Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraujo, Elizabeth Adorno de
dc.contributor.authorAquino, Eliane Cristina Gallo
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.issued2009-12-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15370
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta as relações entre alguns autores que avaliam o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários e, principalmente, a visão de docentes do ensino fundamental (de 6º. a 9º. anos) de uma escola pública municipal da cidade de Campinas - SP. Nesse sentido, discorre sobre a relevância do meio físico entre os alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. Assim sendo, o objeto de questionamento é a importância do espaço físico para o ato de ensino dos professores, visando à aprendizagem dos alunos, pois, existem lacunas entre a pedagogia e o uso desses espaços e ambientes escolares, as quais resultam em perda de qualidade da aprendizagem quando não há a apropriação dos espaços escolares pelos indivíduos do processo em questão.
dc.description.abstractThis research intends to display the relations between some authors who evaluate the physical environment in educative foundations, their occupying, the perception of their users and, chiefly, the view from elementary school (from 6 th to 9th grades) teachers in public municipal schools, in the city of Campinas São Paulo. In this sense, it discourses about the relevance of the physical environment between students and teachers in the process of teaching and learning in spaces pertaining to the schools. Therefore, the object of arguing is the importance of the physical spaces for the act of teachers educating, aiming at the students learning, since there are gaps between pedagogy and the use of these school environments, which result in learning quality loss, when there is no appropriation of these spaces by the individuals in this process.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectespaço escolar
dc.subjectarquitetura
dc.subjectprática pedagógica
dc.subjectschool space
dc.subjectarchitecture
dc.subjectpedagogical practicing
dc.titleArquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos
dc.title.alternativeArchitecture and school: the teacher perceptions from educative locations
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5387692170216018
puc.advisorLattes4905266424159579
puc.refereeRoggero, Rosemary
puc.refereeCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
puc.refereeLattes6133043453679958
puc.refereeLattes3883562938853685
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples