Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Now showing items 241-260 of 374
-
Das críticas e inovações propostas ao ensino do direito: a visão de professores da área
(PUC-Campinas, 2009-03-09)A presente pesquisa tem como problema as críticas e as propostas de revisão que estão sendo feitas ao ensino do Direito. Tem como seu objeto as concepções de professores da área, ou seja, o que pensam eles sobre tais ... -
A PUC-Campinas: as mudanças institucionais narradas por seus docentes mais velhos
(PUC-Campinas, 2007-03-30)O estudo realizado insere-se na área da Educação e articula à linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. A pesquisa realizada teve como objetivo recuperar, com base nos relatos de professores mais ... -
A visão de concluintes do curso de direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativas
(PUC-Campinas, 2003-06-27)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e teve por objetivo conhecer como o concluinte da Faculdade de Direito do Sul de Minas avalia o seu processo de formação, e identificar os dilemas, ... -
A música, a narrativa e a formação de professores
(PUC-Campinas, 2008-02-12)Pesquisa sobre o uso da narrativa na formação do educador musical. É baseada na convicção de que a argumentação verbal importa para o diálogo sobre o ensino de música e que este potencialmente leva à democratização da ... -
Lazer e recreação : concepções dos alunos de um curso de graduação em educação física
(PUC-Campinas, 2005-11-18)O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e investiga as concepções de lazer e recreação dos discentes do curso de graduação de uma faculdade de Educação ... -
A formação do professor de história frente aos paradigmas do conhecimento: o curso de história no centro do debate
(PUC-Campinas, 2005-04-01)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem como objetivo analisar o processo de formação de professores de História frente aos principais paradigmas que envolvem ... -
Diálogos com quem ousa educar, educando-se: a formação de educadores a partir de uma experiência de educação popular
(PUC-Campinas, 2009-02-04)A presente investigação narrativa tem como objetivo estudar uma experiência de formação de educadores realizada na cidade de Campinas-SP, no período de 2003-2004. Sua relevância é atestada ao se utilizar como instrumentos ... -
Histórias de professores de artes visuais: um rememorar de práticas pedagógicas e um olhar para a formação docente
(PUC-Campinas, 2010-12-09)Esta pesquisa baseou-se em histórias de professores de Artes Visuais, propondo um repensar sobre as práticas pedagógicas e formação de professores desta área de conhecimento. O ensino da Arte passa por grande mudança ... -
O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração
(PUC-Campinas, 2007-12-06)Esta pesquisa tem por finalidade verificar a contribuição da Disciplina de Filosofia nos cursos superiores de Administração. O recorte dado ao estudo tem como objeto de análise uma Instituição de Ensino Superior no interior ... -
A escola na ótica de alunos de ensino médio de diferentes tribos
(PUC-Campinas, 2008-09-04)O presente estudo refere-se a uma pesquisa efetuada na Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Campinas, cujo objetivo foi produzir conhecimentos sobre a compreensão que jovens do Ensino Médio têm em relação a essa ... -
O potencial educacional do cinema de animação: três experiências na sala de aula
(PUC-Campinas, 2008-06-10)Este estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do educador, mostra a força da arte da animação como meio didático e suas conseqüências positivas na formação do aluno, que vive imerso em uma ... -
Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
(PUC-Campinas, 2005-02-11)O objetivo do presente estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e formação de professores, é investigar a prática pedagógica dos professores. Os sujeitos deste estudo são os professores do Curso de ... -
Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos
(PUC-Campinas, 2009-02-13)O presente trabalho visa compreender porque e como a formação do docente na Educação de Jovens e Adultos pode exercer influência na ação do educador comprometido com a dignidade humana e aprofundar os conhecimentos da ... -
O Projeto Pedagógico de um Curso de Licenciatura em Matemática: avanços e perspectivas diante das pesquisas educacionais e das exigências legais
(PUC-Campinas, 2003-12-16)Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, e justifica-se pelo fato de os Projetos Pedagógicos das instituições de ensino superior serem, de uma maneira geral, bem ... -
População negra, relações inter-raciais e formação de educadoras/es: PENESB (1995-2007)
(PUC-Campinas, 2007-12-17)Esta pesquisa qualitativa sobre População Negra, Relações Inter-Raciais e Formação de Educadoras/es: PENESB (1995-2007) , intenta refletir sobre as relações étnico-raciais, educação e formação continuada de professoras(es), ... -
A formação do professor e a prática escolar: dilemas e perspectivas para o ensino de matemática com pesquisa
(PUC-Campinas, 2004-11-29)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo buscar reflexões sobre como o ensino com pesquisa se faz presente na formação do professor de Matemática ... -
A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior
(PUC-Campinas, 2007-03-27)Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores e refere-se à avaliação da aprendizagem. Os objetivos que a norteiam estão relacionados à formação de professores, à ... -
Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos
(PUC-Campinas, 2009-12-11)Esta pesquisa apresenta as relações entre alguns autores que avaliam o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários e, principalmente, a visão de docentes do ensino fundamental ... -
Formação inicial de professores de sociologia: uma análise de suas necessidades formativas
(PUC-Campinas, 2009-02-18)A pesquisa, Formação inicial de professores de sociologia: uma análise das necessidades formativas trata-se de um estudo sobre a formação do professor de Sociologia. Nosso problema de pesquisa centra-se em conhecer quais ... -
Professor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de Campinas
(PUC-Campinas, 2010-02-22)Devido às mudanças ocorridas no mundo no setor social, político e econômico e à forte presença das novas tecnologias, a Educação se vê obrigada a refletir e gerar mudanças no seu cenário para acompanhar um processo de ...