A vivência da ambiguidade: um estudo fenomenológico da adolescência
View/ Open
Alternative Title
The living of ambiguity: a phenomenological study of adolescenceAuthor
Advisor
Zanon, Letícia Lovato DellazzanaDate
22/02/2017Content Type
DissertaçãoAccess rights
Acesso AbertoMetadata
Show full item recordAbstract
A concepção de adolescência é permeada pela história e pela cultura da humanidade, vista por diferentes autores em diversos fatores e sujeita a uma complexa e inconstante legislação. O projeto de vida é um conceito, na psicologia, relacionado a essa fase do desenvolvimento. Este estudo buscou compreender a vivência da adolescência, a partir do relato do adolescente que frequenta um curso pré-vestibular, em sua mútua constituição social. Participaram dois adolescentes com idade de dezessete anos, matriculados em um curso pré-vestibular. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada com pergunta norteadora. A condução e análise dos dados foram realizadas a partir dos direcionamentos da fenomenologia crítica. Os resultados indicaram que a vivência da adolescência se mostrou ambígua no que diz respeito à autonomia e à submissão das expectativas sociais. O projeto de vida se mostrou presente na vivência da adolescência. O adolescente, na elaboração e na ação em relação a esse projeto, compreende que as pressões sociais se mostram ligadas a prejuízos psicológicos. Por sua vez, os sentidos atribuídos a esses projetos se mostram ligados à saúde e ao bem-estar. Além disso, os resultados indicaram que há um entrelaçamento entre sociedade, pressão, autonomia, sentido e projeto de vida na vivência dos participantes. Esse entrelaçamento propõe a impossibilidade de compreender a adolescência isolando um de seus múltiplos contornos. Portanto, sugere-se que novas pesquisas busquem meios para acessar esse fenômeno em sua diversidade.
The conception of adolescence is permeated by the history and the culture of humanity, seen by different authors in diverse factors and subject to a complex and inconstant legislation. Besides that, life project is a concept in psychology and it is related to this phase of development. This study tends to understand the experience of adolescence, from the adolescent report that attends at pre-college course (Pre – SATs), in their mutual social constitution. Two adolescents, with seventeen years of age, enrolled in a pre-college course (Pre – SAT’s) participated in this study. The instrument used was a semi-structured interview with triggering question. Critical phenomenology based the conduction and analysis of the data in this study. The results indicated that the experience of adolescence is ambiguous regarding autonomy and submission to social expectations. Life project was present in the experience of adolescence. Planing and doing in relation of this project is understood by the adolescent as a social pressure and it is linked to psychological damage; now the meaning attributed to these projects is linked to health and well-bein. In addition, results showed that in the experience of the participants, the aspects as society, pressure, autonomy, meaning and life project, have an interweaving relationship. This entanglement proposes the impossibility of understanding adolescence by isolating one of its multiple contours. Therefore, it is suggested that new researches should seek ways to access this phenomenon in its diversity.
Keywords
Fenomenologia críticaAdolescência
Curso pré-vestibular
Projeto de vida
Critical phenomenology
Adolescence
Pre-vestibular course
Life project