Browsing Programa de Pós-Graduação em Educação by Title
Now showing items 156-175 of 372
-
Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?
(PUC-Campinas, 2007-02-12)O presente texto, inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem como objetivo principal reconhecer o papel do curso de Pedagogia no Brasil, que profissional forma e qual a sua ... -
O esporte como ferramenta para a promoção da autorregulação da aprendizagem de habilidades profissionais em pessoas com deficiência intelectual
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-21)O presente estudo, pautado na teoria sociocognitiva (TSC), parte da hipótese de que experiências lúdicas pautadas na prática de jogos e esportes oportunizadas às pessoas com deficiência intelectual (DI) podem promover ... -
Esporte e cidadania: uma relação apenas anunciada na formação docente
(PUC-Campinas, 2004-11-29)O presente trabalho aborda questões que relacionam o esporte à cidadania, bem como a formação acadêmica dos professores de Educação Física das escolas estaduais e particulares de São João da Boa Vista SP. O trabalho está ... -
Estudo de uma ferramenta online para o ensino de inglês: subsídios para uma política pública
(PUC-Campinas, 2017-02-24)Por meio de um levantamento bibliográfico junto ao Banco de Teses e dissertações (BTD), as diversas políticas públicas que tratam do ensino de língua estrangeira, em especial o inglês, não contemplam a utilização de ... -
Estudo sobre um programa Sócio-educativo: sobre quem, para quem e para quê?
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-06-15)Essa pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Parte, portanto, da tese da constituição social dos sujeitos, concretizada pelas/nas práticas educacionais/pedagógicas das quais participam e formula, ... -
Estudos sobre metodologias tradicional e ativas no ensino superior? conceitos, problematizações e desafios
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-16)Este trabalho teve como objetivo analisar a metodologia tradicional da Aula Expositiva e as metodologias ativas, Sala de Aula Invertida e PBL, visando identificar limites e potências em relação ao uso das metodologias ... -
Evasão e avaliação institucional: uma discussão bibliográfica
(PUC-Campinas, 2010-02-24)A evasão é um dos problemas educacionais que mais atingem as Instituições de Ensino Superior, sejam públicas ou particulares, principalmente em períodos de crise econômica, gerando graves consequências sociais, acadêmicas ... -
Exame Nacional de Cursos: um balanço da produção científica brasileira, com foco nos impactos nas IES e suas estratégias de aprimoramento institucional (1999-2010)
(PUC-Campinas, 2013-12-11)Em 1996, foi implantado pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), o Exame Nacional de Cursos (ENC), um instrumento de avaliação em larga escala que vigorou até 2003, quando foi substituído pelo Exame Nacional ... -
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: impactos nas IES e estratégias de aprimoramento institucional: um estudo a partir da produção científica brasileira (2004-2010)
(PUC-Campinas, 2013-02-25)A presente pesquisa se insere no campo da Avaliação Educacional, especificamente nos estudos sobre avaliação em larga escala, com foco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Partindo do consenso no âmbito ... -
Expectativas de jovens de camadas sociais distintas do município de Limeira-SP em relação ao ensino superior.
(PUC-Campinas, 2019-12-12)O último ano do Ensino Médio recebe especial atenção, por se tratar de um período em que os estudantes se deparam com a complexa tarefa de estabelecer suas disposições quanto ao futuro que projetam para si em relação aos ... -
Experiências formativas na licenciatura em matemática: perspectivas e contribuições
(PUC-Campinas, 2019-09-11)Esta investigação, com foco na formação do professor de matemática, orienta-se pela questão: Como alunos da graduação em matemática relacionam o seu percurso formativo, nas diferentes experiências durante o curso, com a ... -
Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP
(PUC-Campinas, 2017-06-20)Esta dissertação de mestrado trata do ensino de Filosofia, que a partir da Lei 11.684, de 2008, determinou sua obrigatoriedade no Ensino Médio em todo o território nacional. Em que pese o fato de que a pesquisa diga respeito ... -
Faz de conta que eu cresci: o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2012-12-12)A transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF) foi o tema deste trabalho, que apresentou como principal objetivo analisar essa passagem na perspectiva de seus protagonistas, as crianças e os professores. ... -
O FIES e as estratégias dos grupos empresariais da educação superior frente à redução dos contratos de financiamento público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-06)O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma política de financiamento público direcionada para estudantes, com foco em ampliar e diversificar o acesso e a permanência na educação superior que, especialmente na ... -
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: diálogos (trans)formadores sustentados por mediações teóricas e reflexões sobre práticas pedagógicas
(PUC-Campinas, 2020-12-14)O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre formação continuada de professores à luz da Teoria Histórico-Cultural, tomando a formação do pensamento conceitual e a constituição social da memória como pontos de ... -
Formação continuada de professores na rede municipal de Campinas a partir da pandemia de covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-23)Esta dissertação se desenvolve na linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Tem por objetivo analisar como a formação continuada de professores foi ... -
Formação continuada de professores por meio da educação a distância (EAD): influências do curso TV na Escola e os desafios de hoje
(PUC-Campinas, 2008-02-22)Devido às mudanças sócio-econômicas e políticas ocorridas no mundo e a forte presença das novas tecnologias, a educação vem se modificando para acompanhar esse processo de globalização. Nesse contexto, a Educação a Distância ... -
Formação continuada e autorregulação da aprendizagem: concepções e práticas de professores
(PUC-Campinas, 2015-02-24)As questões da (não) aprendizagem têm sido uma das queixas mais frequentes na realidade educacional atualmente. Pais e professores são desafiados a lidar com crianças que parecem não aprender, não demonstram interesse nos ... -
Formação continuada para docentes no ensino superior: análise de um programa
(PUC-Campinas, 2009-12-11)O presente trabalho tem como proposta analisar os desafios e as perspectivas da formação continuada no ensino superior, visando promover um fazer consciente do processo ensino e aprendizagem. Apresenta historicamente como ... -
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
(PUC-Campinas, 2004-10-27)Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ...