Buscando a cura pelo conhecimento: imaginário de estudantes sobre o curso de psicologia
Abrir arquivo
Título alternativo
Seeking the cure by knowledge: imaginary students about Psychology CourseAutor
Riemenschneider, Fabio
Orientador
Vaisberg, Tania Maria Jose AielloData de publicação
26/02/2015Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo objetiva investigar psicanaliticamente o imaginário de estudantes de psicologia sobre o curso de graduação. Justifica-se por lançar luz sobre os motivos pelos quais a profissão é escolhida, fato que, a nosso ver, merece ocupar a atenção dos professores, instituições de ensino, psicólogos e da sociedade. Organiza-se, metodologicamente, segundo procedimentos investigativos que operacionalizam o uso do método psicanalítico a partir da perspectiva da psicologia concreta blegeriana. No presente caso, trabalhamos com narrativas autobiográficas, escritas por alunos ingressantes de uma faculdade particular do interior mineiro. Sucessivas exposições a este material, em estado de atenção flutuante, permitiram a produção interpretativa dos seguintes campos de sentido afetivo-emocional: Busca pela cura e Cura pelo conhecimento . O primeiro deles define-se pela crença de que o curso de graduação em psicologia pode proporcionar alívio para o sofrimento emocional, enquanto o segundo surge como um detalhamento do primeiro, ao firmar-se sobre a crença de que a cura, nesta área, seria obtida por via da aquisição de conhecimento. Esse quadro permite concluir que predomina, entre os participantes, uma experiência de sofrimento, cuja cura seria viabilizada pela formação em curso superior. This study aimed to psychoanalytically investigate the imaginary of Psychology students regarding the undergraduate course. This research is justified as it can reveal the reasons why the profession is chosen, a fact that, in our opinion, deserves the attention of professors, educational institutions, psychologists and society. The study was methodologically organized according to investigative procedures that operationalize the use of the psychoanalytic method from the perspective of Blegerian concrete psychology. We worked with autobiographical narratives, written by students entering a private university of Minas Gerais state. Successive exposures to this material, in a state of floating attention, allowed the interpretative production of the following fields of affective and emotional meaning: Search for the cure and Cure through knowledge . The first is defined by the belief that the Psychology undergraduate course can provide relief from emotional distress, while the second appears as a detail of the first, anchored in the belief that, in this area, the cure would be obtained through the acquisition of knowledge. This framework allows the conclusion that an experience of suffering predominated among the participants, with the cure being possible through training in a higher education course.
Palavras-chave
Estudantes de psicologiaImaginário coletivo
Pesquisa psicanalítica
Narrativas
Psychology students
Collective imaginary
Psychoanalytic research
Narratives