O evangelho do reino nas mídias digitais: uma análise do "dunamis movement" e seus influenciadores
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The gospel of the kingdom in digital media: an analysis of the "dunamis movement" and its influencersAutor
Orientador
Campos, Breno MartinsData de publicação
23/02/2023Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
Ciências da ReligiãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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O Dunamis Movement é uma organização paraeclesiástica evangélica que atua em diversas frentes, conquistando seguidores e admiradores e espalhando, por meio das mídias, sua mensagem, sua forma de compreender o cristianismo e a postura e engajamento do cristão para com a sociedade a sua volta. Esta dissertação tem como objetivo compreender de que maneira os líderes do Dunamis se posicionam enquanto influenciadores no ambiente digital. Para isso, procurou-se: descrever e analisar criticamente os principais pontos teológicos do Dunamis; desenvolver as teorias e modelos de compreensão da relação entre religião e mídia, e como essa relação se dá no contexto do Dunamis, olhando principalmente para o papel dos seus líderes enquanto influenciadores digitais; e, por fim, por meio da análise de conteúdo, olhar criticamente para as publicações desses influenciadores e para os temas que eles evocam, para compreender a forma com que se posicionam. Quanto à teologia do Dunamis, trata-se do chamado evangelho do reino, que consiste na busca por dons sobrenaturais e no modelo de engajamento cultural das sete áreas de influência. Quanto à relação entre religião e mídia, este trabalho utiliza a teoria da midiatização da religião, olhando para esse processo como consequência da secularização e da concorrência no campo religioso, no qual as instituições que se apropriam melhor das linguagens das mídias são as que mais conquistam fiéis. Além disso, olha-se também para os estudos de celebridade e dos chamados influenciadores digitais, percebendo que os líderes do Dunamis se comportam, no ambiente das mídias digitais, como influenciadores que mesclam conteúdos propriamente religiosos com outros que mostram sua rotina, hábitos de consumo e estilo de vida, de forma que seu posicionamento constrói imagens de si. São imagens que indicam elementos da juventude urbana contemporânea, ao mesmo tempo em que sustentam a própria autoridade espiritual dos influenciadores. Por último, este trabalho se dedica a fazer uma análise de conteúdo das publicações de quatro dos líderes do Dunamis, discutindo, a partir dos temas que emergem do próprio objeto, como a ideia de evangelho do reino se relaciona com a visão de engajamento político e guerra cultural, o worship enquanto modelo litúrgico, o papel eclesiástico das mulheres e a liderança cristã. Conclui-se, portanto, que pela apropriação das linguagens midiáticas típicas dos influenciadores digitais, os líderes do Dunamis continuam expandindo sua influência, disseminando a teologia do evangelho do reino e moldando o imaginário de seus seguidores a respeito de diversos temas ligados ao universo evangélico e ao engajamento cultural e político do fiel.
The Dunamis Movement is an evangelical parachurch organization that operates on several fronts, gaining followers and admirers and spreading, through the media, its message, its way of understanding Christianity and the posture and engagement of Christians towards the society around them. This dissertation aims to understand how Dunamis leaders position themselves as influencers in the digital environment. For this, we described and critically analyzed the main theological points of Dunamis; developed theories and models for understanding the relationship between religion and the media, and how this relationship takes place in the context of Dunamis, looking mainly at the role of its leaders as digital influencers; and, finally, through content analysis, critically looked at the publications of these influencers and the themes they evoke, in order to understand the way in which they position themselves. As for the theology of Dunamis, it is about the gospel of the kingdom, which consists of the search for supernatural gifts and the model of cultural engagement of the seven areas of influence. As for the relationship between religion and the media, this work uses the theory of mediatization of religion, looking at this process as a consequence of secularization and competition in the religious field, in which the institutions that best appropriate the languages of the media are the ones that conquer the most people. In addition, look at studies of celebrities and so-called digital influencers, realizing that Dunamis leaders behave as digital influencers, that mix strictly religious content with others that show their routine, consumption habits and lifestyle, so that their positioning built images of themselves. These are images that show elements of contemporary urban youth, while sustaining the influencers' own spiritual authority. Finally, this work is dedicated to a content analysis of the publications of four of the Dunamis leaders, discussing, from the themes that emerge from the object itself, how the idea of the gospel of the kingdom is related to the vision of political engagement and culture war, worship as a liturgical model, the ecclesiastical role of women and Christian leadership. It is concluded, therefore, that by appropriating the typical media languages of digital influencers, Dunamis leaders continue to expand their influence, disseminating the theology of the gospel of the kingdom and shaping the imagination of their followers regarding various themes linked to the evangelical universe and to the Christian cultural and political engagement.
Palavras-chave
Dunamis MovementEvangelho do reino
Midiatização da religião
Influenciadores digitais evangélicos
The gospel of the kingdom
Mediatization of religion
Evangelical digital influencers