Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação
Abrir arquivo
Título alternativo
Building self-report scale to identify characteristics associated with giftednessAutor
Orientador
Nakano, Tatiana de CássiaData de publicação
04/12/2014Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Considerando as diversas dificuldades encontradas a respeito das Altas Habilidades / Superdotação (tais como definição, identificação / avaliação de indivíduos, ausência de instrumentos específicos), a presente pesquisa teve como objetivo a construção de uma escala de autorrelato voltada à identificação de características relacionadas ao fenômeno. Partindo-se da revisão da literatura nacional e internacional, a qual possibilitou o levantamento daquelas mais comumente relatadas, as características a serem focadas no instrumento foram selecionadas. Após esta etapa, quatro estudos foram realizados. O primeiro envolveu a construção do instrumento, cuja versão inicial foi composta por 44 itens, envolvendo 22 diferentes categorias. O segundo estudo buscou evidências de validade de conteúdo através da análise de juízes (cinco estudantes de pós-graduação atuantes na área de avaliação psicológica), cujos resultados apontaram para evidências positivas para todos os itens criados, salientando-se que uma revisão de sete deles foi realizada para sua adequação. O terceiro estudo, estudo piloto, teve como objetivo verificar a adequação dos itens da escala à faixa etária alvo. Para isso 38 crianças de 9 e 12 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes de ensino fundamental foram consultadas, respondendo ao instrumento e explicando à pesquisadora, o que entendiam em cada frase, sugerindo ainda palavras difíceis ou nova redação. Por fim, realizou-se a análise fatorial exploratória, com 220 participantes de 09 a 12 anos de idade, à qual apontou para a existência de quatro fatores presentes na escala, indicando um instrumento multidimensional para avaliação da temática em questão. De um modo geral, pode-se verificar que os estudos alcançaram os resultados esperados, apontando para validade de conteúdo e validade de construto da escala, confirmando sua adequação à faixa etária para o qual foi construído.
Considering the various difficulties about the subject High Ability / Gifted (such as definition, identification / evaluation of individuals, the absence of specific instruments), this research aims to construct a self-report scale aimed to identify characteristics related to the phenomenon. Based on the review of national and international literature, which enabled the raising of those most commonly reported, the characteristics to be focused on the instrument selected. After this step, four studies were performed. The first involved the construction of the instrument, whose initial version was composed of 44 items, involving 22 different categories. The second study sought for evidence of content validity by examining judges (five active students postgraduate in the field of psychological assessment), whose results showed positive evidence for all items created, emphasizing that a review of seven of them was held to suitability. The third study, pilot study aimed to verify the adequacy of the scale items to the target age range. For that 38 children aged 9 and 12 years of age, of both sexes, elementary students were consulted, responding to the instrument and explaining to the researcher what they understood each sentence, even suggesting difficult words or rewording. Finally, we performed an exploratory factor analysis, with 220 participants of 09-12 years old, which indicated the existence of four factors in the scale, indicating a multidimensional instrument for the assessment of the subject in question. In general, it can be seen that the studies achieved the expected results, pointing to content validity and construct validity of the scale, confirming its suitability for the age range for which it was built.
Palavras-chave
Avaliação psicológicaConstrução de teste
Validade do teste
Análise fatorial
Psychological assessment
Test construction
Test validity
Factor analysis