Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 173-192 de 334
-
“Hoje posso ser eu, tia?”: leitura fruição pela voz e mãos de crianças da educação infantil
(PUC-Campinas, 2018-02-06)Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória realizada com a turma de alunos da própria pesquisadora, composta por crianças de 4 a 5 anos de idade e com a turma de crianças menores, com 2 e 3 anos, da mesma ... -
Identidade docente na educação infantil: marcas da formação e das experiências profissionais no contexto das instituições
(PUC-Campinas, 2015-02-20)Esta pesquisa busca compreender o processo de construção da identidade docente de professoras de Educação Infantil bem como as possibilidades de reconstrução dessa identidade, visando entender como as mudanças políticas e ... -
Indicadores de qualidade da educação superior: um estudo a partir do ranking Quacquarelli Symonds e do sistema nacional de avaliação da educação superior
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)Esta dissertação atinente à linha de pesquisa de Políticas Públicas de Avaliação e ao grupo de pesquisa intitulado Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da ... -
Indícios de desenvolvimento profissional que emergem em um grupo de estudos de professores que ensinam matemática e estatística na rede municipal de Campinas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-01-24)A pesquisa analisou o desenvolvimento profissional de professores(as), por meio de narrativas orais e escritas, que participam de um grupo colaborativo de estudos do componente curricular de matemática da Rede Municipal ... -
Indícios de reverberação nas práticas docentes de professoras do primeiro ciclo a partir da formação matemática do PNAIC
(PUC-Campinas, 2019-02-05)Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a alfabetização matemática a partir das formações realizadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Trata-se de um programa de formação continuada em nível ... -
Infância digital: elaborações de crianças sobre suas experiências na educação infantil a partir do uso de tablet
(PUC-Campinas, 2021-02-25)Trata-se de pesquisa fundamentada na Teoria Histórico-Cultural com intuito de investigar possíveis contribuições que o uso do tablet, manuseado por crianças da Educação Infantil para fotografar aquilo de que mais gostam ... -
Influências de um processo formativo nas crenças e nos saberes de professores dos anos iniciais sobre ensinar e aprender matemática
(PUC-Campinas, 2016-02-02)Esta pesquisa traz considerações sobre as contribuições advindas de um curso de formação continuada promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas aos professores do Ciclo II, 4º ano do Ensino Fundamental. A ... -
Internato médico: desafios da avaliação da aprendizagem em serviço
(PUC-Campinas, 2008-02-20)Tendo como cenário o Internato Médico da PUC-Campinas nos anos de 2006 e 2007, demos voz aos atores principais do processo ensino aprendizagem alunos e professores a fim de buscarmos elementos que nos permitissem a ... -
Investigação da influência do perfil docente na formação da identidade profissional de engenheiros civis
(PUC-Campinas, 2018-12-17)A profissão de engenheiro civil é vista como oficio de prestígio, e sua formação no ensino superior compreende o aprendizado de várias disciplinas, centradas no conhecimento de técnicas e precisão de métodos. Por sua vez, ... -
Índio, música e brincadeira : pontos e contrapontos do material didático do Programa Ler e Escrever no 1º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2014-02-14)O Programa Ler e Escrever se caracteriza como uma política educacional do estado de São Paulo e se constitui por um conjunto de ações que visa à melhoria da qualidade da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental ... -
Lazer e recreação : concepções dos alunos de um curso de graduação em educação física
(PUC-Campinas, 2005-11-18)O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e investiga as concepções de lazer e recreação dos discentes do curso de graduação de uma faculdade de Educação ... -
Leitura e produção de textos escritos na formação do professorando do curso de pedagogia
(PUC-Campinas, 2006-06-20)Este trabalho, que se insere na linha de pesquisa Estudos em Avaliação, tem por objetivo avaliar as práticas de leitura e de escrita vivenciadas pelas professorandas do curso de Pedagogia de uma instituição particular ... -
Ler e escrever na escola: significados e sentidos atribuídos pelas crianças
(PUC-Campinas, 2020-02-20)O presente estudo é uma pesquisa empírica do tipo explicativa, desenvolvida no 3º ano do Ensino Fundamental, término do ciclo de alfabetização. A compreensão do processo de alfabetização e da dinâmica de sala de aula é ... -
Ler e escrever: quando aprender? A BNCC para a alfabetização
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-10)Esta pesquisa trata da linguagem escrita enfocando de forma crítica a proposta para a alfabetização apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC e as competências para a alfabetização no 1º ano do Ensino ... -
Ler para aprender... matemática: uma investigação sobre o ensino-aprendizagem de estratégias de compreensão autorregulada da leitura nas aulas de matemática de um 6º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2019-02-19)Este trabalho relata o desenvolvimento de uma pesquisa de intervenção pedagógica cujo objetivo principal foi investigar em que medida o ensino sistemático de estratégias de compreensão autorregulada da leitura nas aulas ... -
Linguagem escrita e música: possibilidades para o processo de alfabetização
(PUC-Campinas, 2018-02-22)O presente estudo é uma pesquisa participante do tipo intervenção, que conta com alunos de ciclo de alfabetização concluído, sem, no entanto, estarem alfabetizados. A música foi assumida como eixo norteador do trabalho. ... -
Linguagem oral de crianças de zero a três anos: concepções e práticas de professoras de educação infantil
(PUC-Campinas, 2017-12-18)Esta pesquisa trata do desenvolvimento da linguagem oral de crianças de zero a três anos de idade na Educação Infantil, cujo objetivo central situa-se em conhecer concepções e práticas de professoras relativas ao desenvolvimento ... -
Literatura, memória e imaginação: as crianças e a leitura de histórias na educação infantil
(PUC-Campinas, 2016-02-24)Trata-se de uma pesquisa sobre o trabalho com a literatura infantil cujo objetivo geral é investigar o que as crianças de 5 a 6 anos têm a dizer a partir das leituras de histórias realizadas pela bibliotecária e pela ... -
Livros da Vida: Memórias das crianças e/em práticas pedagógicas na Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2017-02-16)Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo analisar as contribuições do Livro da Vida, como instrumento mediador da memória das crianças sobre suas vivências no cotidiano escolar. Os objetivos específicos foram (i) ... -
“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: desenvolvimento da imaginação de crianças na educação infantil através do stop motion
(PUC-Campinas, 2018-02-23)A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento imaginativo e criativo de crianças na Educação Infantil por meio do uso da técnica de stop motion, tendo como referencial teórico a abordagem ...