Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 48-67 de 372
-
A PUC-Campinas: as mudanças institucionais narradas por seus docentes mais velhos
(PUC-Campinas, 2007-03-30)O estudo realizado insere-se na área da Educação e articula à linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. A pesquisa realizada teve como objetivo recuperar, com base nos relatos de professores mais ... -
A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática
(PUC-Campinas, 2006-06-16)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores. Seu objetivo é, investigar a relação professor-aluno, considerando os diversos aspectos que permeiam esta relação tendo por ... -
A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores
(PUC-Campinas, 2006-08-23)O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , tendo como objetivo refletir sobre a teia de significados das práticas escolares, na formação de professores. A ... -
A teoria de Emília Ferreiro em pesquisas sobre alfabetização na América Latina
(PUC-Campinas, 2019-02-21)Emília Beatriz María Ferreiro Schavi, autora consagrada nas pesquisas e estudos sobre alfabetização, colaborou no ensino da língua materna nos países da América Latina provocando reformas e reflexões no Ensino. No Brasil, ... -
A visão de concluintes do curso de direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativas
(PUC-Campinas, 2003-06-27)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e teve por objetivo conhecer como o concluinte da Faculdade de Direito do Sul de Minas avalia o seu processo de formação, e identificar os dilemas, ... -
Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial
(PUC-Campinas, 2013-11-25)O presente trabalho teve como objetivo, a partir das reflexões teóricas sobre educação e educação em museus, investigar a atuação da ação educativa do Museu Afro Brasil junto aos grupos de escolas agendados para as visitas ... -
Ação extensionista em universidades católicas e comunitárias e sua avaliação
(PUC-Campinas, 2009-02-19)A presente dissertação tem por objetivo compreender e analisar como a Universidade Católica e Comunitária expressa e caracteriza sua identidade nas ações extensionistas que desenvolve, bem como se preocupa em obter dados ... -
Ações dos professores e gestores do Unasp-HT a partir dos resultados do ENEM
(PUC-Campinas, 2017-12-11)A década de 1990 é marcada pela definição e redefinição de políticas públicas de avaliação, no cenário brasileiro, com a finalidade de contribuir para a melhoria na qualidade de educação. Destaca-se, nesta pesquisa, o Exame ... -
Afetividade e a escolha profissional no ensino médio
(PUC-Campinas, 2021-02-25)Esta pesquisa teve como objetivo investigar os indícios relacionados aos modos de afetar de professores e da família percebidos por alunos do 3o ano do Ensino Médio em seus processos de escolha profissional. Assim, a questão ... -
Afetividade e permanência na educação de jovens e adultos – anos iniciais
(PUC-Campinas, 2021-02-24)A presente pesquisa tem como objeto de investigação a afetividade e as relações de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Baseia-se nos estudos de Henri Wallon, Lev Vigotski e Paulo Freire, assumindo ... -
Além dos muros da escola: um estudo sobre educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2015-02-25)A presente dissertação Além dos muros da escola: Um estudo sobre a educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas , tem por tema central o preconceito e discriminação de raça e gênero presentes na ... -
Alfabetização e letramento: a formação de alfabetizadores na perspectiva do programa mineiro "Alfabetização no tempo certo"
(PUC-Campinas, 2012-02-17)Este trabalho aborda as propostas de alfabetização e letramento nas políticas educacionais, com ênfase nos seus desdobramentos em Minas Gerais, e com especial interesse na formação continuada de professoras alfabetizadores ... -
Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid
(PUC-Campinas, 2015-02-27)O trabalho apresenta resultados de pesquisa bibliográfica e análise documental de abordagem qualitativa, fundamentada principalmente nos conceitos de alfabetização e letramento trabalhados por Magda Soares, Maria do Rosário ... -
Alteridade e reconhecimento acadêmico no atendimento educacional especializado no ensino superior
(PUC-Campinas, 2021-09-30)O estudo objetiva compreender o processo de formação acadêmica dos alunos que formam o Público-alvo da Educação Especial, operacionalizada no Atendimento Educacional Especializado do ensino superior. A questão norteadora ... -
Análise censitária do perfil socioeconômico e desempenho acadêmico dos estudantes ProUni das instituições de ensino Superior privadas sem fins lucrativos no Enade (2010-2017)
(PUC-Campinas, 2020-02-13)Esta tese doutoral versa sobre o perfil socioeconômico e o desempenho acadêmico de estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) das Instituições de Ensino Superior sem fins lucrativos do Brasil, no Enade. Tem o ... -
Análise comparativa das tendências teóricas sobre o ensino jurídico no Brasil de 2004 a 2014
(PUC-Campinas, 2016-02-19)A presente pesquisa teve como o objeto o Ensino Jurídico. Em relação ao objetivo geral importa a discussão do Estado da Arte no Ensino Jurídico, com a finalidade de identificar suas tendências teóricas, dessarte, a pergunta ... -
Análise da experiência de categorização ou classificação das escolas por cores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (2000-2001)
(PUC-Campinas, 2017-02-17)Por meio da presente dissertação apresentamos os resultados da pesquisa sobre a iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que, utilizando-se dos resultados do desempenho escolar no SARESP e dados da evasão ... -
Análise de uma universidade da terceira idade no município de Campinas
(PUC-Campinas, 2009-02-16)Com o envelhecimento, os idosos se deparam com desafios não antes experimentados. Construir o próprio caminho superando dificuldades e preconceitos impostos pela sociedade, a partir desse ponto, torna-se o principal objetivo ... -
Anísio Teixeira e os desafios para a educação democrática e pública de qualidade no Brasil atual
(PUC-Campinas, 2012-02-01)Refletir sobre a questão da educação democrática e pública de qualidade a partir do pensamento político pedagógico de Anísio Teixeira, neste trabalho, nos levou a entender que a formação do educador e as condições favoráveis ... -
Aprendizagem por projetos para o desenvolvimento de competências: uma proposta para a educação profissional
(PUC-Campinas, 2011-02-16)Este estudo está inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação de Professores do PPGE da PUC Campinas e tem como objetivo, compreender o processo de construção de uma proposta pedagógica que trabalha com ...