Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuzzo, Raquel Souza Lobo
dc.contributor.authorPenteado, Thaís Carvalho Zanchetta
dc.date.accessioned2022-02-16T18:56:48Z
dc.date.available2022-02-16T18:56:48Z
dc.date.issued2009-02-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15801
dc.description.abstractConsiderando a experiência profissional da pesquisadora como integrante da equipe de gestão de uma escola pública municipal de ensino fundamental, este trabalho se propõe a fazer uma análise crítica da implantação de um projeto político pedagógico emancipador. O embasamento teórico foi estruturado em dois eixos. O primeiro eixo situa a realidade educacional brasileira discutindo que a educação tanto pode servir à ordem econômica vigente como pode ser instrumento de emancipação. O segundo eixo discute a implantação dos projetos político-pedagógicos e sua relação com a administração escolar empresarial e emancipadora. O trabalho utiliza o enfoque metodológico da dialética materialista histórica, por se tratar de uma análise crítica de uma experiência. São analisados documentos oficiais e relatórios/diários de campo da equipe parceira na implantação do projeto, tendo em vista as categorias organizadas através da fundamentação teórica.
dc.description.abstractWhereas the professional experience of researcher as integrating the management team of a public school municipal elementary school, this work proposes to make a critical analysis of the deployment of emancipation´s pedagogical political project. The theoretical basis was structured in two axes. The first axis is situated on the Brazilian educational reality discussing that education both serves the current economic order as may also be the instrument of emancipation. The second axis discusses the implantation of pedagogical political projects and its relationship with the school administration entrepreneurial and emancipatory. The work uses the methodological approach the dialectic materialist, because it is a critical analysis of experience. Official documents and daily field reports were analyzed to the implantation of the project, in view of the categories organized through theoretical framework.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteducação emancipadora
dc.subjectprojeto político-pedagógico
dc.subjectgestão escolar
dc.subjecteducation and emancipation
dc.subjectpedagogical political project
dc.subjectscholar management
dc.titleProjeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades
dc.title.alternativePedagogical Political Project
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7715737887465427
puc.advisorLattes8863163152848405
puc.refereeSouza, Vera Lúcia Trevisan de
puc.refereeMarinho-araujo, Claisy Maria
puc.refereeLattes6876954243774464
puc.refereeLattes2999127173845463
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples