Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 189-208 de 334
-
Linguagem oral de crianças de zero a três anos: concepções e práticas de professoras de educação infantil
(PUC-Campinas, 2017-12-18)Esta pesquisa trata do desenvolvimento da linguagem oral de crianças de zero a três anos de idade na Educação Infantil, cujo objetivo central situa-se em conhecer concepções e práticas de professoras relativas ao desenvolvimento ... -
Literatura, memória e imaginação: as crianças e a leitura de histórias na educação infantil
(PUC-Campinas, 2016-02-24)Trata-se de uma pesquisa sobre o trabalho com a literatura infantil cujo objetivo geral é investigar o que as crianças de 5 a 6 anos têm a dizer a partir das leituras de histórias realizadas pela bibliotecária e pela ... -
Livros da Vida: Memórias das crianças e/em práticas pedagógicas na Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2017-02-16)Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo analisar as contribuições do Livro da Vida, como instrumento mediador da memória das crianças sobre suas vivências no cotidiano escolar. Os objetivos específicos foram (i) ... -
“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: desenvolvimento da imaginação de crianças na educação infantil através do stop motion
(PUC-Campinas, 2018-02-23)A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento imaginativo e criativo de crianças na Educação Infantil por meio do uso da técnica de stop motion, tendo como referencial teórico a abordagem ... -
A Matemática na Educação Infantil sob a ótica dos documentos oficiais: RCNEI E BNCC
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-19)A Educação Infantil, como um todo, é uma fase da formação que exige intensa atenção, no que diz respeito ao desenvolvimento tanto de práticas como de pesquisas a respeito do seu cotidiano. E a matemática, em especial, ... -
Matemática na Educação Infantil: o entrelaçamentonda experiência docente e do desenvolvimento profissional
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-26)A presente pesquisa teve como objeto de estudo a Educação Matemática na Educação Infantil, com foco no trabalho desenvolvido pelas professoras. Investigamos a seguinte questão problematizadora: quais as divergências e ... -
Material didático de história com vista à Lei nº 10.639/03: uma construção de política educacional
(PUC-Campinas, 2019-12-09)A implantação da lei nº 10.639/03, na qual exige a inclusão da história e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica, o Ministério da Educação reconheceu esses temas como lacunas no ensino, sendo necessário a ... -
Mediação pedagógica: uma possibilidade para o desenvolvimento de atitudes sociais na autonomia.
(PUC-Campinas, 2012-12-17)A presente pesquisa, intitulada Mediação pedagógica: uma possibilidade para o desenvolvimento de atitudes sociais na autonomia , possui como leitmotiv o entendimento dos desafios sobre a mediação de atitudes sociais na ... -
Melhorias no clima de sala de aula do Ensino Fundamental: contribuições de um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais
(PUC-Campinas, 2019-02-27)O clima de sala de aula se refere às percepções subjetivas dos alunos e dos professores em relação às características físicas da classe, ao comportamento dos professores e dos alunos, à relação entre os professores e os ... -
Mestrado profissional e conceito de experiência em John Dewey em debate como política pública em educação no contexto do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020
(PUC-Campinas, 2014-12-01)O presente estudo inseriu-se na Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação , e a pergunta que a motivou foi: que concepção de educação está presente no mestrado profissional no contexto do PNPG (Plano Nacional de ... -
Metodologias ativas no ensino superior: o olhar sobre a formação docente – o caso de uma instituição privada
(PUC-Campinas, 2019-02-11)O trabalho tem como foco a docência no ensino superior e a formação continuada dos professores desse nível de ensino. O presente estudo tem por objetivo compreender como metodologias ativas de ensino e aprendizagem são ... -
Narrativa docente e registro de alunos: contribuições para o ensino de matemática
(PUC-Campinas, 2018-02-07)Esta pesquisa buscou investigar que contribuições são oferecidas para o ensinoaprendizagem de alunos e da professora-pesquisadora em um trabalho com a matemática em sala de 3º ano do Ensino Fundamental, a partir da utilização ... -
Narrativas de "professoras" de educação infantil: o processo de (re)significação da profissão a partir da formação em exercício
(PUC-Campinas, 2013-02-28)A presente pesquisa Narrativas de professoras de Educação Infantil: o processo de (re)significação da profissão a partir da formação em exercício trata da formação de professoras /alunas do curso de Pedagogia-PARFOR ... -
Narrativas infantis mediadas: a-propria-ação da memória de crianças sobre suas experiências na educação infantil
(PUC-Campinas, 2016-12-16)Esta pesquisa parte da seguinte questão: as narrativas memorialísticas infantis podem ser afetadas por produções fílmicas? Desta questão, derivamos o objetivo geral: analisar se as narrativas memorialísticas de crianças ... -
Narrativas: usos e contribuições às pesquisas sobre formação inicial de pedagogas
(PUC-Campinas, 2017-06-26)Esta dissertação analisa o uso de narrativas em pesquisas realizadas em cursos de Pedagogia. As quatro teses e 12 dissertações investigadas foram selecionadas a partir da consulta sistemática à Biblioteca Digital Brasileira ... -
Necessidades formativas de bacharéis docentes do ensino superior tecnológico
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-15)Este trabalho enfoca as necessidades formativas necessárias aos docentes nas suas práticas em sala de aula. Investigamos a formação de profissionais docentes, que não possuem formação em licenciatura ou na área de educação, ... -
Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade
(PUC-Campinas, 2013-10-31)Esta pesquisa trata de necessidades formativas de professores de educação infantil, cuja problemática situa-se em identificar quais as necessidades formativas de professores de educação infantil que trabalham com crianças ... -
Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente
(PUC-Campinas, 2006-05-24)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade Docência e Formação de Professores , tem como objetivo investigar o posicionamento de professores de diferentes cursos do Ensino Superior quanto ao uso das ... -
Nós sem nós: alunos com deficiência visual na escola de tempo integral
(PUC-Campinas, 2009-12-16)Este estudo tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico inclusivo de uma equipe escolar, do ensino fundamental de uma Escola de Tempo Integral (ETI) da rede pública estadual paulista, junto aos alunos com deficiência ... -
Números naturais: abordagem do contexto histórico na prática pedagógica
(PUC-Campinas, 2009-12-18)Devido às possibilidades de compreensão dos fenômenos sociais que interferem na forma como o conhecimento é construído e como o aluno se apropria dele, esta pesquisa investiga as potencialidades da participação da História ...