Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 215-234 de 374
-
Literatura, memória e imaginação: as crianças e a leitura de histórias na educação infantil
(PUC-Campinas, 2016-02-24)Trata-se de uma pesquisa sobre o trabalho com a literatura infantil cujo objetivo geral é investigar o que as crianças de 5 a 6 anos têm a dizer a partir das leituras de histórias realizadas pela bibliotecária e pela ... -
Livros da Vida: Memórias das crianças e/em práticas pedagógicas na Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2017-02-16)Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo analisar as contribuições do Livro da Vida, como instrumento mediador da memória das crianças sobre suas vivências no cotidiano escolar. Os objetivos específicos foram (i) ... -
“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: desenvolvimento da imaginação de crianças na educação infantil através do stop motion
(PUC-Campinas, 2018-02-23)A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento imaginativo e criativo de crianças na Educação Infantil por meio do uso da técnica de stop motion, tendo como referencial teórico a abordagem ... -
A Matemática na Educação Infantil sob a ótica dos documentos oficiais: RCNEI E BNCC
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-19)A Educação Infantil, como um todo, é uma fase da formação que exige intensa atenção, no que diz respeito ao desenvolvimento tanto de práticas como de pesquisas a respeito do seu cotidiano. E a matemática, em especial, ... -
Matemática na Educação Infantil: o entrelaçamentonda experiência docente e do desenvolvimento profissional
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-26)A presente pesquisa teve como objeto de estudo a Educação Matemática na Educação Infantil, com foco no trabalho desenvolvido pelas professoras. Investigamos a seguinte questão problematizadora: quais as divergências e ... -
Material didático de história com vista à Lei nº 10.639/03: uma construção de política educacional
(PUC-Campinas, 2019-12-09)A implantação da lei nº 10.639/03, na qual exige a inclusão da história e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica, o Ministério da Educação reconheceu esses temas como lacunas no ensino, sendo necessário a ... -
Mediação pedagógica: uma possibilidade para o desenvolvimento de atitudes sociais na autonomia.
(PUC-Campinas, 2012-12-17)A presente pesquisa, intitulada Mediação pedagógica: uma possibilidade para o desenvolvimento de atitudes sociais na autonomia , possui como leitmotiv o entendimento dos desafios sobre a mediação de atitudes sociais na ... -
Melhorias no clima de sala de aula do Ensino Fundamental: contribuições de um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais
(PUC-Campinas, 2019-02-27)O clima de sala de aula se refere às percepções subjetivas dos alunos e dos professores em relação às características físicas da classe, ao comportamento dos professores e dos alunos, à relação entre os professores e os ... -
Mestrado profissional e conceito de experiência em John Dewey em debate como política pública em educação no contexto do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020
(PUC-Campinas, 2014-12-01)O presente estudo inseriu-se na Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação , e a pergunta que a motivou foi: que concepção de educação está presente no mestrado profissional no contexto do PNPG (Plano Nacional de ... -
Meta-avaliação do programa de avaliação externa em larga escala implementado por uma rede privada de Educação Básica de abrangência nacional
(PUC Campinas, 2022-02-22)As avaliações em larga escala que integram as políticas públicas de avaliação no Brasil avançam para a terceira década de atuação, desde as primeiras iniciativas nos anos 1990. As diferentes esferas do poder público, nos ... -
Metodologias ativas no ensino superior: o olhar sobre a formação docente – o caso de uma instituição privada
(PUC-Campinas, 2019-02-11)O trabalho tem como foco a docência no ensino superior e a formação continuada dos professores desse nível de ensino. O presente estudo tem por objetivo compreender como metodologias ativas de ensino e aprendizagem são ... -
Movimento social da diversidade sexual e política social: quais são os dilemas?
(PUC-Campinas, 2011-12-11)Este estudo analisa a função das políticas sociais da diversidade sexual, o papel da V Conferência Municipal de Políticas Públicas LGBT e elementos do movimento da consciência presentes em um grupo do movimento social da ... -
Mulher trans, travesti, corpo e subjetividade: uma análise das mulheres trans e travestis na “cracolândia” e a atuação do serviço social
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-10)O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar a questão de gênero na territorialidade da “cracolândia”, a partir da trajetória de mulheres trans e travestis residentes na região de São Paulo, e ... -
Na contramão das imposições: em busca da (re)significação da função docente e do papel da escola de Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2021-02-19)Esta pesquisa, foi desenvolvida na linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, tendo como foco compreender concepções sobre a função docente na Educação Infantil. A investigação estabeleceu-se a partir ... -
Narrativa docente e registro de alunos: contribuições para o ensino de matemática
(PUC-Campinas, 2018-02-07)Esta pesquisa buscou investigar que contribuições são oferecidas para o ensinoaprendizagem de alunos e da professora-pesquisadora em um trabalho com a matemática em sala de 3º ano do Ensino Fundamental, a partir da utilização ... -
Narrativas de "professoras" de educação infantil: o processo de (re)significação da profissão a partir da formação em exercício
(PUC-Campinas, 2013-02-28)A presente pesquisa Narrativas de professoras de Educação Infantil: o processo de (re)significação da profissão a partir da formação em exercício trata da formação de professoras /alunas do curso de Pedagogia-PARFOR ... -
Narrativas infantis mediadas: a-propria-ação da memória de crianças sobre suas experiências na educação infantil
(PUC-Campinas, 2016-12-16)Esta pesquisa parte da seguinte questão: as narrativas memorialísticas infantis podem ser afetadas por produções fílmicas? Desta questão, derivamos o objetivo geral: analisar se as narrativas memorialísticas de crianças ... -
Narrativas: usos e contribuições às pesquisas sobre formação inicial de pedagogas
(PUC-Campinas, 2017-06-26)Esta dissertação analisa o uso de narrativas em pesquisas realizadas em cursos de Pedagogia. As quatro teses e 12 dissertações investigadas foram selecionadas a partir da consulta sistemática à Biblioteca Digital Brasileira ... -
Necessidades formativas de bacharéis docentes do ensino superior tecnológico
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-15)Este trabalho enfoca as necessidades formativas necessárias aos docentes nas suas práticas em sala de aula. Investigamos a formação de profissionais docentes, que não possuem formação em licenciatura ou na área de educação, ... -
Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade
(PUC-Campinas, 2013-10-31)Esta pesquisa trata de necessidades formativas de professores de educação infantil, cuja problemática situa-se em identificar quais as necessidades formativas de professores de educação infantil que trabalham com crianças ...