Qualidade postural em pré-adolescentes: construção e validação de escala
View/ Open
Alternative Title
Quality posture in teenagers: scale construction and validationAuthor
Advisor
Wechsler, Solange MugliaDate
06/12/2006Content Type
DissertaçãoAccess rights
Acesso AbertoMetadata
Show full item recordAbstract
A postura corporal é fundamentada num complexo sistema influenciado por fatores como equilíbrio, força muscular, flexibilidade e a harmonia do sistema músculo esquelético. Este estudo teve como objetivo elaborar uma escala de qualidade da postura corporal para pré-adolescentes. Duas amostras foram utilizadas. A Amostra 1 foi composta por quatro fisioterapeutas do sexo feminino, que participaram como juízes na avaliação de conteúdo da escala. Na Amostra 2 participaram 92 pré-adolescentes, 40 do sexo masculino e 52 do sexo feminino, sendo 35 de escola particular e 57 de escola pública, de 5ª e 6ª séries, de 10 a 12 anos de idade, do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Qualidade Postural para Pré - adolescentes e Programa de Avaliação postural Computadorizada - denominado Posturograma. A Escala mediu quatro Áreas: 1 referente à postura sentada, 2 relativa a postura em pé, 3 avaliou a postura deitada e 4 a postura em relação ao material escolar. O Programa de Avaliação Computadorizada mensurou as distâncias entre pontos anatômicos em 6 fotografias feitas na vista anterior, posterior, perfil direito e esquerdo, flexão anterior na vista anterior e perfil. Utilizou-se a Análise da Variância Univariada e a Correlação de Pearson para as verificações estatísticas. A validade de construto para a Escala de Qualidade Postural foi verificada, através de uma correlação significativa (p ≤ 0,05) entre suas áreas. Ao se comparar, no entanto os resultados da Escala com medidas da Avaliação Postural Computadorizada encontrou-se apenas 3 correlações significativas. Conclui-se que é possível avaliar a qualidade postural de pré-adolescentes através de instrumentos válidos, no entanto outros estudos se fazem necessários nesta área.
The corporal posture is based in a system complex influenced by factors like balance, muscular force, flexibility and harmony of the muscle skeletic system. This study had the objective elaborate a quality scale of corporal posture for teenagers. Two samples were used. The sample 1 was compound for four female physiotherapiers, that participated like judges in the content evaluation of scale. In the sample 2 participated 92 teenagers, 40 masculine and 52 female; 35 of for private school and 57 for public school, 5º and 6º grades with 10 and 12 years old, from interior São Paulo state. The instruments used were: Quality Posture Scale for teenagers and Assessment Program Computerized- denominate Posturograma . The scale measured fours areas: 1-referring to seated posture, 2- foot posture, 3- evaluated the lied posture and 4- the posture in relation school things. The program the Assessment Computerized determined the distances between anatomics points in 6 photographies made in the anterior and posterior view, right and left profile, anterior inflection in the anterior view and profile. Used the Variant Analysis Univariant and the correlations Pearson s statistics verifications. The constructor validity Posture Quality Scale was verified through of significative correlation (p ≤ 0,05) between its series. If you compare, the scale results with measures of Assessment Computerized Posture just 3 significatives correlations. So, conclued that is possible assess the quality posture of teenagers through valid instruments, however others studies made necessaries in the area.
Keywords
EscalaQualidade
Avaliação
Postura
Scale
Quality
Assessment
Posture