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dc.contributor.advisorGuzzo, Raquel Souza Lobo
dc.contributor.authorRibeiro, Flávia de Mendonça
dc.date.accessioned2022-02-16T19:00:29Z
dc.date.available2022-02-16T19:00:29Z
dc.date.issued2013-12-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15978
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como participantes estudantes bolsistas do ProUni, ou seja, estudantes provindos de escolas públicas no ensino básico que têm a concessão de bolsas pelo governo federal em troca de isenção de impostos para as Instituições de Ensino Superior (IES) e seu objetivo é analisar a consciência desses estudantes a partir da concepção que eles têm de sua inserção no Ensino Superior (ES), frente à conjuntura em que vivem. A introdução teórica tem quatro eixos: Universidade a serviço de quem? - Marcos Históricos do Ensino Superior Brasileiro; ProUni Lobo em pele de cordeiro?; Psicologia e o Ensino Superior; e O Processo de Tomada de Consciência. O método utilizado foi o qualitativo, sendo que a análise dos dados foi inspirada no Materialismo Histórico Dialético, pois entende-se que, como consequência do contexto histórico e do movimento dialético é que surge a questão da transformação do fenômeno e da realidade. As técnicas para coleta de dados foram a etnografia virtual a partir de grupo criado pelos estudantes em uma rede social para aglutinar bolsistas interessados no tema, pois, segundo os autores, muitos participantes conseguem se expressar virtualmente com mais desenvoltura que na vida real em uma situação socialmente imposta, os diários de campo de todos os espaços sobre o tema. O plano de análise dos resultados consistiu na retomada dos objetivos a fim de especificá-los de acordo com cada técnica, explicitando os dados obtidos e analisando-os. A conclusão desse estudo é que ProUni, apesar de cumprir com seu objetivo, não é a melhor forma de acesso aos estudantes de baixa renda, pois não garante a permanência do estudante dentro da IES; os estudantes tem consciência que têm direito à educação pública, gratuita, de qualidade, portanto procuram se organizar para mudar sua realidade; a assistência estudantil é necessária para a permanência no ES; essa assistência deve vir como iniciativa da IES e não do governo, indo de encontro com a lógica de Parceria Público Privada existente na educação superior; trabalho do psicólogo no Ensino Superior é importante, promovendo orientações coletivas/individuais aos estudantes e auxiliando os outros profissionais designados a orienta-los; a organização dos estudantes pode conseguir melhorias para a permanência do estudante; e são necessários mais estudos na área para discutir o preconceito que os ProUnistas sofrem dentro das IES, assim como a grande participação das mulheres no movimento.
dc.description.abstractThis research have as participants its scholarship students ProUni, in other words, students coming from public schools in primary education who have scholarships by the federal government in exchange for tax exemption for Institutions of Higher Education (IHE) and its purpose is to analyze the consciousness of these students from the conception they have of their inclusion in Higher Education (HE), compared to the situation in which they live. The theoretical introduction has four axes: To whom the university serves? Historical Landmarks of the Brazilian Higher Education; ProUni - Wolf in sheep's clothing?; Psychology and Higher Education, and The Process of Consciousness. The method used was qualitative, and data analysis was inspired by historical materialism dialectic, since it is understood that as a consequence of the historical context and the dialectical movement is the issue of transformation of the phenomenon and reality. The techniques for data collection was the virtual ethnography from the group in a social network created by students to bring together scholarship students interested in the topic, because many participants can express themselves virtually with more ease than in a situation socially imposed in the real life, and the field diaries of all spaces on the subject. The plan of analysis consists of results in the resumption of objectives to specify them according to each technique, explain the data obtained, thus, analyzes them. The conclusion of this study is that ProUni although to comply with its objective, is not the best way to access low income students, it does not guarantee the permanence of the student within the IHE, students aware they have a right to public education, free, quality, therefore attempt to organize to change their reality; the students assistance is needed to stay in the HE, this assistance should come as the IHE initiative and not the government, going against the logic of existent public private partnership in higher education; the psychologist work in higher education is important, promoting collective/individual orientations to students and assisting other professionals are designed to guide them; the organization of students can successfully improvements to the student residence, and further studies are needed in the area to discuss the prejudice that ProUni students suffer inside the IHE, like the vast participation of women in the movement.
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectpsicologia crítica
dc.subjectensino superior
dc.subjectconsciência
dc.subjectProUni
dc.subjectcritical psychology
dc.subjecthigher education
dc.subjectconsciousness
dc.subjectProUni
dc.titleConsciência dos ProUnistas sobre sua inserção no ensino superior
dc.title.alternativeConsciousness of students ProUnistas about its insertion in higher education
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2958630966109985
puc.advisorLattes8863163152848405
puc.refereeXimenes, Verônica Morais
puc.refereeBariani, Isabel Cristina Dib
puc.refereeLattes9185040042652952
puc.refereeLattes5043022980723953
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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