• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
Search 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Search
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Search
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Search

Show Advanced FiltersHide Advanced Filters

Filters

Use filters to refine the search results.

Now showing items 1-10 of 25

  • Sort Options:
  • Relevance
  • Title Asc
  • Title Desc
  • Issue Date Asc
  • Issue Date Desc
  • Results Per Page:
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100

Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault 

Melo, Vinícius Dias de (PUC-Campinas, 2020-02-14)
Os discursos eugênicos afetaram muitas nações no século XX. No Brasil, podemos destacar a notável contribuição de Renato Ferraz Kehl e Octávio Domingues, como relevantes produtores de manuais educacionais voltados para os ...

A distribuição das oportunidades educacionais no âmbito municipal referenciados no índice de oportunidades da educação brasileira (IOEB): mapeamento e tendências da região metropolitana de Campinas 

Oliveira, Leandro Barbosa (PUC-Campinas, 2017-11-30)
Esta dissertação aborda a questão das oportunidades educacionais na região metropolitana de Campinas, localizada no interior do Estado de São Paulo, envolvendo 19 municípios com grande heterogeneidade em termos socioeconômicos. ...

Ser professor: um estudo psicanalítico 

Pinho, Francine Dela Torre Camargo (PUC-Campinas, 2013-02-05)
Esta pesquisa apresentou um estudo sobre o ser professor com base no referencial teórico psicanalítico. O interesse por este estudo surgiu a partir da prática da pesquisadora como docente. Teve como propósito compreender ...

A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais 

Pozzebon, Paulo Moacir Godoy (PUC-Campinas, 2021-11-22)
O presente trabalho tematiza as contribuições da filosofia da pessoa humana e da filosofia da educação do filósofo francês Jacques Maritain para análise e proposição de políticas públicas educacionais. O problema que norteia ...

O ciberespaço na percepção e construção do espaço geográfico: desafios na produção de conhecimentos 

Valle, Luis Felipe Catusso (PUC-Campinas, 2021-02-19)
O presente estudo se propõe a analisar e refletir sobre como o ciberespaço, materializado no meio técnico-científico-informacional, interfere na percepção e na construção do espaço geográfico, considerando a expansão das ...

Efeitos de um programa online para desenvolvimento da criatividade em professores e estudantes de pedagogia 

Rocha, Karina Nalevaiko (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-17)
A importância da criatividade na educação e o papel do professor na identificação e desenvolvimento da criatividade justificam investimentos em estratégias e programas estruturados de desenvolvimento da criatividade no ...

O periódico Educar em Revista do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (1977-2000): uma análise histórica e temática 

Silva, Suely Ferreira da (PUC-Campinas, 2001-02-01)
Resgata a trajetória histórica do periódico Educar em Revista do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná realizando análise de conteúdo da produção científica expressa nos seus artigos e/ou documentos sob o ...

ENADE: para quê e para quem? as finalidades do exame no entendimento de docentes e gestores de pedagogia de uma IES de Campinas (SP) 

Sarmento, Carolina Trentini Moraes (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)
Esta dissertação possui Políticas Públicas como temática e como tema o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem como objetivo garantir o ...

Expectativas de jovens de camadas sociais distintas do município de Limeira-SP em relação ao ensino superior. 

Teixeira, Cauê Ferreira (PUC-Campinas, 2019-12-12)
O último ano do Ensino Médio recebe especial atenção, por se tratar de um período em que os estudantes se deparam com a complexa tarefa de estabelecer suas disposições quanto ao futuro que projetam para si em relação aos ...

Práticas pedagógicas relacionadas aos beneficiários do Programa Bolsa Família: um estudo em escolas municipais de Campinas (SP) situadas em regiões de maior vulnerabilidade social que atingiram o IDEB projetado para 2013 

Santos, Lineu (PUC-Campinas, 2017-02-14)
Considerando que existem inúmeras discussões acerca do Programa de transferência de Renda Bolsa Família e de suas condicionalidades, principalmente no que se refere à capacidade de a frequência escolar romper com o chamado ...
  • 1
  • 2
  • 3

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CommunityBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Discover

AuthorBorges, Renato Gonçalves (1)Brito, Maluma Raphaela de Oliveira (1)Carmo, Christian Luan da Silva (1)Freitas, Ana Paula Paiva Pedroso Ramos de (1)Gonzaga, Heron Fernando de Sousa (1)Gonzaga, Maria Lúcia Jorge de Sousa (1)Ignacio Junior, Carlos Renato (1)Leite, Livia França (1)Magalhães, Hannah Machado (1)Marcili, Fernando César Domingos (1)... View MoreSubject
Education (25)
Educação (25)
Políticas Públicas (4)Democracia (3)Democracy (3)Direitos Humanos (3)Human Rights (3)Public policy (3)Educación (2)Emancipation (2)... View MoreDate Issued2020 - 2025 (18)2010 - 2019 (6)2001 - 2009 (1)

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback