Do concreto ao virtual: criação e apreensão do espaço sensível
Author
Advisor
Ferreira, Jane VictalDate
21/02/2022Content Type
Tese de doutoradoPostgraduate Program
Arquitetura e UrbanismoAccess rights
Acesso restritoMetadata
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O presente trabalho investiga o uso da realidade virtual como ferramenta de suporte no processo de criação e inovação em Arquitetura e Urbanismo, tanto para a área do ensino quanto para a prática profissional, ampliando para outras áreas da indústria criativa. De caráter experimental, empírico e fenomenológico, a investigação partiu do exercício de dobraduras em papel, originário da disciplina de Linguagem da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, e desenvolveu um método de ensino que explora o uso de tecnologias digitais, em busca do enriquecimento criativo e pedagógico do estudante. O método é dividido em três etapas de experimentação: manufatura (dobradura em papel), digital convencional (uso do SketchUp) e imersiva (Gravity Sketch, Twinmotion e VR Sketch). Durante o processo, foram confeccionadas dobraduras em papel que eram digitalizadas e experienciadas em realidade virtual. A primeira etapa é a base para as demais e se mostrou bastante enriquecedora do ponto de vista criativo e pedagógico, permitindo discutir diversos aspectos da Linguagem da Arquitetura na construção de vasto repertório para a análise viso-espacial. Ambas as etapas digitais acrescentaram ao exercício original novas perspectivas e abordagens sobre espacialidade, permitindo a visualização dos espaços internos, alterações de escalas, aplicação de materiais e criação de ambiência, com a possibilidade de experimentação espacial utilizando a realidade virtual para tal. Além disso, a pesquisa também investigou aspectos das Neurociências: Neuroarquitetura, sinestesia, Neuropsicologia e da Gestalt como suporte teórico, apontando desdobramentos da pesquisa para futuras investigações nessas áreas.
The aim of this research was to investigate the use of Virtual Reality as a resource to foster innovation and creative processes in Architecture, both for teaching and professional practice, expanding to other areas of the creative industry. Experimental, empirical and phenomenological, the investigation started from the paper folding exercise applied in the Language of Architecture course of the Faculty of Architecture and Urbanism at PUC-Campinas, and developed a teaching method that explores the use of digital technologies on behalf of the student's creative and pedagogical enrichment. The method develops three phases of experimentation: artisanal (paper foldings), conventional digital (SketchUp modeling) and immersive (Gravity Sketch, Twinmotion and VR Sketch). During the process, paper folds are made, which are digitized and experienced in virtual reality. The first stage is a basis for the others and proved to be quite enriching from a creative and pedagogical point of view as several aspects of the language of architecture can be discussed in the construction of a vast repertoire for visu-spatial analysis. For the original exercise, both subsequent digital stages added new perspectives and approaches on spatiality, allowing the visualization of internal spaces, scale changes, material applications and ambience creation, with a possibility of spatial experimentation using virtual reality for this purpose. In addition, the research also addressed aspects of neuroscience: neuroarchitecture, synesthesia, neuropsychology and Gestalt as theoretical support, pointing out developments for future investigations in these areas.
Keywords
Realidade virtualEnsino de Arquitetura
Neuroarquitetura
Indústria criativa
Tecnologias emergentes
Linguagem da Arquitetura
Transmidialidade
Intermidialidade
Meta-arquitetura
Virtual Reality
Architecture Teaching
Neuroarchitecture
Creative industry
Emerging technologies
Language of architecture
Transmediality
Intermediality
Meta-architecture