Navegação por autor "Lopes, Jairo de Araujo"
Itens para a visualização no momento 1-10 de 10
-
A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética
Silva, Daniela Regina da (PUC-Campinas, 2007-03-15)A publicidade é uma atividade que se engendrou na história e tornou-se necessária para prestar informação sobre idéias, serviços e produtos, que, de outra maneira, não chegariam aos consumidores. O publicitário se vale de ... -
Avaliação da aprendizagem na educação profissional em saúde
Giusti, Sonia Regina (PUC-Campinas, 2007-06-29)Este trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, da PUC-Campinas, procurou investigar a concepção de avaliação que permeia o processo de ensino e de aprendizagem na educação ... -
Avaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores
Moraes, Vera Lúcia Della Torre de (PUC-Campinas, 2005-07-17)Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo identificar e analisar as mudanças de concepções e atitudes ocorridas com docentes do ensino técnico do SENAC-São ... -
Contribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos
Tabacow, Luiz Samuel (PUC-Campinas, 2006-05-29)Este trabalho, inserido na linha de Pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores, constitui-se num estudo de produção teórica de pesquisadores de ensino/aprendizagem que relevam o papel do cérebro no referido ... -
O Projeto Pedagógico de um Curso de Licenciatura em Matemática: avanços e perspectivas diante das pesquisas educacionais e das exigências legais
Alonso, Romildo (PUC-Campinas, 2003-12-16)Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, e justifica-se pelo fato de os Projetos Pedagógicos das instituições de ensino superior serem, de uma maneira geral, bem ... -
Outro olhar - o audiovisual na arquitetura da aula: inovações pedagógicas
Soares, Seizo Vinicius (PUC-Campinas, 2006-08-15)Este estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivos: 1. identificar interesses e motivações do uso do audiovisual na prática docente de professores do curso de ... -
Paulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor
Forner, Régis (PUC-Campinas, 2005-06-07)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , busca investigar as influências da teoria de Paulo Freire, sob a ótica de oito renomados pesquisadores da área da ... -
Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra
Granziera, Lilian Cristina (PUC-Campinas, 2006-03-17)O presente trabalho, de natureza empírica, tem como objeto de estudo as concepções de aula apresentadas por alunos ingressantes no Curso de Letras em dois momentos específicos, considerando como categorias, a priori, as ... -
Projeto Mineiro de Desenvolvimento Profissional de Educadores - PDP: um estudo da formação continuada de professores
Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista (PUC-Campinas, 2007-03-21)Este trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as implicações da implementação da política pública mineira com o Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores ... -
Uma análise de pesquisas acadêmicas em educação matemática sobre o enfoque histórico do conceito de função
Souza Junior, Eduardo Monteiro de (PUC-Campinas, 2008-02-14)Tendo em vista as discussões sobre a presença da abordagem histórica no campo do ensino da Matemática, recomendada nos eventos da área, nas Propostas Curriculares para o Estado de São Paulo e nos Parâmetros Curriculares ...