Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 68-87 de 372
-
Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos
(PUC-Campinas, 2009-12-11)Esta pesquisa apresenta as relações entre alguns autores que avaliam o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários e, principalmente, a visão de docentes do ensino fundamental ... -
Articulação entre a prova Brasil e a avaliação institucional das escolas da rede pública municipal de Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2019-12-17)A partir da década de 1990, as políticas públicas de avaliação foram adquirindo destaque, período este, em que se deu a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com o objetivo de realizar diagnósticos da ... -
As pesquisas científicas do Grupo do Afeto: analisando os modos de afetar
(PUC-Campinas, 2020-06-30)Embasada na visão monista, em que o ser humano é considerado uma unidade, a presente pesquisa teve como proposta explorar os estudos realizados no âmbito do Grupo do Afeto (FE/UNICAMP) evidenciando como os modos de afetar ... -
As redes colaborativas na escola sob a ótica de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2021-02-04)Em quais condições ocorre (ou não) a construção das relações e redes colaborativas na escola? Partindo dessa questão, que teve origem nas observações e inquietações vividas e sentidas no trabalho diário na escola, nosso ... -
As representações do negro na história pelos “intérpretes do Brasil” e seus (possíveis) efeitos na produção acadêmica sobre a lei 10.639/03 na área de educação.
(PUC-Campinas, 2018-05-24)Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e historiográfico que teve como objetivos: (i) identificar e descrever as representações dos negros apresentadas por Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Fernando de ... -
“As travessuras do amarelo”: a autorregulação da aprendizagem em um projeto com alunos do 3º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2017-02-13)Entendemos que o professor pode auxiliar intencionalmente os alunos na construção de estratégias de autorregulação de suas aprendizagens com o objetivo de que eles se tornem agentes deste processo. A partir desse pressuposto, ... -
Atitudes que contribuem para a prática do estudo no ensino fundamental: a experiência de um projeto de autorregulação
(PUC-Campinas, 2015-02-13)A implantação de projetos de intervenção que objetivam desenvolver a autorregulação da aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento de atitudes que contribuam para o estudo tem se mostrado como uma importante ... -
Auto-avaliação institucional numa escola pública básica da rede estadual de São Paulo
(PUC-Campinas, 2008-12-04)O presente trabalho de mestrado objetivou analisar processo de implementação de auto-avaliação institucional, numa perspectiva de aperfeiçoamento, em escola pública, de pequeno porte e de zona rural, da rede estadual de ... -
Autonomia universitária: o que revelam os representantes de instituições públicas e privadas de ensino superior
(PUC-Campinas, 2009-02-20)O presente estudo tem como principal problemática a contextualização da autonomia das universidades em relação aos órgãos superiores, dentro do atual ideário neoliberal. Procuramos conhecer a história da educação superior, ... -
Autorregulação: o uso de diários de estudo por alunos do 5º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2015-02-12)Este trabalho faz parte do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Campinas. Discute questões sobre ... -
Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências
(PUC-Campinas, 2006-05-29)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo verificar como a história de vida de professores e suas experiências escolares com a avaliação, seja ... -
Avaliação da aprendizagem matemática no Programa Ler e Escrever
(PUC-Campinas, 2013-12-09)O Programa Ler e Escrever, implantado atualmente em toda rede de ensino do Estado de São Paulo, foi organizado e estruturado com o objetivo de reverter os baixos indicadores de aprendizagem escolar relacionados com a leitura ... -
Avaliação da aprendizagem na educação profissional em saúde
(PUC-Campinas, 2007-06-29)Este trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, da PUC-Campinas, procurou investigar a concepção de avaliação que permeia o processo de ensino e de aprendizagem na educação ... -
Avaliação da aprendizagem nos ciclos e na progressão continuada a partir das concepções de atores do processo educacional
(PUC-Campinas, 2013-02-20)A avaliação, no corpo das políticas educacionais, é um ponto importante a ser observado e ganha cada vez mais destaque, principalmente como ferramenta de aprimoramento e, se bem aplicada, representa a possibilidade de ... -
Avaliação da aprendizagem: estudo sobre a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional (1990-2010)
(PUC-Campinas, 2012-02-16)Pesquisas realizadas sobre avaliação na educação básica apontam a revista Estudos em Avaliação Educacional como o periódico que possui maior concentração de artigos na área da Avaliação da educação básica. Buscando contribuir ... -
Avaliação da educação infantil: Meta-análise e análise da produção do conhecimento no campo da avaliação da Educação Infantil (1993-2021)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-14)Esta dissertação realiza um estudo do tipo estado da arte que visa identificar o que apontam os trabalhos científicos brasileiros sobre avaliação da Educação Infantil, com o objetivo de mapear e analisar as tendências ... -
Avaliação da extensão universitária
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta pesquisa visa apresentar um estudo sobre a avaliação da Extensão Universitária no Brasil, no contexto da política avaliativa oficial vigente no país, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Na ... -
Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino
(PUC-Campinas, 2006-02-02)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária , com problematizações sobre a formação de professores , avalia material de dois programas elaborados por empresas ... -
Avaliação do ensino de língua inglesa: um estudo na academia da Força Aérea
(PUC-Campinas, 2011-02-24)A necessidade de aprender uma Língua Estrangeira se faz cada vez mais presente tanto no dia-a-dia como no mundo do trabalho. O Curso de Formação de Oficiais na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, tem duração ... -
Avaliação do Problem-Based Learning no curso de administração
(PUC-Campinas, 2012-12-14)O método Problem-Based Learning (PBL) tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara ...