“Hoje posso ser eu, tia?”: leitura fruição pela voz e mãos de crianças da educação infantil
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daData de publicação
06/02/2018Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória realizada com a turma de alunos da própria pesquisadora, composta por crianças de 4 a 5 anos de idade e com a turma de crianças menores, com 2 e 3 anos, da mesma escola, referente à relação destas com a literatura infantil a partir do conceito de Leitura Fruição. O objetivo geral de nossa pesquisa foi analisar a potencialidade de criação e fruição literária na prática de “leitura” de livros literários realizados pela voz e mãos de crianças da Educação Infantil. A partir disso, foram delineados os seguintes objetivos específicos: (i) analisar a potencialidade de proposta de leitura entre pares para a prática de Leitura Fruição; (ii) analisar a potencialidade de proposta de leitura entre pares para o aprimoramento e desenvolvimento de funções psíquicas superiores e de seu uso nas relações com a literatura. O material empírico foi produzido através de observações com vídeofilmagens e gravação em áudio de 42 situações em que as crianças foram convidadas a “lerem” para seus pares (de sua própria turma e de uma turma de crianças menores) e analisado qualitativamente, com embasamento no conceito de Leitura Fruição e na teoria Histórico-Cultural, no que diz respeito à mediação e ao desenvolvimento de funções psíquicas superiores. A análise do material empírico foi realizada nos seguintes eixos e sub-eixos: importância da mediação, subdividido em mediação da professora-pesquisadora e entre pares; em seguida, a importância da recorrência das experiências, subdividido em a apropriação da prática de leitura e, por fim, o sub-eixo funções psíquicas superiores em destaque: memória e imaginação. Com essas análises pudemos identificar a potencialidade da criação infantil na contação de histórias a partir do livro literário infantil; as crianças mostraram-se capazes de imaginar e inventar histórias criativamente, indo além da simples descrição da ilustração estática do livro; construíram estratégias sofisticadas de contação de histórias, bem como assumiram postura como “leitoras”; incentivaram e demonstraram interesse e gosto pelas “leituras” feitas pelos colegas; a partir das “leituras”, trouxeram debates de assuntos considerados importantes para elas e também sentiram-se à vontade para expressarem seus sentimentos. Desta pesquisa, se espera que seus resultados contribuam para a formação de professores quando pensada a prática de leitura sem almejar o controle estrito de resultados, que visa explorar os sabores da leitura por deleite com crianças da Educação Infantil.
This is an exploratory-type qualitative research carried out with the researcher‟s own group of students, composed of children aged from 4 to 5, and with a group of younger children, aged from 2 to 3, at the same school, regarding the relationship of these children with the children's literature based on the concept of Fruition Reading. The general purpose of our research was to analyze the potential of creation and literature fruition in the practice of "reading" literary books performed by the voice and hands of children in preschool education. From there, the following specific objectives were outlined: (i) to analyze the potential of a peer reading proposal for the practice of Fruition Reading; (ii) to analyze the potential of a peer reading proposal for the improvement and development of higher psychological functions and their use in relation to literature. The empirical material was produced through videotaped and audio-recorded observations of 42 situations in which the children were invited to "read" to their peers (from their own class and a class of younger children) and qualitatively analyzed, based on the concept of Fruition Reading and on the historical-cultural theory, with regard to mediation and the development of higher psychological functions. The empirical material analysis was carried out on the following axes and sub-axes: importance of mediation, subdivided into mediation by teacher-researcher and among peers; then the importance of the recurrence of the experiences, subdivided into the appropriation of reading practice and, finally, the sub-axis of higher highlighted psychological functions: memory and imagination. Based on these analyzes we could identify the potential of child creation in storytelling from the children's literary book; the children were able to creatively imagine and invent stories, going beyond the simple description of the book's static illustration; they not only built sophisticated storytelling strategies, but also assumed a behavior as "readers"; they encouraged and displayed an interest in and appreciation of the "readings" made by peers; from the "readings", they brought debates on issues they considered important and also felt at ease to express their feelings. It is expected that this research results contribute to the formation of teachers when thinking about reading practice without aiming for strict control of results, which aims to explore the taste of reading for pleasure among preschool children.
Palavras-chave
Educação infantilLiteratura infantil
Leitura fruição
Teoria histórico-cultural.
Preschool
Children‟s literature
Fruition reading
Historical-cultural theory.