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dc.contributor.advisorSantos Junior, Wilson Ribeiro dos
dc.contributor.authorMaciel, Cristiano Ferrari
dc.date.accessioned2022-02-17T13:56:17Z
dc.date.available2022-02-17T13:56:17Z
dc.date.issued2018-02-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16111
dc.description.abstractEsta pesquisa se insere no debate sobre a requalificação urbana das áreas aeroportuárias, alocadas em regiões metropolitanas, as quais concentram dinâmicas relacionadas ao incremento das relações comerciais internacionais, da globalização dos meios de produção e da reprodução do capital junto ao mercado imobiliário. Trata-se de uma pesquisa onde o aeroporto se torna protagonista no bojo da ressignificação de uma área metropolitana, na perspectiva de integração da cidade e da região junto aos mercados globais de produção e consumo. O objetivo principal da tese é analisar como o território, abrangido pelas novas atividades econômicas e industriais, se transforma em uma cidade aeroportuária e ganha impulso regional podendo se constituir numa Aerotropolis. Parte-se do pressuposto de que as instalações do Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas (VCP), podem sim, ser transformadas em uma cidade aeroportuária e moldar a região circunvizinha em uma Aerotropolis; porém, esta não atenderá o interesse público na requalificação urbana da região, marcada historicamente pela desigualdade e segregação socioespacial, senão mantiver e incorporar a população residente na construção da Aerotropolis. A tese apoiouse nos estudos realizados sobre dois aeroportos internacionais com forte presença no transporte aéreo de cargas em seus países (Holanda e Estados Unidos), para compreender a relação cidade-região-produção-redes-território na qual se baseia o arranjo territorial chamado de Aerotropolis.
dc.description.abstractThis research inserts itself on the debate about urban renewal of airport areas located in metropolitan areas, as those that concentrate the dynamics related to the increase of international commercial relations, the globalization of the means of production and the reproduction of capital in the real estate market. It is a research where the airport becomes protagonist in the discussion of the re-signification of an area within a perspective of integration of the city and the region on the global markets of production and consumption. The main objective of the thesis is to analyze how the territory, covered by the new economic and industrial activities, turns into an airport-city and gains regional momentum, being able to constitute an Aerotropolis. It is assumed that the facilities of the International Airport of Viracopos-Campinas (VCP), can, possibly, be transformed into an airport-city and shape the surrounding region on an Aerotropolis; however, it will not serve the public interest in the urban requalification of the region, historically marked by inequality and socio-spatial segregation if it does not maintain and incorporate the resident population in the construction of Aerotropolis. This thesis is based on studies carried out on two international airports with a strong presence in airfreight transport in their countries (Netherlands and United States) to understand the city-region-production-networks-territory relationship on which the Aerotropolis territorial arrangement is based.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectAeroporto Internacional de Viracopos-Campinas
dc.subjectAerotropolis
dc.subjectCidade Aeroportuária
dc.subjectDesenvolvimento Urbano e Regional
dc.subjectRequalificação Urbana.
dc.subjectAerotropolis
dc.subjectAirport City
dc.subjectInternational Airport of Viracopos-Campinas
dc.subjectUrban and Regional Development
dc.subjectUrban requalification.
dc.titleAs Aerotropolis e a reestruturação do território metropolitano: o caso do Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas (VCP)
dc.title.alternativeAerotropolis and the restructuring of the metropolitan territory: the case of the International Airport Viracopos-Campinas (VCP).
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7530815867145673
puc.advisorLattes2818200603054621
puc.refereeBueno, Laura Machado de Mello
puc.refereeTurra, Juleusa Maria Theodoro
puc.refereeAbascal, Eunice Helena Sguizzardi
puc.refereeLeonelli, Gisela Cunha Viana
puc.refereeLattes9140261729054617
puc.refereeLattes6175708874643709
puc.refereeLattes2158833016113682
puc.refereeLattes0925768769790678
puc.centerCEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias
puc.notePrograma de Pós-Graduação em Urbanismo (até junho/2018)
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo


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