Construção e evidências de validade e precisão de escala de estilos de aprendizagem em universitários
Alternative Title
Construction and evidence of validity and reliability of the scale of learning styles in university studentsAuthor
Advisor
Wechsler, Solange MugliaDate
04/02/2011Content Type
TeseAccess rights
Acesso AbertoMetadata
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O presente estudo apresenta a construção e evidências de validade e precisão de Escala de Estilos de Aprendizagem em Universitários. A escala foi construção da com base no modelo teórico dos estilos de aprendizagem composto de 22 elementos agrupados em cinco dimensões: ambiental, emocional, sociológica, fisiológica e psicológica. A primeira versão em forma de escala Likert consta de 88 itens e foi avaliada por 8 juízes, tendo encontrado índice de acordo (≥ 87%), portanto alto. Também foi aplicada numa amostra de 510 universitários, sendo 246 do sexo feminino e 264 do sexo masculino. O índice de consistência interna aferido pelo alfa de Cronbach foi 0,82 para a versão inicial da escala, entretanto, 17 itens foram exclu.dos por apresentarem correlações (≤ 0,1) e obteve-se valor de 0,84 para o coeficiente de Cronbach corrigido. A an.lise fatorial apontou quatro fatores e variância total explicada de 27,94%. O coeficiente de consistência interna foi de 0,82 para o fator 1, Estilo Cognitivo; 0,84 para o fator 2, Estilo Sociológico; 0,76 para o fator 3, Estilo Fisiológico; 0,70 para o fator 4, Estilo Ambiental. A an.lise univariada da variância apresentou diferenças significativas pór área, sexo e área em conjunto para o fator 1, j. para o fator 4 apresentou diferenças significativas por sexo. O instrumento mostrou-se válido e confiável para avaliar os estilos de aprendizagem em universitários. Recomenda-se seu uso em futuras pesquisas, bem como na avalia..o psicoeducacional no sentido de favorecer a metodologia de ensino do professor, tendo em vista, a maneira peculiar de o aluno desenvolver e conduzir suas estratégias de aprendizagem.
The current study presents the Construction and evidence of validity and reliability of the Scale in Learning Styles of Students. The scale was based in the theory model of the learning styles made up of 22 elements grouped in five dimensions: environmental, emotional, sociological, physiological and psychological. The first version of a Likert scale consists of 88 items and was rated by 8 judges, finding agreement index (≥ 87%), therefore high. It has also been applied in a sample of 510 university students, comprising 246 females and 264 males. Internal consistency index measured by Cronbach's alpha was 0.82 for the initial version of the scale, however, 17 items were excluded due to correlations (≤ 0.1) and obtained a value of 0.84 for the Cronbach coefficient corrected. The factor analysis yielded four factors and total variance explained of 27.94%. Internal consistence coefficient was of 0.82 for factor 1, Cognitive Style, 0.84 for factor 2, Style Sociological, 0.76 for factor 3, Style Physiological; 0.70 for factor 4, Environmental Style. The unvaried analysis of the variance presented significant differences by area, gender and field together for the factor 1, once the factor 4 showed significant differences by gender. The instrument showed valid and reliable to evaluate the learning styles in university students. It recommend its use in future researches, as well as psycho educational evaluation in order to facilitate the teacher's teaching methodology in view of the peculiar way the student to develop and conduct their learning strategies.
Keywords
Estilos de aprendizagemEnsino superior
Avaliação psicoeducacional
Learning styles
Higher education
Psychoeducational evaluation