Papel artesanal: processos de criação e operadores poéticos
Abrir arquivo
Título alternativo
Handmade paper: creation processes and poetic operatorsAutor
Orientador
Brigatto, Agda CristinaData de publicação
04/12/2023Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa percorre os processos de criação de papel artesanal e os acasos que envolvem a sua produção. Enquanto uma materialidade específica, o papel demanda, do ser criador, que escolhas operacionais e estéticas sejam realizadas durante a experimenta ção. E, ao efetuá-las, é possível que o sujeito descubra processos e produtos únicos, que estimulam seu olhar subjetivo e autoral. Através de Ostrower (2010), Rey (2002) e Read (2001), são conceitualizados os processos de criação e as operações poéticas que envolvem a produção de papel artesanal, a partir dos estudos de caso da produção da artista visual Carolina Guimarães (2020) e das experimentações que ocorreram na Oficina de papel reciclável, aplicada no Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD), no ano de 2019. A pesquisa investiga, a partir desse arcabouço teórico e no viés de Pesquisa Viva (IRWIN, 2023), pautado na A/r/tografia, uma proposta em arte-educação da experimentação da materiali dade específica do papel artesanal, que compreende e valoriza a construção de conhecimento através da experiência. A A/r/tografia como método, permite aplicar a proposta em sala de aula, analisar as produções e processos dos alunos e redirecionar as ações (educativas e de pesquisa) a partir da interlocução entre os papéis da artista, da educadora e, aqui, da pesquisadora em questão. A vivência com papel artesanal, aplicada em sala de aula de sexto ano de uma escola pública, localizada no município de Campinas, intenta valorizar a voz subjetiva dos alunos, estimular sua expressividade individual e o olhar para suas produções.
This research covers the processes of creation of handmade paper and the randomness that involves its production. As a specific materiality, paper demands, from the creative being, that operational and aesthetic choices are made during their experimentation. And, by executing them, it is possible for the subject to discover unique processes and products that stimulate their subjective eye and authorial perspective. Through Ostrower (2010), Rey (2002) and Read (2001), the creation processes and poetic operations that involves the production of handmade paper are conceptualized, based on studie cases of the production of the visual artist Carolina Guimarães (2020) and the experiments that happened in the Recyclable paper workshop, applied at the Interdisciplinary Center for Attention to Persons with Disabilities (CIAPD) in 2019. Based on this theoretical framework and in the perspective of Live Research (IRWIN, 2023), oriented on A/r/ tography, the research investigates a proposal in art education for the experimentation of the specific materiality of handmade paper, that comprehends and values the construction of knowledge through experience. A/r/tography as a method, allows applying the proposal in the classroom, analyzing students’ productions and their processes, and redirecting the actions (educational and research) based on the interlocution between the roles of the artist, the educator and, here, of the researcher in question. The experience with handmade paper, applied in a sixth-year classroom of a public school, located in the city of Campinas, aims to value the subjective voice of students, stimulate their individual expressiveness and look at their productions.
Palavras-chave
Processos de criaçãoArte-educação
Sensorialidade
Materialidade
Creation processes
Art-education
Sensoriality
Materiality