Qualidade postural em pré-adolescentes: construção e validação de escala
Abrir arquivo
Título alternativo
Quality posture in teenagers: scale construction and validationAutor
Orientador
Wechsler, Solange MugliaData de publicação
06/12/2006Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A postura corporal é fundamentada num complexo sistema influenciado por fatores como equilíbrio, força muscular, flexibilidade e a harmonia do sistema músculo esquelético. Este estudo teve como objetivo elaborar uma escala de qualidade da postura corporal para pré-adolescentes. Duas amostras foram utilizadas. A Amostra 1 foi composta por quatro fisioterapeutas do sexo feminino, que participaram como juízes na avaliação de conteúdo da escala. Na Amostra 2 participaram 92 pré-adolescentes, 40 do sexo masculino e 52 do sexo feminino, sendo 35 de escola particular e 57 de escola pública, de 5ª e 6ª séries, de 10 a 12 anos de idade, do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Qualidade Postural para Pré - adolescentes e Programa de Avaliação postural Computadorizada - denominado Posturograma. A Escala mediu quatro Áreas: 1 referente à postura sentada, 2 relativa a postura em pé, 3 avaliou a postura deitada e 4 a postura em relação ao material escolar. O Programa de Avaliação Computadorizada mensurou as distâncias entre pontos anatômicos em 6 fotografias feitas na vista anterior, posterior, perfil direito e esquerdo, flexão anterior na vista anterior e perfil. Utilizou-se a Análise da Variância Univariada e a Correlação de Pearson para as verificações estatísticas. A validade de construto para a Escala de Qualidade Postural foi verificada, através de uma correlação significativa (p ≤ 0,05) entre suas áreas. Ao se comparar, no entanto os resultados da Escala com medidas da Avaliação Postural Computadorizada encontrou-se apenas 3 correlações significativas. Conclui-se que é possível avaliar a qualidade postural de pré-adolescentes através de instrumentos válidos, no entanto outros estudos se fazem necessários nesta área.
The corporal posture is based in a system complex influenced by factors like balance, muscular force, flexibility and harmony of the muscle skeletic system. This study had the objective elaborate a quality scale of corporal posture for teenagers. Two samples were used. The sample 1 was compound for four female physiotherapiers, that participated like judges in the content evaluation of scale. In the sample 2 participated 92 teenagers, 40 masculine and 52 female; 35 of for private school and 57 for public school, 5º and 6º grades with 10 and 12 years old, from interior São Paulo state. The instruments used were: Quality Posture Scale for teenagers and Assessment Program Computerized- denominate Posturograma . The scale measured fours areas: 1-referring to seated posture, 2- foot posture, 3- evaluated the lied posture and 4- the posture in relation school things. The program the Assessment Computerized determined the distances between anatomics points in 6 photographies made in the anterior and posterior view, right and left profile, anterior inflection in the anterior view and profile. Used the Variant Analysis Univariant and the correlations Pearson s statistics verifications. The constructor validity Posture Quality Scale was verified through of significative correlation (p ≤ 0,05) between its series. If you compare, the scale results with measures of Assessment Computerized Posture just 3 significatives correlations. So, conclued that is possible assess the quality posture of teenagers through valid instruments, however others studies made necessaries in the area.
Palavras-chave
EscalaQualidade
Avaliação
Postura
Scale
Quality
Assessment
Posture