Construção e validação do inventário de estilos de temperamento do professor
Alternative Title
Construct and validity of teacher's temperament style inventory.Author
Advisor
Wechsler, Solange MugliaDate
25/02/2015Content Type
TeseAccess rights
Acesso AbertoMetadata
Show full item recordAbstract
O estilo de temperamento de um professor reflete seu modo preferencial de perceber e reagir às demandas do ambiente escolar, influenciando a maneira como ensina e como se relaciona com os alunos em sala de aula. Para a definição dos estilos de temperamento foram consideradas quatro dimensões, cada uma composta por um par de estilos de temperamento, a saber: Social (Extroversão Introversão), Processamento da Informação (Prático Imaginativo), Processo Decisório (Pensamento Sentimento) e Planejamento (Organizado Flexível). Esta pesquisa teve por objetivo construir e validar o Inventário de Estilos de Temperamento do Professor (IETP), um instrumento de autorrelato orientado à identificação das características de temperamento do professor a partir de situações do cotidiano escolar. Foram realizados dois estudos para avaliar as evidências de validade deste instrumento: um deles foi baseado no conteúdo dos itens; o segundo na estrutura interna do IETP. O primeiro estudo contou com a participação de cinco psicólogos. O segundo estudo foi realizado com uma amostra de 400 professores que lecionavam no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio em escolas públicas e particulares. Por meio da Análise Fatorial Exploratória os 40 itens do IETP foram distribuídos em quatro perfis: Habilidoso (47,5%), Compreensivo (30,8%), Catalisador (19,2%) e Analista (2,5%), que representaram 30% da amostra total. Os estudos comprovaram as evidências de validade do IETP. Não foi detectada relação entre estilo de temperamento, gênero, ou componente curricular que o professor lecionava, pois cada perfil abarcou professores de diferentes áreas do conhecimento. Os perfis configurados indicam que os professores apresentam características de temperamento propícias ao cuidado com o outro, flexibilidade para adaptar seu planejamento às necessidades dos alunos e facilidade de relacionamento interpessoal, condições fundamentais para que haja um clima propício ao ensino e à aprendizagem. Os resultados indicam a necessidade de novos estudos incluindo professores de outras fases de ensino e de outras regiões do país para garantir maior variabilidade da amostra, oportunizando a formação de outros perfis previstos na literatura. São indicados também estudos para comparar o IETP com outros instrumentos de avaliação do temperamento.
The teacher s temperament style reflects his preferred way to perceive and react to school environment, which influences the way he teaches and relates with students in classroom settings. To define temperament styles were considered four temperament dimensions: Social (Extroverted - Introverted), Information Processing (Practical - Imaginative), Decision Making (Thinking - Feeling) and Planning (Organized - Flexible). This research aimed to design and validate the Teacher s Temperament Styles Inventory (IETP), a self-report instrument that uses daily school situations to identify teacher s characteristics of temperament. Two studies were conducted: evidence based on IETP s items content with participation of five Psychologists, and evidence based on response process, with participation of 400 Secondary and High School teachers who work in private and public schools. By Exploratory Factorial Analysis the IETP s 40 items were assigned to four profiles: Skillful (47.5%), Sympathetic (30.8%), Catalytic (19.2%) and Analyst (2.5%), which explains 30% of full sample. Each profile had encompassed teachers from different knowledge fields so no relationship was detected between temperament style, gender or curricular component taught by teachers. These profile sets indicate that teachers of this sample have supportive temperament styles which are essential conditions of a friendly environment to teaching and learning: careful with the others, flexibility to customize their teaching planning to student s needs and good interpersonal skills. Results indicate the need for further studies including teachers of other educational phases and cities to verify if sample variability may allow the setting of new profiles as provided in the literature. Comparative studies between IETP and other temperament instruments are also indicated.
Keywords
TemperamentoEstilos
Processo ensino-aprendizagem
Formação de professores
Temperament
Styles
Teaching-learning process
Teacher education