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Visão de mundo e teologia como repercussão do cristianismo originário: considerações fenomenológicas em Martin Heidegger

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cchsa_ppgcr_me_Luis_GP.pdf (2.157Mb)
Título alternativo
Worldview and theology as repercussion of the originating Christianity: phenomenological considerations on Martin Heidegger
Autor
Provinciatto, Luís Gabriel
Orientador
Kirchner, Renato
Data de publicação
12/12/2016
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
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Resumo

Esta pesquisa toma o pensamento de Martin Heidegger (1889-1976) como principal fonte teórica com a pretensão de mostrar o seguinte: o fenômeno religioso cristão é uma possibilidade viável para compreender a caracterização dada pelo filósofo alemão à noção de experiência fática da vida. Nesse sentido, a experiência cristã é analisada em sua originariedade, donde a concepção de cristianismo originário. O próprio cristianismo, enquanto fenômeno, é um elemento singular para compreender o próprio desdobramento do percurso fenomenológico de Heidegger, sobretudo nos textos e preleções da década de 1920. Por isso, outros dois conceitos aparecem como fundamentais a esta pesquisa: “visão de mundo” e “teologia”. Ambos os termos são caracterizados pelo filósofo alemão no período destacado. No entanto, tal caracterização se encontra dentro de um movimento fenomenológico-hermenêutico, ou seja, busca-se compreender tanto o que seja “visão de mundo” quanto o que seja “teologia” em sua essencialidade, rompendo com a tradição metafísica. Isso faz com que se afirme: “visão de mundo” e “teologia” estão fundadas na dimensão experiencial da existência do ser-aí e ambas podem ser compreendidas como repercussão do cristianismo originário, isto é, enquanto possibilidade de compreensão da própria existência crente do ser-aí. Isso pode ser assim alcançado com o auxílio de um método fenomenológico-hermenêutico, capaz de compreender as construções conceituais elaboradas por Heidegger e aproximá-las entre si. Logo, busca-se compreender o que seja cristianismo originário em sua dimensão experiencial para poder mostrar que “visão de mundo” e “teologia” são repercussões possíveis de tal experiência.

 
This paper proposes to reestablish and analyze the process of transition between the Ecclesial Base Communities and the New Communities of Life, which are understood as distinct responses of the Catholic institution to the new challenges of modern and contemporary society in Brazil. Society understood in its specificities and in its way of being modern. Through the documentation produced by the National Conference of Brazilian Bishops (CNBB), we seek to understand how the ecclesiastical hierarchy involves both religious movements under its dogmatic, institutional and hierarchical tutelage, using at the same time its dynamism to act in the current society. Although the CEBs and the New Life Communities have laity people at the head of their communities, who sometimes defy and they welcome accommodate the body of religious specialists, they turn out to reveal new movements within old structures. This study also aims to establish the comparisons of what is to live in community for both movements by remembering the historical time and performance of each of them.
 
Palavras-chave
Cristianismo originário
Visão de mundo
Teologia
Fenomenologia
Martin Heidegger.
Original Christianit
Worldview
Theology
Phenomenology
Martin Heidegger.
Linguagem
Português
Financiador
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
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