Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
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Estudos sobre metodologias tradicional e ativas no ensino superior? conceitos, problematizações e desafios
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-16)Este trabalho teve como objetivo analisar a metodologia tradicional da Aula Expositiva e as metodologias ativas, Sala de Aula Invertida e PBL, visando identificar limites e potências em relação ao uso das metodologias ... -
Impertinência da avaliação em larga escala em curso de ciências contábeis a partir do ENADE
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-09-20)O presente estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, busca analisar as avaliações em larga escala do Ensino Superior, mais ... -
Cefapro e seus fazeres na formação continuada: significações para o desenvolvimento profissional dos professores do polo de Pontes e Lacerda-MT
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-29)Esta pesquisa investiga práticas formativas para o desenvolvimento profissional, tendo como questão problematizadora: Quais as significações que os professores de ensino fundamental atribuem ao seu desenvolvimento ... -
O esporte como ferramenta para a promoção da autorregulação da aprendizagem de habilidades profissionais em pessoas com deficiência intelectual
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-21)O presente estudo, pautado na teoria sociocognitiva (TSC), parte da hipótese de que experiências lúdicas pautadas na prática de jogos e esportes oportunizadas às pessoas com deficiência intelectual (DI) podem promover ... -
Condições de trabalho docente e judicialização de vagas em creches
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-23)A Constituição Federal do Brasil de 1988 prevê em seu texto legal o direito à educação. Entendemos que o referido princípio legal deve ser respeitado, no entanto, a realidade demonstra que este direito é violado em ... -
Ler e escrever: quando aprender? A BNCC para a alfabetização
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-10)Esta pesquisa trata da linguagem escrita enfocando de forma crítica a proposta para a alfabetização apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC e as competências para a alfabetização no 1º ano do Ensino ... -
Necessidades formativas de bacharéis docentes do ensino superior tecnológico
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-15)Este trabalho enfoca as necessidades formativas necessárias aos docentes nas suas práticas em sala de aula. Investigamos a formação de profissionais docentes, que não possuem formação em licenciatura ou na área de educação, ... -
Estudo sobre um programa Sócio-educativo: sobre quem, para quem e para quê?
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-06-15)Essa pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Parte, portanto, da tese da constituição social dos sujeitos, concretizada pelas/nas práticas educacionais/pedagógicas das quais participam e formula, ... -
ENADE: para quê e para quem? as finalidades do exame no entendimento de docentes e gestores de pedagogia de uma IES de Campinas (SP)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)Esta dissertação possui Políticas Públicas como temática e como tema o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem como objetivo garantir o ... -
A desigualdade no programa universidade para todos: revisão de literatura na plataforma SciELO
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-20)A dissertação tem como objeto as desigualdades sociais, em especial as manifestas no âmbito educacional, compreendidas a partir do Programa Universidade para Todos, por meio de dados coletados da Plataforma SciELO. Desde ... -
Representações sociais de professores diante das novas configurações familiares: a importância de discutir diversidade na educação básica
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-02-28)Esta pesquisa trata de representações sociais de professores da educação básica dando ênfase à diversidade de configurações familiares em nossa sociedade. Estabelece-se como problema norteador desta investigação a seguinte ... -
O problema da individuação e da aprendizagem numa leitura da BNCC pela filosofia da diferença
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)Partindo do seguinte problema de pesquisa: “um discurso normativo, tal como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mobiliza qual sentido da diferença?” é que iniciamos a presente dissertação, cujo objetivo reside em ... -
Qualidade do ensino de escolas da rede pública municipal de Campinas (SP): ações da equipe de gestão escolar
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)A qualidade do ensino de escolas da rede pública no Brasil constitui ainda, nas décadas do século XXI, um desafio à educação básica. Com a nova configuração da sociedade que circunscreve um cenário de pandemia e isolamento ... -
Qualidade do ensino médio integral de Pernambuco: percepções de gestores escolares e professores
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)A política pública de avaliação da educação básica, com o centramento em avaliações em larga escala, vem ocorrendo no Brasil desde a década de 1990, e vem se intensificando neste século XXI. Neste cenário, tem sobressaído ... -
Práticas discursivas colaborativas: possibilidades (des)envolventes para a alfabetização na educação infantil
(PUC Campinas, 2022-02-18)Em tempos de supervalorização de métodos de alfabetização, de expansão acelerada de discursos divergentes, contraditórios e até antagônicos sobre o currículo da Educação Infantil, de políticas públicas voltadas para a ... -
A docência e o ensino bilíngue: desafios e formas de Enfrentamento
(PUC Campinas, 2022-02-23)O Brasil não é um país monolíngue. Há línguas representativas de grupos minoritários, que tendem a sofrer um apagamento, em razão da desvalorização, como ocorre, por exemplo, com as línguas nativas indígenas e as de ... -
Educação Fisíca escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem na infância
(PUC Campinas, 2021-12-16)A presente pesquisa discute o tema Educação Física escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem fundamentada na teoria sociocognitiva, em especifico os estudos sobre autorregulação da aprendizagem, ... -
Meta-avaliação do programa de avaliação externa em larga escala implementado por uma rede privada de Educação Básica de abrangência nacional
(PUC Campinas, 2022-02-22)As avaliações em larga escala que integram as políticas públicas de avaliação no Brasil avançam para a terceira década de atuação, desde as primeiras iniciativas nos anos 1990. As diferentes esferas do poder público, nos ... -
Transição curricular paulista: Programa Inova Educação e a Implementação do currículo do Ensino Médio
(PUC Campinas, 2021-12-20)A dissertação se desenvolveu na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas. O tema tem aderência com demandas na agenda de educação básica paulista, dado que ... -
O programa cultura de paz: um estudo sobre a autorregulação de jovens aprendizes na perspectiva docente
(PUC Campinas, 2021-12-14)Essa pesquisa foi fundamentada na teoria sociocognitiva e estudos sobre cultura de paz. Estudantes que autorregulam sua aprendizagem são aqueles que assumem a responsabilidade pessoal para controlar e dirigir – em termos ...