Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 18-37 de 39
-
Experiências formativas na licenciatura em matemática: perspectivas e contribuições
(PUC-Campinas, 2019-09-11)Esta investigação, com foco na formação do professor de matemática, orienta-se pela questão: Como alunos da graduação em matemática relacionam o seu percurso formativo, nas diferentes experiências durante o curso, com a ... -
O FIES e as estratégias dos grupos empresariais da educação superior frente à redução dos contratos de financiamento público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-06)O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma política de financiamento público direcionada para estudantes, com foco em ampliar e diversificar o acesso e a permanência na educação superior que, especialmente na ... -
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: diálogos (trans)formadores sustentados por mediações teóricas e reflexões sobre práticas pedagógicas
(PUC-Campinas, 2020-12-14)O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre formação continuada de professores à luz da Teoria Histórico-Cultural, tomando a formação do pensamento conceitual e a constituição social da memória como pontos de ... -
Governança nas Universidades Católicas brasileiras em tempos de rankings acadêmicos
(PUC-Campinas, 2019-12-17)As Universidades Católicas, reconhecidas pela qualidade de seus cursos, gozam de reputação em termos de tradição na graduação e na pós-graduação, fato que aguçou a curiosidade para indagar: o tradicional prestigio acadêmico ... -
Grupos LGBTs na Internet como educação não-formal pela autorrealização identitária
(PUC-Campinas, 2019-11-11)A presente tese desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), investigou: como a educação não-formal, presente nos grupos virtuais LGBTs ... -
Impertinência da avaliação em larga escala em curso de ciências contábeis a partir do ENADE
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-09-20)O presente estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, busca analisar as avaliações em larga escala do Ensino Superior, mais ... -
Inovação curricular e SINAES: os casos de dois cursos de engenharia
(PUC-Campinas, 2020-02-28)Este estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas (PPGE/PUCCAMP), na linha de pesquisa “Políticas Públicas de Educação”, pôs em relevo e conexão três categorias: Sinaes, currículo e inovação ... -
Meta-avaliação do programa de avaliação externa em larga escala implementado por uma rede privada de Educação Básica de abrangência nacional
(PUC Campinas, 2022-02-22)As avaliações em larga escala que integram as políticas públicas de avaliação no Brasil avançam para a terceira década de atuação, desde as primeiras iniciativas nos anos 1990. As diferentes esferas do poder público, nos ... -
Movimento social da diversidade sexual e política social: quais são os dilemas?
(PUC-Campinas, 2011-12-11)Este estudo analisa a função das políticas sociais da diversidade sexual, o papel da V Conferência Municipal de Políticas Públicas LGBT e elementos do movimento da consciência presentes em um grupo do movimento social da ... -
Mulher trans, travesti, corpo e subjetividade: uma análise das mulheres trans e travestis na “cracolândia” e a atuação do serviço social
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-10)O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar a questão de gênero na territorialidade da “cracolândia”, a partir da trajetória de mulheres trans e travestis residentes na região de São Paulo, e ... -
Na contramão das imposições: em busca da (re)significação da função docente e do papel da escola de Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2021-02-19)Esta pesquisa, foi desenvolvida na linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, tendo como foco compreender concepções sobre a função docente na Educação Infantil. A investigação estabeleceu-se a partir ... -
Ninguém solta a mão de ninguém! um olhar para práticas pedagógicas que valorizam a aprendizagem por domínios e as funções executivas em um contexto de alta vulnerabilidade social
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Evidências científicas retratam que a vulnerabilidade social, motivada pela desigualdade e pela pobreza, pode afetar aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores. Avanços da neurociência sugerem que os impactos ocasionados ... -
O ensino de filosofia como arte da existência: um estudo com estudantes do ensino médio em escolas do município de Campinas/SP
(PUC-Campinas, 2019-12-13)Esta tese teve como objeto as representações de estudantes do ensino médio sobre o ensino de filosofia. O objetivo da pesquisa consistiu em investigar qual o sentido da filosofia para estudantes do ensino médio, na ... -
Práticas discursivas colaborativas: possibilidades (des)envolventes para a alfabetização na educação infantil
(PUC Campinas, 2022-02-18)Em tempos de supervalorização de métodos de alfabetização, de expansão acelerada de discursos divergentes, contraditórios e até antagônicos sobre o currículo da Educação Infantil, de políticas públicas voltadas para a ... -
Práticas educativas docentes de profissionais de relações públicas: ressignificações da autorregulação com ênfase na autonomia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-26)A autonomia - que se baseia em consciência, independência e liberdade para a tomada de decisões - se mostra cada vez mais presente nas práticas pedagógicas do campo das Relações Públicas, uma vez que essa área exige ... -
Problem-based learning no ensino fundamental: uma pesquisa colaborativa
(PUC-Campinas, 2020-09-23)O Problem-Based Learning (PBL) tem por objetivo ampliar o conhecimento e o desenvolvimento das habilidades em trabalho coletivo, cooperativo e colaborativo, iniciado com situações-problema hipotéticas. Apesar de o PBL ter ... -
Rankings acadêmicos e governança universitária: mapeamento e tendências daliteratura científica brasileira
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-29)Os rankings acadêmicos ganharam notoriedade e relevância social por apresentarem de modo simples e objetivo a classificação de cursos e de instituições de ensino. Os rankings acadêmicos da educação superior começaram ... -
Saberes dos bacharéis docentes de Ciências Econômicas e docência na educação superior
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-06)Esta pesquisa trata de saberes de bacharéis docentes de Ciências Econômicas de duas instituições de educação superior privadas do interior do estado de São Paulo, desenvolvida na linha de Pesquisa Formação de Professores ... -
A significação atribuída à profissão docente por ingressantes do curso de licenciatura em pedagogia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-10-04)Este estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, tendo como problema de pesquisa esta questão: quais significações os ingressantes do curso de Licenciatura em Pedagogia ... -
Sistemas sociais e os efeitos da pandemia Covid-19: o sistema municipal de ensino de Campinas (SP)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-12)Realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação”, no Grupo de Pesquisa “Política e Fundamentos da Educação”, esta ...