A carreira do profissional de educação física a partir da abordagem experiencial: I will stay for sure
Abrir arquivo
Título alternativo
A professional career in Physical Education based on experiential approach: I will stay for sureAutor
Orientador
Messias, João Carlos CaselliData de publicação
05/02/2020Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O entendimento sobre as relações entre o homem e o mundo do trabalho ganhou força na Psicologia especialmente com as abordagens da Psicologia Organizacional do Trabalho, Psicologia Social do Trabalho e, mais recentemente, Psicologia da Saúde Ocupacional. Juntamente com esse movimento, também se iniciaram pesquisas a respeito do processo de desenvolvimento das carreiras do homem no trabalho. Por isso, interessa compreender a construção desses caminhos para profissionais de Educação Física no mundo contemporâneo, bem como as situações no universo de trabalho que impactam na sua vida pessoal, autorrealização e bemestar. Assim, o objetivo desta dissertação foi o de apreender os significados e sentidos que os profissionais de Educação Física atribuem às suas carreiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fenomenológica em que se realizou encontros dialógicos com oito profissionais de Educação Física de diferentes áreas de atuação, produção de narrativas compreensivas de cada encontro e uma narrativa síntese. Os resultados foram analisados com base na Abordagem Experiencial e no paradigma de carreira Life Design e apontaram para um alto nível de envolvimento com a profissão e o desejo de permanência de todos os profissionais, mesmo com possíveis mudanças de funções. Em adição, todos se mostraram autorresponsáveis pelo sucesso na carreira, demonstraram desejo de formação contínua para permanecer na função ou se preparar para mudanças dentro da profissão e capacidade de se adaptar aos diferentes momentos da vida e da profissão. Foi possível concluir que, mesmo diante das dificuldades da profissão, os participantes não têm interesse em deixá-la. Também foram identificados vários pontos de congruência para discussão de carreira entre o Life Design e a Abordagem Experiencial.
Understanding relationships between man and working world became a priority in Psychology especially in Industrial and Organizational Psychology, Social Psychology of Work and Occupational Health Psychology, recently. Besides, researches had concern improvement about process of career’s development. Therefore, it is important to understand the construction of these paths for Physical Education Professionals currently, as well as situations in workplace that affect their personal life, self-realization and well-being. Thus, the purpose of this dissertation was to apprehend meanings that Physical Education Professionals attributed to their careers. This is a phenomenological qualitative research and was used dialogical encounter as instrument with eight Physical Education Professionals from different areas. Consequently, was elaborated comprehensive narrative of each encounter and then a synthesis narrative. The results were analyzed under Experimental Approach and Life Design career paradigm and showed a high level of interaction with the profession and intention for permanence of all professionals, even when there changes in functions may occurs. All members were self-responsible for their success in professional career, expressing intention in keep learning and studying in order to remain in their function or be prepare for changes. Also, they highlighted their abilities to adapt in different moments in life and profession. In conclusion, even facing difficulties in profession, the participants have no interest in abandon it. In addition, several career congruence points have been identified between the Life Design and Experiential Approach.
Palavras-chave
Desenvolvimento HumanoMobilidade Ocupacional
Ocupações em Saúde
Educação Física e Treinamento
Psicologia
Human Development
Career Mobility
Health Occupations
Physical Education and Training
Psychology