Animes e mangás mobilizando afetos e imaginação na escola
Alternative Title
Animes and manga mobilizing affections and imagination at schoolAuthor
Advisor
Souza, Vera Lúcia Trevisan deDate
06/12/2023Content Type
Dissertação de mestradoPostgraduate Program
PsicologiaAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a potência dos animes e mangás na mobilização de afetos e da imaginação de adolescentes. Como aporte teórico metodológico, adotou-se a psicologia histórico-cultural, em especial Vigotski e suas concepções sobre emoção, imaginação e arte. O procedimento de pesquisa deu-se por meio de encontros semanais, com adolescentes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, de uma escola estadual, em um município do interior do Estado de São Paulo. Realizaram-se os encontros de cunho reflexivo em sala de aula, com a estratégia de apreciação de animes e mangás diversos, debates, desenhos e textos. As fontes de informações para a construção da análise foram: registros em diário de campo, produções dos adolescentes e transcrições das gravações dos encontros. Analisaram-se os resultados, com organização em três eixos: (1) As Emoções em Movimento, em que observamos a potência dos animes e mangás para fazerem emergir as emoções e sua elaboração; (2) A Imaginação em Movimento, em que a imaginação, atrelada à emoção, impulsiona o processo criativo dos adolescentes na produção de novas formas de perceber a realidade e seus conflitos, e pensar formas de superá-los; (3) Animes e Mangás como Práticas Psicológicas, em que apresentamos os fundamentos das ações realizadas, a fim de contribuir para futuras ações de profissionais da psicologia escolar. Conclui-se que o trabalho com os animes e mangás como materialidades mediadoras pode se constituir como estratégia potente no contexto escolar e nas práticas psicológicas voltadas ao coletivo, mobilizando os afetos e a imaginação, em uma atuação mais crítica, acolhedora e transformadora das condições de vida de adolescentes.
The present research aimed to analyze the power of anime and manga in mobilizing the emotions and imagination of adolescents. As a theoretical and methodological framework, we adopted historical-cultural psychology, particularly Vygotsky and his conceptions of emotion, imagination, and art. The research procedure involved weekly meetings with adolescents from the 6th, 7th, and 8th grades of a state school in the interior of the state of São Paulo, Brazil. Reflective meetings were conducted in the classroom, employing various anime and manga appreciation strategies, including debates, drawings, and texts. The sources of information for the analysis included fieldwork diary, adolescents' productions and transcriptions of the meeting recordings. The results were analyzed and organized into three main themes: (1) Emotions in Motion, where we observed the power of anime and manga in eliciting emotions and their elaboration; (2) Imagination in Motion, where imagination, coupled with emotion, drives the creative process of adolescents in perceiving new ways to understand reality and its conflicts and devising ways to overcome them; (3) Anime and Manga as Psychological Practices, in which we present the foundations of the actions carried out to contribute to future actions by school psychologists. In conclusion, working with anime and manga as mediating materials can be a potent strategy in the school context and in collective-oriented psychological practices, mobilizing emotions and imagination, fostering a more critical, inclusive approach to diversity, and transforming the living conditions of adolescents.
Keywords
AnimeMangá
Adolescência
Psicologia Histórico Cultural
Psicologia Escolar
Adolescence
Cultural Historical Psychology
School Psychology