Diálogos transnacionais: a construção do moderno como linguagem
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Autor
Orientador
Ferreira, Jane VictalDel Real, PatrícioData de publicação
26/02/2021Tipo de conteúdo
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Mostrar registro completoResumo
A arquitetura brasileira foi influenciada por uma série de diálogos transnacionais que ocorreram no país desde seu processo de colonização, especialmente durante o período moderno, quando sua identidade foi favorecida pelo trânsito de ideias no continente. Esses diálogos foram promovidos por agentes transnacionais, representantes do “homem moderno” e responsáveis por documentar, inúmeras vezes, por meio de suas viagens, a paisagem do Rio de Janeiro, o que corroborou para a construção de um imaginário, assim como ajudou a moldar a modernidade na cidade, enquanto palco da implantação de ideias modernas advindas de contextos estrangeiros. O objetivo desta pesquisa é estudar os diálogos transnacionais ocorridos durante o período moderno, que resultaram na formação de uma rede de intelectuais, e sua contribuição para a construção da arquitetura moderna brasileira como linguagem arquitetônica. Para discutir o tema, faz-se necessário entender como essa arquitetura foi vista por determinados arquitetos e críticos no Brasil e no exterior, a fim de identificar a espacialização das artes visuais e os resultados de confluências modernas, fruto de experiências vivenciadas no exterior e de parcerias e diálogos, como os estabelecidos com os Estados Unidos e o MoMA. Sendo assim, uma leitura de obras como “Brazil Builds” e “Modern Architecture in Brazil” e de seu contexto nos fornece as bases para a discussão desse tópico. Reflexo desses diálogos está na integração entre arquitetura e paisagem natural e no projeto urbano do Aterro do Flamengo, que uniu camadas de história no bairro da Glória. Como objeto de análise deste trabalho, essa investigação busca analisar o projeto cultural do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) e a implantação do Parque do Flamengo, como um espaço de experimentação feito a partir das experiências de três personagens do moderno brasileiro: o arquiteto Affonso Reidy, o paisagista Roberto Burle Marx e Lota de Macedo Soares, que agiu como agente cultural e interlocutora entre profissionais e prefeitura durante a execução desse projeto.
Brazilian Architecture was influenced by a series of transnational dialogues that have taken place place in the country starting in its colonisation process. Especially during modernism when its identity was favoured by the transit of ideais in the continent. These dialogues were promoted by transnational agents, representative of “Modern Man” and responsible for documenting, through its travels, the Carioca Landscape which contributed to the creation of an imaginary. Thus, it helped to shape modernity in the city as a stage for implementing modern ideais from foreign contexts. The goal of this research is to study the transnational dialogues that occurred during modernism and resulted in the formation of a network of intellectuals, and their contribution for the construction of a Brazilian modern architecture as an architectural language. To study this theme, it was necessary to understand how this architecture was seen by some architects and critics in Brasil and abroad, aiming to identify the spatialization of the visual arts and the results of modern confluences due to the experience acquired abroad and the partnerships and dialogues established with the United States and the MoMA. Therefore, a reading of books as “Brazil Builds” and “Modern Architecture in Brazil” and their contexts provide us with the bases for the discussion of this topic. The reflex of these dialogues is in the integration of architecture and natural landscape and in the urban project of Aterro do Flamengo that united the historical layers of Gloria Neighborhood. This research aims to analyse the cultural project of the Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) and the implementation of Parque do Flamengo as a space of experimentation made from the experience of three actors from Brazilian modernism: the architect Affonso Reidy, the landscape designer Roberto Burle Marx and Lota de Macedo Soares, who performed a role as a cultural agent and interlocutor between the city hall and the work commission.
Palavras-chave
ModernismoArquitetura moderna brasileira
Aterro do Flamengo
Parque do Flamengo
Reidy
Burle Marx
Lota de Macedo Soares
Paisagem cultural
Modernism
Brazilian Modern Architecture
Aterro do Flamengo
Parque do Flamengo
Reidy
Burle Marx
Lota de Macedo Soares
Cultural Landscape