Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Now showing items 161-180 of 398
-
¨A gente não tem noção¨: pontos de vista de professores de uma escola pública de Campinas (SP) em relação ao Programa Bolsa Família
(PUC-Campinas, 2015-02-20)O presente estudo visa compreender os pontos de vista dos professores sobre a importância do Programa Bolsa Família (PBF) como forma de enfrentamento da pobreza por meio da frequência escolar. Para isso, foi apresentado ... -
Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade
(PUC-Campinas, 2013-10-31)Esta pesquisa trata de necessidades formativas de professores de educação infantil, cuja problemática situa-se em identificar quais as necessidades formativas de professores de educação infantil que trabalham com crianças ... -
Formação continuada e autorregulação da aprendizagem: concepções e práticas de professores
(PUC-Campinas, 2015-02-24)As questões da (não) aprendizagem têm sido uma das queixas mais frequentes na realidade educacional atualmente. Pais e professores são desafiados a lidar com crianças que parecem não aprender, não demonstram interesse nos ... -
Avaliação do processo de autorregulação de desempenho escolar de alunos do 5º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2015-02-05)Uma das grandes preocupações dos profissionais da área da educação é o insucesso escolar. Apesar do empenho das políticas educacionais e dos investimentos feitos nos últimos anos, o país ainda se encontra abaixo do esperado ... -
Além dos muros da escola: um estudo sobre educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2015-02-25)A presente dissertação Além dos muros da escola: Um estudo sobre a educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas , tem por tema central o preconceito e discriminação de raça e gênero presentes na ... -
Educação e formação humana: desafios para a promoção da autonomia discente
(PUC-Campinas, 2013-02-20)A temática dessa dissertação de mestrado é a questão da autonomia discente, pensada na dimensão da emancipação intelectual dos educandos, como característica fundamental para o bom desenvolvimento das atividades educacionais, ... -
O processo formativo do Programa Ler e Escrever: uma análise da rede de formações proposta pelo Estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2014-02-19)Esta pesquisa investigou o processo de formação proposto pelo Programa Ler e Escrever do estado de São Paulo, com foco na figura do Professor Coordenador como formador. O programa é uma política da Secretaria de Educação ... -
Avaliação do ensino de língua inglesa: um estudo na academia da Força Aérea
(PUC-Campinas, 2011-02-24)A necessidade de aprender uma Língua Estrangeira se faz cada vez mais presente tanto no dia-a-dia como no mundo do trabalho. O Curso de Formação de Oficiais na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, tem duração ... -
Avaliação do Problem-Based Learning no curso de administração
(PUC-Campinas, 2012-12-14)O método Problem-Based Learning (PBL) tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara ... -
Cursinho popular: estudo sobre a trajetória de estudantes das classes trabalhadoras
(PUC-Campinas, 2011-02-17)Esta pesquisa tem como objetivo analisar as trajetórias de ex-alunos do curso prévestibular Herbert de Souza, situado na cidade de Campinas, (SP), que ingressaram em universidades, buscando identificar: (i) pontos nestas ... -
Avaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores
(PUC-Campinas, 2005-07-17)Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo identificar e analisar as mudanças de concepções e atitudes ocorridas com docentes do ensino técnico do SENAC-São ... -
Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco
(PUC-Campinas, 2015-02-19)Esta pesquisa objetivou identificar quais saberes da docência são mobilizados pelos professores de Educação Infantil no desenvolvimento das práticas pedagógicas e analisar esses saberes revelados e mobilizados por docentes ... -
Avaliação da aprendizagem: estudo sobre a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional (1990-2010)
(PUC-Campinas, 2012-02-16)Pesquisas realizadas sobre avaliação na educação básica apontam a revista Estudos em Avaliação Educacional como o periódico que possui maior concentração de artigos na área da Avaliação da educação básica. Buscando contribuir ... -
O coordenador pedagógico como mediador de práxis docente em escolas de educação e de tempo integral
(PUC-Campinas, 2013-02-15)Este estudo objetiva apresentar a pesquisa sobre o trabalho do coordenador pedagógico como mediador da práxis docente em escolas municipais de educação e de tempo integral em uma cidade do interior do estado de São Paulo. ... -
Faz de conta que eu cresci: o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2012-12-12)A transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF) foi o tema deste trabalho, que apresentou como principal objetivo analisar essa passagem na perspectiva de seus protagonistas, as crianças e os professores. ... -
Atitudes que contribuem para a prática do estudo no ensino fundamental: a experiência de um projeto de autorregulação
(PUC-Campinas, 2015-02-13)A implantação de projetos de intervenção que objetivam desenvolver a autorregulação da aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento de atitudes que contribuam para o estudo tem se mostrado como uma importante ... -
Formação de professores na implantação do ensino fundamental de nove anos: a escola, um espaço de diálogo?
(PUC-Campinas, 2012-02-28)O tema deste trabalho se refere à implementação do novo Ensino Fundamental de nove anos (EF), com interesse, mais especificamente, sobre a formação continuada dos professores nesse processo, requerendo, portanto, adaptações ... -
O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras
(PUC-Campinas, 2014-02-14)Há tempos pergunta-se sobre a atuação do Coordenador Pedagógico (CP) como formador de formadores, considerando-o importante articulador e transformador da realidade educacional. Durante nossas experiências profissionais, ... -
Professoras do 3º ano do ensino fundamental frente às dificuldades de aprendizagem em matemática e às decisões de encaminhamento para apoio psicológico e ou reforço escolar
(PUC-Campinas, 2014-02-03)O trabalho apresenta um estudo sobre as ações de professoras do 3º ano do Ensino Fundamental, relacionadas às decisões e encaminhamentos referentes aos alunos indicados como portadores de defasagem de aprendizagem em ... -
A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia
(PUC-Campinas, 2012-02-01)A pesquisa A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância ...
