Rankings acadêmicos e governança universitária: mapeamento e tendências daliteratura científica brasileira
Alternative Title
Academic rankings and university governance: mapping and trends in literature Brazilian scientificAuthor
Advisor
Flores, Adolfo Ignacio CalderónDate
29/06/2023Content Type
Tese de doutoradoPostgraduate Program
EducaçãoAccess rights
Acesso restritoMetadata
Show full item recordAbstract
Os rankings acadêmicos ganharam notoriedade e relevância social por apresentarem de modo simples e objetivo a classificação de cursos e de instituições de ensino. Os rankings acadêmicos da educação superior começaram a efetivamente fazer parte do cenário acadêmico no Brasil a partir da década de 2010, e atualmente são objetos de preocupação teórica e práxica de um número crescente de pesquisadores brasileiros, pois estão cada vez mais implicando a governança das universidades. Tal contexto fez com que surgisse a seguinte questão: Quais são as abordagens temáticas e as principais tendências presentes na literatura científica brasileira sobre rankings acadêmicos e governança universitária? Defende-se a hipótese de que a expansão das pesquisas e a ampliação da produção do conhecimento sobre os rankings acadêmicos e a governança universitária que estão em curso no Brasil desde a década de 2010, expressas no aumento do número de teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos científicos que abordam o assunto, estão incorporando a temática em linhas de pesquisa dos grupos de pesquisa vinculados aos programas de pós-graduação Stricto sensu de instituições brasileiras, e legitimando a temática como um possível objeto de estudo de natureza interdisciplinar na formação de mestres e doutores no Brasil. O objetivo geral da tese é mapear e analisar a literatura científica brasileira que aborda os rankings acadêmicos e a governança universitária. Para atingir os objetivos propostos foi realizada pesquisa multimétodo, que integrou técnicas de pesquisa quantitativa de mapeamento de dados com pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, do tipo estado da arte. A partir do mapeamento das teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no Brasil entre os anos de 2014 e 2022, e dos artigos científicos publicados no Brasil entre os anos de 2017 e 2022, os quais abordam o assunto dos rankings acadêmicos e suas inter-relações com a governança universitária, foi evidenciado que houve uma expansão das pesquisas sobre a temática em todas as regiões do Brasil a partir de meados da década de 2010, identificando-se 16 abordagens temáticas e 38 principais tendências, muitas das quais mostraram-se antagônicas e concorrenciais entre si, nos termos dos paradigmas do consenso e do conflito. Além de confirmar a hipótese e ampliar o conhecimento científico sobre o assunto, os resultados da pesquisa apontam que o campo de estudos sobre rankings acadêmicos da educação superior está em construção no Brasil, e vem paulatinamente envolvendo um número cada vez maior de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e com múltiplas concepções teóricas.
Academic rankings gained notoriety and social relevance for presenting in a simple and objective way the classification of courses and educational institutions. Higher education academic rankings began to effectively form part of the academic scenario in Brazil from the 2010s onwards, and are currently objects of theoretical and practical concern for a growing number of Brazilian researchers, as they are increasingly implying the governance of universities. This context gave rise to the following question: What are the thematic approaches and main trends present in the Brazilian scientific literature on academic rankings and university governance? The hypothesis is defended that the expansion of research and the expansion of knowledge production that addresses academic rankings and university governance that have been ongoing in Brazil since the 2010s, expressed in the increase in the number of doctoral theses, dissertations master's degrees and scientific articles that address the subject, are incorporating the theme into research lines of research groups linked to the Stricto sensu postgraduate programs of Brazilian institutions, and legitimizing the theme as a possible object of study of an interdisciplinary nature in training of masters and doctors in Brazil. The general objective of the thesis is to map and analyze the Brazilian scientific literature that addresses academic rankings and university governance. To achieve the proposed objectives, a multimethod research was carried out, which integrated quantitative research techniques of data mapping with qualitative research, of state-of-the-art literature review. Based on the mapping of doctoral theses and master's dissertations defended in Brazil between 2014 and 2022, and scientific articles published in Brazil between 2017 and 2022, which address the subject of academic rankings and their interactions. relations with university governance, it was evidenced that there was an expansion of research on the subject in all regions of Brazil from the mid-2010s, identifying 16 thematic approaches and 38 main trends, many of which proved to be antagonistic and competitive with each other, in terms of the paradigms of consensus and conflict. In addition to confirming the hypothesis and expanding scientific knowledge on the subject, the research results indicate that the field of studies on academic rankings in higher education is under construction in Brazil, and is gradually involving an increasing number of researchers from different areas of knowledge and with multiple theoretical conceptions.
Keywords
Rankings AcadêmicosGovernança universitária
Educação superior
Políticas públicas em educação
Estado da arte
Academic rankings
University governance
Higher education
Public policies in education
State of art