodology used is based in qualitative enquire under ethnographic focus, together with a bibliographical study related to the theme, semistructured interviews, formal and informal with first and third-year professors and students of the law course in a college-level institution which we opted not to divulge, as well as participant observations and documental research. The work main contribution is at the daily routine and description as a multidimensional unit, making possible different interpretations from active professors and managers in legal teaching and showing unique answers to common problems faced by countless institutions.
Palavras-chave
DireitoEnsino jurídico
Avaliação institucional
Educação superior
Ensino do direito - uma etnografia
Law
Legal teaching
Institutional evaluation
Higher education
Law teaching - an ethnography