Navegação Dissertações por autor "Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de"
Itens para a visualização no momento 1-20 de 29
-
A influência do contexto escolar na maneira de brincar de crianças da educação infantil
Oliveira, Rita de Cássia (PUC-Campinas, 2016-12-14)Esta pesquisa trata do brincar de faz de conta na escola de educação infantil. A problemática a ser investigada e o objetivo central da pesquisa é compreender e identificar se as diferenças no contexto escolar (professor, ... -
Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidades
Rampazzo, Wania Cristina Tedeschi (PUC-Campinas, 2009-03-17)Este trabalho trata da Avaliação Institucional na Educação Infantil. Tem por objetivo analisar o processo de implantação de uma experiência de Avaliação Institucional vivenciada por uma Escola Municipal de Educação Infantil ... -
Cefapro e seus fazeres na formação continuada: significações para o desenvolvimento profissional dos professores do polo de Pontes e Lacerda-MT
Oliveira, Ivanir da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-29)Esta pesquisa investiga práticas formativas para o desenvolvimento profissional, tendo como questão problematizadora: Quais as significações que os professores de ensino fundamental atribuem ao seu desenvolvimento ... -
Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental
Ramos, Hellen Elizabeth (PUC-Campinas, 2011-02-18)O presente estudo aborda o aprendizado da linguagem escrita, tendo como objeto as concepções de professores do 1º ano do Ensino Fundamental sobre linguagem escrita. A problemática investigada se centrou em conhecer o que ... -
Das críticas e inovações propostas ao ensino do direito: a visão de professores da área
Henriques, Ana Lucia Magano (PUC-Campinas, 2009-03-09)A presente pesquisa tem como problema as críticas e as propostas de revisão que estão sendo feitas ao ensino do Direito. Tem como seu objeto as concepções de professores da área, ou seja, o que pensam eles sobre tais ... -
Educação e contemporaneidade – práticas docentes mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação
Moreno, Thalita Souza (PUC Campinas, 2021-12-13)Esta pesquisa trata de práticas docentes mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), formulando a seguinte questão de investigação: como docentes do ensino médio, se apropriaram e utilizam NTIC para ... -
Formação cultural no programa pedagogia cidadã
Carvalho, Alexandre Sônego de (PUC-Campinas, 2009-06-23)Esta pesquisa trata da formação cultural proporcionada pelo curso de formação de professores em serviço, denominado Pedagogia Cidadã, o qual foi desenvolvido pela UNESP em parceria com diversas prefeituras do Estado de São ... -
Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais
Andrietta, Tatiane Cristina Moreira (PUC-Campinas, 2014-06-30)Esta pesquisa aborda a formação inicial de professores, entendida como aquela realizada em nível superior, no curso de pedagogia. O problema de investigação centra-se em compreender qual o papel da formação inicial na ... -
Formação inicial de professores de sociologia: uma análise de suas necessidades formativas
Costa, Rafael Fernando da (PUC-Campinas, 2009-02-18)A pesquisa, Formação inicial de professores de sociologia: uma análise das necessidades formativas trata-se de um estudo sobre a formação do professor de Sociologia. Nosso problema de pesquisa centra-se em conhecer quais ... -
Identidade docente na educação infantil: marcas da formação e das experiências profissionais no contexto das instituições
Lopes, Luciana Pereira da Silva (PUC-Campinas, 2015-02-20)Esta pesquisa busca compreender o processo de construção da identidade docente de professoras de Educação Infantil bem como as possibilidades de reconstrução dessa identidade, visando entender como as mudanças políticas e ... -
Ler e escrever: quando aprender? A BNCC para a alfabetização
Lopes, Lívia Ferreira Pazetti (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-10)Esta pesquisa trata da linguagem escrita enfocando de forma crítica a proposta para a alfabetização apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC e as competências para a alfabetização no 1º ano do Ensino ... -
Linguagem oral de crianças de zero a três anos: concepções e práticas de professoras de educação infantil
Dornelas, Daniela Fernandes Lopes (PUC-Campinas, 2017-12-18)Esta pesquisa trata do desenvolvimento da linguagem oral de crianças de zero a três anos de idade na Educação Infantil, cujo objetivo central situa-se em conhecer concepções e práticas de professoras relativas ao desenvolvimento ... -
Narrativas de "professoras" de educação infantil: o processo de (re)significação da profissão a partir da formação em exercício
Santos, Juliana Gomes (PUC-Campinas, 2013-02-28)A presente pesquisa Narrativas de professoras de Educação Infantil: o processo de (re)significação da profissão a partir da formação em exercício trata da formação de professoras /alunas do curso de Pedagogia-PARFOR ... -
Necessidades formativas de bacharéis docentes do ensino superior tecnológico
Maion, Sabrina Gomide (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-15)Este trabalho enfoca as necessidades formativas necessárias aos docentes nas suas práticas em sala de aula. Investigamos a formação de profissionais docentes, que não possuem formação em licenciatura ou na área de educação, ... -
Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade
Cordão, Taciana Saciloto Real (PUC-Campinas, 2013-10-31)Esta pesquisa trata de necessidades formativas de professores de educação infantil, cuja problemática situa-se em identificar quais as necessidades formativas de professores de educação infantil que trabalham com crianças ... -
O brincar e a afetividade na prática pedagógica de professores de educação infantil
Sawaya, Cristiane Maria Franzini (PUC-Campinas, 2009-02-16)O presente trabalho tem por finalidade analisar o papel da afetividade e do brincar na educação da criança da educação infantil, enfocando o caráter teórico-prático da formação dos professores no que se refere à importância ... -
O curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogo
Gonçalves, Luciana dos Santos (PUC-Campinas, 2010-02-24)Esta pesquisa aborda o processo de construção da identidade do pedagogo, cujo problema de investigação situa-se em conhecer qual a representação social que os futuros pedagogos têm da profissão e como sua identidade ... -
O jornal impresso como mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento na educação infantil
Casarin, Inês Aparecida Buglini (PUC-Campinas, 2018-12-18)Esta pesquisa, de abordagem qualitativa exploratória, tem como objeto de estudo o jornal impresso como mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento na educação infantil. Na revisão bibliográfica inicial, ... -
O movimento na educação infantil: concepções de pedagogos e professores de educação física sobre a cultura corporal de movimento e suas manifestações
Taveira, Ricardo Alves (PUC-Campinas, 2015-12-17)Este trabalho aborda a formação inicial dos professores Pedagogos e dos professores de Educação Física, com ênfase na cultura corporal de movimento de crianças da Educação Infantil, com idades entre três e cinco anos, ou ... -
O processo de construção da profissionalidade de professores de educação infantil: caminhos da formação inicial
Akamine, Aline Aparecida (PUC-Campinas, 2012-02-14)Esta pesquisa aborda o processo de construção da profissionalidade de professores de educação infantil, cujo problema de investigação situa-se em conhecer como se dá esta construção na formação oferecida nos cursos de ...