Navegação Dissertações por autor "Araujo, Elizabeth Adorno de"
Itens para a visualização no momento 1-15 de 15
-
A competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: olhar dos docentes enfermeiros
Santos, Sonia Aparecida dos (PUC-Campinas, 2007-03-20)O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores . Nosso foco de interesse é discutir o desenvolvimento das competências na graduação em enfermagem, abrangendo os ... -
A formação continuada do professor: uma experiência com o ensino médio em rede
Ribeiro, Eloisa Helena Rodrigues Matielo (PUC-Campinas, 2006-05-26)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as contradições da política educacional em relação às possíveis contribuições da Universidade para a formação ... -
A formação do professor de história frente aos paradigmas do conhecimento: o curso de história no centro do debate
Giesbrecht, Daniel Florence (PUC-Campinas, 2005-04-01)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem como objetivo analisar o processo de formação de professores de História frente aos principais paradigmas que envolvem ... -
A formação do professor e a prática escolar: dilemas e perspectivas para o ensino de matemática com pesquisa
Alves, José Flaudemir (PUC-Campinas, 2004-11-29)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo buscar reflexões sobre como o ensino com pesquisa se faz presente na formação do professor de Matemática ... -
A leitura e a matemática: visão do professor do ensino médio
Picarelli, Melissa Junqueira (PUC-Campinas, 2008-08-08)Com as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que ocorrem de forma vertiginosa, novas exigências são impostas aos sistemas de ensino em todos os níveis e em relação ao perfil do cidadão que se quer formar. Exige-se ... -
A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática
Ortenzi, Alexandre (PUC-Campinas, 2006-06-16)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores. Seu objetivo é, investigar a relação professor-aluno, considerando os diversos aspectos que permeiam esta relação tendo por ... -
Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos
Aquino, Eliane Cristina Gallo (PUC-Campinas, 2009-12-11)Esta pesquisa apresenta as relações entre alguns autores que avaliam o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários e, principalmente, a visão de docentes do ensino fundamental ... -
Capacitação de professores de português que atuam no projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos: um olhar para escritas criativas
Sigrist, Sônia Aparecida Festa (PUC-Campinas, 2007-05-31)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo refletir sobre a problemática da leitura e escrita criativas e conhecer o trabalho com o Projeto Ensinar ... -
Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viver
Castro, Roseli de (PUC-Campinas, 2008-02-29)A rapidez com que a tecnologia avançou nos últimos anos lança, para os governos e sociedade civil, o desafio de traçar estratégias de educação que estejam em sintonia com os modernos paradigmas de acesso à informação. O ... -
Escola de tempo integral: redimensionar o tempo ou a educação?
Gomes, Maria do Carmo Rodrigues Lurial (PUC-Campinas, 2009-03-20)O presente estudo teve como foco verificar a concepção de educação integral que possuem os professores que trabalham em duas escolas da rede pública estadual de ensino no interior de São Paulo, com base na concepção de ... -
Formação continuada de professores por meio da educação a distância (EAD): influências do curso TV na Escola e os desafios de hoje
Rett, Silvana Bueno Teixeira (PUC-Campinas, 2008-02-22)Devido às mudanças sócio-econômicas e políticas ocorridas no mundo e a forte presença das novas tecnologias, a educação vem se modificando para acompanhar esse processo de globalização. Nesse contexto, a Educação a Distância ... -
Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente
Santiago, Dalva Gonzalez (PUC-Campinas, 2006-05-24)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade Docência e Formação de Professores , tem como objetivo investigar o posicionamento de professores de diferentes cursos do Ensino Superior quanto ao uso das ... -
Nós sem nós: alunos com deficiência visual na escola de tempo integral
Triñanes, Maria Terêsa Rocha (PUC-Campinas, 2009-12-16)Este estudo tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico inclusivo de uma equipe escolar, do ensino fundamental de uma Escola de Tempo Integral (ETI) da rede pública estadual paulista, junto aos alunos com deficiência ... -
Números naturais: abordagem do contexto histórico na prática pedagógica
Sartori, Maria Ester de Siqueira Rosin (PUC-Campinas, 2009-12-18)Devido às possibilidades de compreensão dos fenômenos sociais que interferem na forma como o conhecimento é construído e como o aluno se apropria dele, esta pesquisa investiga as potencialidades da participação da História ... -
Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação
França, Acácio Silveira (PUC-Campinas, 2008-02-27)Esta pesquisa tem por finalidade fazer uma análise crítica sobre a atividade docente diante do uso das tecnologias de informação e comunicação e do contexto educacional atual. Para subsidiar o estudo foram realizadas ...