As verdades secretas da poética televisiva contemporânea: da telenovela convencional à novela de streaming
Alternative Title
The secret truths of contemporary television poetics: from conventional soap operas to streaming soap operasAuthor
Advisor
Hergesel, João Paulo Lopes de MeiraDate
19/12/2023Content Type
Dissertação de mestradoPostgraduate Program
Linguagens, Mídia e ArteAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa abarca o processo de transição das telenovelas convencionais para a novela de streaming, considerando o papel desempenhado pela Rede Globo nesse segmento. Considera-se, para isso, o impacto da emissora no imaginário popular da sociedade brasileira nas últimas décadas, especialmente no que se refere às discussões geradas por suas produções de ficção seriada (Lopes, 2021). Com base nisso, questionou-se: em relação a aspectos temáticos, narrativos e estilísticos, como a novela de streaming têm se distanciado (ou se aproximado) da telenovela convencional? O objetivo geral desta pesquisa foi o de apresentar a poética da ficção seriada contemporânea produzida pela Rede Globo, por meio da comparação entre uma telenovela convencional e uma produção do mesmo tipo direcionada ao streaming. De maneira mais específica, o trabalho buscou trazer discussões sobre o processo de convergência entre as mídias tradicionais e as novas mídias de comunicação; estabelecer critérios para observação de temas, narrativas e estilos de realizações criadas prioritariamente para plataformas de streaming, com base em metodologias utilizadas nos estudos de comunicação audiovisual; e identificar as semelhanças e divergências na poética da ficção seriada seja na televisão ou no streaming, por meio da análise poética dos dois objetos em questão: Verdades Secretas (TV Globo, 2015) e Verdades Secretas II (Globoplay, 2021). A metodologia adota uma abordagem qualitativa, dividida em duas etapas: a primeira é uma pesquisa bibliográfica, que busca oferecer uma fundamentação teórica sobre o formato da telenovela e a sua evolução (Lopes, 2021), as alterações sofridas nesse processo de convergência (Jenkins, 2009) e como a ficção seriada é manifestada dentro do streaming (Mungioli, 2017); a segunda constitui-se pela análise, direcionada às produções referenciadas anteriormente, orientado pelos modelos propostos por Bordwell e Thompson (2013) e por Butler (2018), nos estudos de cinema e televisão, respectivamente, além de outros autores que contribuem de alguma forma para a leitura da poética nestas obras. Percebe-se a interdisciplinaridade na comunhão dos estudos de narrativa e estilo, enraizados na área de Letras, com os estudos de cinema e audiovisual, originados nas Artes, e para observação de produtos midiáticos, objetos de interesse da Comunicação. Nesta pesquisa, o resultado apontou para um movimento que revela um distanciamento daquilo que foi apresentado na televisão, principalmente em termos estilísticos, dando sequência a narrativa desenvolvida na primeira parte, mas tomando um foco que visa atender um modelo de produção comercial, não mais atrelado a um cenário nacional.
This research covers the process of transition from conventional telenovelas to streaming telenovelas, considering the role played by Rede Globo in this segment. For this, the impact of the broadcaster on the popular imagination of Brazilian society in recent decades is considered especially with regard to the discussions generated by its serial fiction productions (Lopes, 2021). Based on this, the following question was asked: in relation to the theme, narrative and stylistic aspects, how have streaming telenovelas distance (or approximate) themselves from conventional telenovelas? The general objective of this research was to present the poetics of contemporary serial fiction on Rede Globo, through a comparison between a conventional telenovela and a production of the same type directed to streaming. More specifically, the work seeks to bring discussions about the process of convergence between traditional media and new communication media; establish criteria for observing themes, narratives and styles of realizations created primarily for streaming platforms, based on methodologies used in audiovisual communication studies; and identify the similarities and differences in the poetics of serial fiction, whether on television or streaming, through the poetic analysis of the two objects in question: Verdades Secretas (TV Globo, 2015) and Verdades Secretas II (Globoplay, 2021). The methodology adopts a qualitative approach, divided in two stages: the first is a bibliographical research, which seeks to offer a theoretical foundation on the telenovela format and its evolution (Lopes, 2021), the changes suffered in this convergence process (Jenkins, 2009) and how serial fiction is manifested within streaming (Mungioli, 2017); the second consists of analytical research, directed to the previously referenced productions, guided by the models proposed by Bordwell and Thompson (2013) and by Butler (2018), in film and television studies, respectively, in addition to other authors who contribute in some way for the study of the poetics in these works. One can see the interdisciplinarity in the communion of narrative and style studies, rooted in the area of Literature, with cinema and audiovisual studies, originated in the Arts, and for the observation of media products, objects of interest in Communication. In this research, the result pointed to a movement that reveals a distance from what was presented on television, mainly in stylistic terms, continuing the narrative developed in the first part, but taking a focus that aims to meet a commercial production model, no longer tied to a national scenario.
Keywords
Estudos de televisãoFicção seriada
Telenovela
Streaming
Poética
Television studies
Serial fiction
Poetics