Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTerzis, Antonios
dc.contributor.authorGomes, Regina Mara Jurgielewecz
dc.date.accessioned2022-02-16T18:39:29Z
dc.date.available2022-02-16T18:39:29Z
dc.date.issued2006-11-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15617
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo investigar o envolvimento com a educação por meio da técnica grupo de reflexão com professores universitários. Objetivou, portanto, refletir sobre a educação, bem como favorecer a elaboração das tensões geradas pelas atividades das funções executadas pelos sujeitos da pesquisa. Estudou-se a transferência dos professores em relação à Educação, bem como os vínculos com seus alunos, colegas e instituição, a partir de suas falas. O campo de trabalho formado foi mais restrito que o campo de um grupo terapêutico. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizada a técnica de grupo de reflexão (DELAROSSA, 1979) orientada por uma abordagem psicanalítica. O grupo foi constituído por quatro professores universitários, voluntários de uma instituição pública, ambos os sexos e idades variadas. Dos relatos verbais e não verbais dos professores, foi realizada uma análise qualitativa conforme os pressupostos da teoria psicanalítica. As dificuldades vividas pelos integrantes desse grupo de reflexão confirmaram a existência da resistência à identificação com o feminino, bem como às peculiaridades do processo transferencial vivido em grupo. A execução da tarefa proposta ao grupo foi obstaculizada por determinação de processos inconscientes tais como os pressupostos básicos de dependência e de luta/fuga; por angústias persecutória e depressiva e questões ligadas ao processo regressivo do narcisismo primário.
dc.description.abstractThis research aim is to study the involvement with education through the technique reflection group with lecturers. The focus of it is to reflect upon education as well as to favour the resolution of tensions generated by the activities executed by the subjects of the research. It was studied the transference of the lecturers in relation to education as well as the links with their pupils, colleagues and institution using their speeches. The setting of this work was more restricted than the setting of the therapeutic group . For the development of this research it was used the reflection group (DELAROSSA, 1979) orientated towards a psychoanalytical approach. This group was set up by four lecturers, volunteers in a public institution, from both sexes and several ages. Using the lecturer s verbal and non verbal reports it was done a qualitative analysis according to the requirements of the psychoanalytic theory. The difficulties experienced by the members of this reflection group confirmed the existence of resistance to the identification with the feminine, as well as the idiosyncrasies of the transferential process experienced in the group. The obstacle to the execution of this proposed task is given to the processes that occurred unconsciously such as the basic propositions of dependence and of fight/escape; by persecutory and depressive anxieties and issues linked to the regressive process of primary narcissism.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectpsicanálise
dc.subjectgrupo
dc.subjectreflexão
dc.subjectprofessor universitário
dc.subjectpsychoanalysis
dc.subjectgroup
dc.subjectreflection
dc.subjectlecturer
dc.titleExperiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico
dc.title.alternativeExperiencies with lecturers group: a psychoanalytic study
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes6114001172009222
puc.advisorLattes7646699220044786
puc.refereeBacha, Marcia Simões Corrêa Neder
puc.refereeResende, Vera Lúcia
puc.refereeBorges, Dayse Maria Motta
puc.refereeFernandes, Marly Aparecida
puc.refereeLattes5192198334977190
puc.refereeLattes3689659786183012
puc.refereeLattes7105807915119680
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples