Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 52
A criança de seis anos no ensino fundamental de 9 anos: o processo de implementação ao longo de uma década no município de Itajubá/MG
(PUC-Campinas, 2014-12-17)
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a implantação e implementação do Ensino Fundamental de nove anos (EF) do município de Itajubá/MG, ao longo de uma década. Justifica-se o interesse por esse tema pelo pioneirismo ...
Indicadores genéricos de mudança em psicoterapia e eficácia adaptativa
(PUC-Campinas, 2014-12-01)
A presente pesquisa, de natureza exploratória, buscou combinar o critério da eficácia adaptativa com os da Lista de Indicadores Genéricos de Mudança (LIGM), para se compreender melhor como as pessoas mudam em psicoterapia. ...
Um estudo sobre a transferência em Winnicott no Caso Piggle
(PUC-Campinas, 2014-02-05)
O objetivo desta pesquisa é mostrar que a transferência analítica, no contexto da prática clínica de Winnicott, não se resume à diferenciação, proposta pelo autor, entre a neurose de transferência e a transferência de ...
O processo formativo do Programa Ler e Escrever: uma análise da rede de formações proposta pelo Estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2014-02-19)
Esta pesquisa investigou o processo de formação proposto pelo Programa Ler e Escrever do estado de São Paulo, com foco na figura do Professor Coordenador como formador. O programa é uma política da Secretaria de Educação ...
Possibilidades, limites e contradições nas relações família e escola (não) mediadas por política de governo
(PUC-Campinas, 2014-02-25)
As relações entre escola e família vêm sendo apontadas pela literatura e pela política neoliberal, especialmente na década de 1990, como importantes para combater o fracasso e promover o sucesso escolar. Alguns estudos têm ...
Stress e sintomas de ansiedade na síndrome da apneia obstrutiva do sono pré e pós-tratamento
(PUC-Campinas, 2014-02-18)
O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar o nível de stress e de ansiedade em uma amostra de portadores da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), antes e após um mês de tratamento clínico ou cirúrgico. Para a ...
Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação
(PUC-Campinas, 2014-12-04)
Considerando as diversas dificuldades encontradas a respeito das Altas Habilidades / Superdotação (tais como definição, identificação / avaliação de indivíduos, ausência de instrumentos específicos), a presente pesquisa ...
Problemáticos ou invisíveis: o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes
(PUC-Campinas, 2014-12-09)
Objetivamos, na presente pesquisa, que se insere no contexto dos estudos sobre relações intergeracionais e sobre preconceitos contra adolescentes, investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de idosos sobre ...
Iniciação escolar: narrativas de pais sobre a entrada do filho na escola
(PUC-Campinas, 2014-02-18)
A vida contemporânea tem demandado transformações importantes na dinâmica da parentalidade. Percebemos pais cada vez mais comprometidos com seu cotidiano profissional e, consequentemente, menos disponíveis para o convívio ...
Indicadores de criatividade no desenho da figura humana
(PUC-Campinas, 2014-12-11)
O desenho é uma rica fonte de possibilidades de expressão, que favorece a compreensão do desenvolvimento cognitivo infantil, aspectos emocionais e expressão de habilidades criativas. Este estudo teve como principal objetivo ...