Oficina de pintura: um estudo fenomenológico sobre uma prática psicológica
Abrir arquivo
Título alternativo
Painting Workshop: a phenomenological study on a psychological practiceAutor
Orientador
Cury, Vera EnglerData de publicação
16/12/2008Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa-intervenção objetivou compreender a experiência vivida em uma Oficina de Pintura ; modalidade de atenção psicológica implementada no serviço de psicologia da PUC-Campinas ; durante três meses no ano de 2007. Os referenciais teóricos adotados foram a Fenomenologia de Edmund Husserl e a Psicologia Existencial-Humanista. Foram realizados catorze encontros de oficina ; com duração de duas horas ; em uma sala do serviço de psicologia. A pesquisadora conduziu os encontros como facilitadora ; adotando as atitudes preconizadas por Rogers(1961/1999) de empatia ; aceitação positiva incondicional e congruência. Após cada encontro ; a pesquisadora elaborou narrativas sobre a experiência vivida ; baseando-se tanto na concepção de narração de Benjamin(1936/1994) como na concepção de consciência de Husserl(1935/1996) ; buscando capturar o movimento da consciência na criação de significados que configuram a experiência. A partir das narrativas construídas pela pesquisadora ; buscouse explicitar os elementos vividos ; entendendo que os significados que emergiram formaram-se na teia intersubjetiva dos encontros. Através da experiência vivida na Oficina de Pintura e partindo do princípio de que o homem é dotado de autonomia e possui dentro de si recursos para a auto-compreensão e mudança ; verificamos que as participantes da Oficina de Pintura caminharam no sentido da integração psicológica ; compartilhando suas experiências ; num clima acolhedor e de apoio mútuo. Assim ; numa perspectiva de enquadres diferenciados de atenção psicológica ; a Oficina de Pintura leva a refletir sobre os benefícios e a viabilidade de implementar novos modelos de intervenção clínica em instituições de saúde pública que privilegiem a autonomia e o crescimento psicológico dos clientes.
This intervention research aimed to comprehend the experience of a Painting Workshop, which is a psychological approach implemented in PUC Campinas Psychology Clinic during three months in the year of 2007. The theoretical referential is Edmund Husserl s Phenomenology, and the Humanist-existential Psychology. In a room of the Psychology Clinic fourteen workshop meetings were organized, with duration of two hours each. They were conducted by the researcher as a facilitator adopting Roger s proposition of three attitudes: empathy, unconditional positive regard and congruency. After each workshop, the researcher elaborated narratives about the recently experienced meeting, using Benjamin s definition of narrative (1936/1994), and Husserl s definition of consciousness (1935/1996) as a base. It was the intention of the researcher to capture the movement of consciousness in the meaning creation that configure the experience. Based on the elaborated narratives, the intention was to expose the elements experienced by the researcher, who understands that the emerging meanings were configured in the intersubjective net of the meetings. Through the experience of the Painting Workshop and based on the principle that the human being has whether autonomy and the resources for self-comprehension and change, it was verified that participants of the Painting Workshop directed themselves to psychological integration by sharing their experiences in a kind and supportive environment. According to the perspective of setting differentiated psychological attention, the Painting Workshop makes us think carefully about the benefits and viability of the implementation of new models of clinical intervention in public health institutions that are able to pririze clients autonomy and psychological growth.
Palavras-chave
Atenção psicológica clínica em instituiçõesPesquisa fenomenológica
Narrativa
Oficina de pintura
Clinical psychological attention in institutions
Phenomenological research
Narrative
Painting workshop