Navegação Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 de 708
-
Aspectos simbólicos da produção científica: uma análise de periódicos da área da nutrição
(PUC-Campinas, 2004-06-28)Análise da dimensão simbólica da revista científica, ou seja, o que ela representa para a comunidade científica. Destaca-se a importância dos mecanismos que atribuem valor ao periódico científico, enfatizando-se a relevância ... -
A relação cíclica entre informação, pessoas, conhecimento e inovação : uma análise crítica
(PUC-Campinas, 2004-10-27)O presente trabalho teve por objetivo demonstrar teoricamente que as inovações decorrem de uma Relação Cíclica e, com isso, estabelecer uma reflexão crítica comparando os pressupostos e práticas para a geração de inovações ... -
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
(PUC-Campinas, 2004-10-27)Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ... -
A formação do professor e a prática escolar: dilemas e perspectivas para o ensino de matemática com pesquisa
(PUC-Campinas, 2004-11-29)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo buscar reflexões sobre como o ensino com pesquisa se faz presente na formação do professor de Matemática ... -
Esporte e cidadania: uma relação apenas anunciada na formação docente
(PUC-Campinas, 2004-11-29)O presente trabalho aborda questões que relacionam o esporte à cidadania, bem como a formação acadêmica dos professores de Educação Física das escolas estaduais e particulares de São João da Boa Vista SP. O trabalho está ... -
A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
(PUC-Campinas, 2004-11-29)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , objetiva enfocar a questão da interdisciplinaridade, enquanto atitude docente, e sua ocorrência na formação do professor. ... -
O ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SP
(PUC-Campinas, 2004-12-06)Este estudo que se insere na linha de pesquisa Docência em Instituições de Ensino Superior busca realçar a importância do planejamento educacional para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. O trabalho tem como ... -
Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
(PUC-Campinas, 2005-02-11)O objetivo do presente estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e formação de professores, é investigar a prática pedagógica dos professores. Os sujeitos deste estudo são os professores do Curso de ... -
Sistemas de informação e inteligência organizacional aplicados à gestão de manutenção : proposta de um modelo conceitual
(PUC-Campinas, 2005-02-15)A função Manutenção, em ambientes predominantemente industriais, vem progressivamente obtendo destaque, e hoje possui reconhecida importância dentro de qualquer processo produtivo e prestação de serviços. O estudo aborda, ... -
O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior
(PUC-Campinas, 2005-02-28)Este trabalho se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e teve como objetivo principal analisar o discurso de professores de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Estado ... -
Gestão da informação e do conhecimento: análise dos processos de tomada de decisão dos gestores da saúde pública de Campinas/SP
(PUC-Campinas, 2005-03-22)O presente trabalho é parte de um projeto de pesquisa inscrito no CNPq como Grupo de Pesquisa de Gestão da Informação sob coordenação da orientadora desta dissertação. Consistiu-se numa análise do processo decisório dos ... -
Análise documentária das ementas cíveis uma experiência com acórdãos do tribunal de justiça do estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2005-03-22)O aumento expressivo da produção de informação jurídica na contemporaneidade reflete, de um lado, a crescente complexidade da sociedade e de outro, a necessidade de organizá-la para a sua recuperação eficiente, especialmente, ... -
A formação do professor de história frente aos paradigmas do conhecimento: o curso de história no centro do debate
(PUC-Campinas, 2005-04-01)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem como objetivo analisar o processo de formação de professores de História frente aos principais paradigmas que envolvem ... -
Disseminação e proteção de informações no processo de inovação tecnológica: um estudo do contexto regulatório aplicado ao caso brasileiro
(PUC-Campinas, 2005-04-19)O presente estudo trata da proteção e da disseminação da inovação tecnológica com base na concessão de patentes, na transferência de tecnologia e no segredo como instrumentos de poder para, em seguida, analisá-los à luz ... -
Paulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor
(PUC-Campinas, 2005-06-07)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , busca investigar as influências da teoria de Paulo Freire, sob a ótica de oito renomados pesquisadores da área da ... -
Gênese e evolução do mestrado em ciência da informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas
(PUC-Campinas, 2005-06-27)A presente pesquisa configura-se como um estudo diacrônico do percurso do Mestrado em Ciência da Informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, desde sua criação, em 1977, até o ano de 2004. Nesses 27 anos, o ... -
Integração da lógica nebulosa à recuperação de informação em data warehouse
(PUC-Campinas, 2005-06-28)A presente pesquisa tem como objeto de estudo a integração da lógica nebulosa às tecnologias de data warehouse . Objetiva, especificamente, propor, com base nas teorias e práticas da Ciência da informação, um modelo ... -
Avaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores
(PUC-Campinas, 2005-07-17)Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo identificar e analisar as mudanças de concepções e atitudes ocorridas com docentes do ensino técnico do SENAC-São ... -
As contribuições da comunicação e do conhecimento da Ciência da Informação para a análise de requisitos no desenvolvimento de software
(PUC-Campinas, 2005-08-16)Esta pesquisa busca compreender, na etapa de definição do sistema, os problemas de valorização, prospecção e formalização da informação, focando os aspectos da comunicação, e suas diversas etapas, entre os atores principais ... -
Informação utilizada nos processos decisórios de gestores universitários: estudo de caso na PUC-Campinas, SP
(PUC-Campinas, 2005-08-29)Sabe-se que o uso efetivo da informação está intimamente ligado à qualidade que se pode fazer para a sua articulação, recuperação e disseminação. Necessária tanto para ajudar a identificar problemas quanto para solucioná-los, ...