As histórias que contamos de nós: mobilizando a imaginação e as emoções de estudantes do ensino fundamental II
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Alternative Title
The stories we tell about us: mobilizing the imagination and emotions of students from Elementary SchoolAuthor
Advisor
Souza, Vera Lucia Trevisan deDate
10/02/2020Content Type
TeseAccess rights
Acesso AbertoMetadata
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A presente pesquisa teve como objetivo analisar a potência de práticas de contação e produção de histórias na criação de espaços para expressão e significação de emoções por adolescentes no contexto escolar. Ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, esta pesquisa-intervenção realizou encontros semanais com duas turmas do 6.º e 7.º anos do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual do interior de São Paulo durante três anos, em que os alunos foram convidados: a ouvir, contar e escrever histórias; a se colocarem no lugar dos personagens e vivenciarem suas emoções e seus pensamentos; a conversarem sobre os dramas e dilemas vivenciados pelos personagens; a modificarem o enredo e, enfim, colocarem em ação a imaginação para projetarem-se em outros tempos e espaços, antecipando emoções e fazendo-as mudar de lugar. As narrativas foram intencionalmente escolhidas pela psicóloga-pesquisadora levando-se em conta dois critérios: o interesse dos adolescentes; e a qualidade literária das histórias. Tendo como fontes de informação os diários de campo e as produções construídas pelos sujeitos participantes, os resultados foram analisados em três eixos de análise, a saber: 1) a dimensão imaginativa e afetiva na construção das relações intersubjetivas, em que observamos movimentos de afastamento e aproximação no processo de compartilhamento de significações e promoção de desenvolvimento para a necessária construção da relação intersubjetiva da psicóloga-pesquisadora para com os estudantes; 2) a história como instrumento psicológico na promoção do desenvolvimento, pela qual analisa-se a história como possibilidade de vivência, expressão e reflexão acerca das emoções sentidas, e, consequentemente, a promoção de novas formas de se relacionar consigo e com a vida; e 3) a imaginação coletiva promovendo a migração da emoção e a potência de agir, em que analisamos a dimensão coletiva nos novos modos de experienciar, reconhecer e ressignificar as emoções do vivido na e pelas narrativas. Conclui-se, dessa forma, que as histórias são instrumentos psicológicos potentes na criação de novas experiências ao favorecerem novos modos de sentir, pensar e agir por meio do conteúdo e de personagens da narrativa.
This research aimed to analyze the potential of story telling practices and its production in the creation of spaces for the expression and signification of emotions of teenagers in the school context. Sustained by the theoretical-methodological assumptions of Cultural-Historical Psychology, this intervention-research was developed in weekly meetings with two classes - 6th and 7th grades - of Middle School students from a public state school in the state of São Paulo, Brazil. For 3 years, throughout interventions, students were invited to: listen, tell, and write stories; imagine themselves in the place of the characters, and experience their emotions and feelings; have conversations about the dramas and dilemmas experienced by the characters; change the plot; and, force their imagination to project themselves to other times and spaces, anticipating their emotions and making them change places. The narratives were intentionally chosen by the researcher-psychologist taking into account two main criteria: the interest of teenagers; and, the literary quality of the stories. All data sources were composed of field journals and the productions made by the subjects. Finally, results were analyzed in three axes of analysis: 1) the imaginative and affective dimension in the construction of intersubjective relations, in which it was observed movements of withdrawal and approximation in the process of sharing significations and promoting the development of necessary construction of intersubjective relation between the researcher-psychologist and the students; 2) the story as psychological instrument in promoting the development, through which story is analyzed as a possibility of experiencing, expressing, and reflecting about experienced emotions, thus promoting new ways of relating to oneself and to life; and, 3) the collective imagination promoting the migration of emotions and the potency to act, in which we analyze the collective dimension in new ways of experiencing, recognizing and reframing emotions. Therefore, it has been concluded that the stories are powerful psychological instruments in the creation of new experiences by favoring new ways of feeling, thinking, and acting through the content and characters of the narratives.
La presente investigación tuvo como objetivo analizar el poder de las prácticas y la producción de cuentos en la creación de espacios de expresión y significado de las emociones por parte de los adolescentes en el contexto escolar. Anclado en los supuestos teórico-metodológicos de la Psicología Histórico-cultural, esta investigación-intervención celebró reuniones semanales con dos clases de 6º y 7º grado de una escuela pública estatal del interior de São Paulo durante tres años, en las que se invitó a los estudiantes: escuchar, contar y escribir historias; ponerse en el lugar de los personajes y experimentar sus emociones y pensamientos; hablar de los dramas y dilemas experimentados por los personajes; modificar la trama y, finalmente, poner en acción su imaginación para proyectarse en otros tiempos y espacios, anticipando las emociones y haciendo que cambien de lugar. Los relatos fueron elegidos intencionalmente por el psicólogo-investigador teniendo en cuenta dos criterios: el interés de los adolescentes y la calidad literaria de los relatos. Teniendo como fuentes de información los diarios de campo y las producciones construidas por los sujetos participantes, los resultados se analizaron en tres ejes de análisis: 1) la dimensión imaginativa y afectiva en la construcción de relaciones intersubjetivas, en la que observamos movimientos de distancia y aproximación en el proceso de compartir significados y promover el desarrollo para la necesaria construcción de la relación intersubjetiva entre el psicólogo-investigador y los estudiantes; 2) la historia como instrumento psicológico en la promoción del desarrollo, a través del cual analizamos la historia como una posibilidad de experimentar, expresar y reflexionar sobre las emociones sentidas y, en consecuencia, promover nuevas formas de relacionarse con uno mismo y con la vida; y 3) el imaginario colectivo que promueve la migración de la emoción y el poder de actuar, en el que analizamos la dimensión colectiva en las nuevas formas de experimentar, reconocer y resignificar las emociones de lo vivido en y a través de las narraciones. De esta manera, concluimos que las historias son poderosos instrumentos psicológicos en la creación de nuevas experiencias favoreciendo nuevas formas de sentir, pensar y actuar a través del contenido y los personajes de la narración.
Keywords
Psicologia da artePsicologia Escolar
Adolescentes
Emoção
Psychology of art
School Psychology
Adolescents
Emotion
Psicología del arte
Psicología escolar
Adolescentes
Emoción