Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais: Recent submissions
Now showing items 1-20 of 711
-
A economia no pensamento de Emmanuel Mounier
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 1994-12-13) -
A integração de adolescentes venezuelanos no ensino fundamental no município de Valinhos-SP
(2023-12-12)A presente pesquisa, visa compreender o processo de integração de adolescentes venezuelanos inseridos no Ensino Fundamental em Valinhos-SP, a partir da percepção dos estudantes venezuelanos e dos professores no que se ... -
O benefício de prestação continuada ao idoso e seus impactos na vida dos beneficiários
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)O presente trabalho de conclusão de curso possui como objetivo central compreender os impactos do Benefício de Prestação Continuada na vida dos idosos beneficiários. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem ... -
Formação continuada de professores na rede municipal de Campinas a partir da pandemia de covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-23)Esta dissertação se desenvolve na linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Tem por objetivo analisar como a formação continuada de professores foi ... -
Matronas romanas e o cristianismo: relações de gênero nos atos de Pedro
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)Nos séculos II e III d.C., o conceito de mulher, assim como seu papel social, variava por causa de fatores como: status social, classe, etnia e localização geográfica. Em muitas famílias da elite romana, as mulheres ... -
A emergência Covid-19 e os docentes da educação superior: a professoralidade em questão
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)O conceito de professoralidade docente se debruça sobre a constituição do sujeito-professor. Movimentos de particularização e individuação da docência se entrelaçam ao longo da vida profissional do docente, em uma ... -
Práticas educativas docentes de profissionais de relações públicas: ressignificações da autorregulação com ênfase na autonomia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-26)A autonomia - que se baseia em consciência, independência e liberdade para a tomada de decisões - se mostra cada vez mais presente nas práticas pedagógicas do campo das Relações Públicas, uma vez que essa área exige ... -
Avaliação do sistema de avaliação escolar (SAEsc): concepção de gestores e professores de uma escola particular do município de Campinas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-29)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação e no Grupo de Pesquisa: Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais – GRAPSE. A priori, considera-se o potencial dessa pesquisa ... -
Educação infantil e sustentabilidade
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-21)Realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”, no Grupo de Pesquisa “Formação de Professoras e Práticas Pedagógicas”, ... -
Pedir ajuda: uma estratégia de aprendizagem pelo olhar de crianças de cinco e seis anos
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)A investigação faz parte da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógica, no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente e insere-se na perspectiva social cognitiva, com ênfase ... -
Finalidade da vida do homem
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)O objetivo principal deste trabalho monográfico é evidenciar que é intrínseco a natureza do homem a busca pela sua satisfação plena, ou seja, o homem é um ser que naturalmente deseja algo que o preencha e o realize. ... -
Amor desinteressado - considerações da II série do livro as obras do amor
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)O amor desinteressado, a partir das “Obras do Amor”, será uma resposta de como identificar ou melhor dizendo, descrever exatamente o que é o amor: o filósofo dinamarquês Soren Aabye Kierkegaard procura expor sobre amor, ... -
Da angústia ao despero: uma análise dos conceitos kierkegaardianos e suas aplicações no período pandêmico da Covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)O objetivo geral desta monografia é fazer com que seus leitores compreendam o método existencialista de Kierkegaard e sua época. Mesmo sendo considerado um grande filósofo contemporâneo, o mesmo enfrentou dificuldades ... -
A finalidade do homem: o bem supremo em Aristóteles
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)O presente trabalho monográfico tem por objetivo apresentar e desenvolver o tema da finalidade do homem. Finalidade esta, que é o bem supremo, e que chegaremos à conclusão de que seja este bem superior, a própria ... -
A busca de felicidade na perspectiva de Santo Agostinho e os desafios na pós-modernidade
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)Este trabalho tem como objetivo, mostrar os vários caminhos que podemos usar para encontrar a felicidade. Por meio das grandiosas obras de Santo Agostinho, autor que vamos estudar, adentramos em seu pensamento, e somos ... -
A política como meio para a formação humana segundo Aristóteles
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)O objetivo deste trabalho é introduzir o leitor no estudo do pensamento de Aristóteles, apresentando as reflexões elaboradas pelo filósofo acerca da pólis, da política e do cidadão. A política desenvolvida por Aristóteles ... -
A busca e o encontro com a verdade em Santo Agostinho: um caminho para o sentido da vida
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)O presente trabalho monográfico tem por objetivo apresentar e desenvolver o tema Verdade dentro do pensamento de Santo Agostinho (354-430). Será demonstrado o caminho percorrido pelo Doutor da Igreja, na busca e encontro ... -
Professores formados ou formatados? Por uma política de formação docente sustentada em e orientada por uma perspectiva existencial de Educação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-23)O objetivo central desta tese foi elaborar um conjunto de fundamentos e propósitos apropriados para a estruturação de políticas para a formação de professores sustentadas em e orientadas por uma perspectiva existencial ... -
A construção identitária e a função social das instituições comunitárias de educação superior (ICES) no Brasil, 2013-2022
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-20)Esta pesquisa, em nível de doutoramento, investigou as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) do Brasil. As ICES são baseadas em uma estruturação jurídica e administrativa de governança corporativa e ... -
A transição da educação infantil para o ensino fundamental durante a pandemia da Covid-19: implicações emocionais e pedagógicas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-29)Realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”, no Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, ...