Navegação Dissertações por autor "Mendonça, Samuel"
Itens para a visualização no momento 1-20 de 25
-
A concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismo
Teixeira, Aurora da Silva (PUC-Campinas, 2014-12-19)O presente trabalho analisa a concepção educacional de uma política pública da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Programa Institucional de Bolsas ... -
A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia
Safa, Talita Carneiro Gader (PUC-Campinas, 2012-02-01)A pesquisa A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância ... -
Análise comparativa das tendências teóricas sobre o ensino jurídico no Brasil de 2004 a 2014
Adaid, Felipe Alves Pereira (PUC-Campinas, 2016-02-19)A presente pesquisa teve como o objeto o Ensino Jurídico. Em relação ao objetivo geral importa a discussão do Estado da Arte no Ensino Jurídico, com a finalidade de identificar suas tendências teóricas, dessarte, a pergunta ... -
Anísio Teixeira e os desafios para a educação democrática e pública de qualidade no Brasil atual
Nobre, José Aguiar (PUC-Campinas, 2012-02-01)Refletir sobre a questão da educação democrática e pública de qualidade a partir do pensamento político pedagógico de Anísio Teixeira, neste trabalho, nos levou a entender que a formação do educador e as condições favoráveis ... -
Concepções de filosofia em cursos de pedagogia: análise de projetos pedagógicos
Gotierra, Andressa (PUC-Campinas, 2017-02-17)A pesquisa investigou concepções de Filosofia em cursos de Pedagogia no Brasil, a partir de Projetos Políticos Pedagógicos de quinze universidades brasileiras, três de cada região do país, uma particular, uma federal e uma ... -
Cursos de licenciatura em computação: a formação do educador em análise
Lima, Carlos Acácio de (PUC-Campinas, 2011-02-21)Essa pesquisa tem como tema a formação do educador nos cursos de Licenciatura em Computação. O problema desta pesquisa consiste na seguinte pergunta: a partir dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Computação, ... -
A desigualdade no programa universidade para todos: revisão de literatura na plataforma SciELO
Santos, Antonio Marcos Noronha dos (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-20)A dissertação tem como objeto as desigualdades sociais, em especial as manifestas no âmbito educacional, compreendidas a partir do Programa Universidade para Todos, por meio de dados coletados da Plataforma SciELO. Desde ... -
Direito educacional em cursos de direito de Campinas: o que pensam os discentes e coordenadores
Villanova, Camilla de Caprio (PUC-Campinas, 2019-02-27)Compreende-se como Direito Educacional o ramo específico da Ciência Jurídica capaz de estabelecer conceitos, princípios e normas próprios para regulamentação da relação educacional, seja entre pessoas físicas, pessoas ... -
Doutorados profissionais em educação física: tendências em universidades de classe mundial (UCM)
Lee, Rosemary Theodoro (PUC-Campinas, 2020-12-10)Essa dissertação traçou o perfil do doutorado profissional (DP) em Educação Física (EF) no Brasil e no contexto mundial, utilizando um dos principais rankings acadêmicos internacionais: Academic Ranking of World University ... -
Educação e formação humana: desafios para a promoção da autonomia discente
Lourenço Filho, Armando (PUC-Campinas, 2013-02-20)A temática dessa dissertação de mestrado é a questão da autonomia discente, pensada na dimensão da emancipação intelectual dos educandos, como característica fundamental para o bom desenvolvimento das atividades educacionais, ... -
Educação popular no contexto brasileiro: percepções dos representantes de movimentos sociais sobre o Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas
Freire, Ana Clara (PUC-Campinas, 2019-02-22)O Brasil, assim como os demais países latinos, tem diversos movimentos sociais, que se ocupam com a construção da educação popular nas regiões de vulnerabilidade e de conflito. Em 2014, foi criado o Marco de Referência da ... -
ENADE: para quê e para quem? as finalidades do exame no entendimento de docentes e gestores de pedagogia de uma IES de Campinas (SP)
Sarmento, Carolina Trentini Moraes (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)Esta dissertação possui Políticas Públicas como temática e como tema o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem como objetivo garantir o ... -
Erziehung e Bildung em Hegel: a lei 11.684 em debate a partir de concepções de docentes e discentes do ensino médio em escolas da rede estadual do município de Campinas-SP
Salvador, Ana Carolina (PUC-Campinas, 2017-12-20)Esta pesquisa analisou concepções de docentes e discentes sobre o ensino da filosofia na perspectiva hegeliana, bem como refletiu sobre a Erziehung e a Bildung, isto é, Educação e Formação em Georg Friedrich Hegel. O ensino ... -
Estudo de uma ferramenta online para o ensino de inglês: subsídios para uma política pública
Santos, Altamir Gomes dos (PUC-Campinas, 2017-02-24)Por meio de um levantamento bibliográfico junto ao Banco de Teses e dissertações (BTD), as diversas políticas públicas que tratam do ensino de língua estrangeira, em especial o inglês, não contemplam a utilização de ... -
Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP
Pezarini, Agnaldo Ronie (PUC-Campinas, 2017-06-20)Esta dissertação de mestrado trata do ensino de Filosofia, que a partir da Lei 11.684, de 2008, determinou sua obrigatoriedade no Ensino Médio em todo o território nacional. Em que pese o fato de que a pesquisa diga respeito ... -
Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I
Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da (PUC-Campinas, 2020-02-14)Gestão democrática é uma temática que vem sendo discutida há muito tempo no Brasil. Para uma compreensão mais ampla desse modelo de gestão educacional, partiu-se do conceito de democracia concebido pelo filósofo, estadunidense, ... -
Mediação pedagógica: uma possibilidade para o desenvolvimento de atitudes sociais na autonomia.
Guimaraes, Gustavo Henrique Escobar (PUC-Campinas, 2012-12-17)A presente pesquisa, intitulada Mediação pedagógica: uma possibilidade para o desenvolvimento de atitudes sociais na autonomia , possui como leitmotiv o entendimento dos desafios sobre a mediação de atitudes sociais na ... -
Mestrado profissional e conceito de experiência em John Dewey em debate como política pública em educação no contexto do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020
Tercioti, Ana Carolina Godoy (PUC-Campinas, 2014-12-01)O presente estudo inseriu-se na Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação , e a pergunta que a motivou foi: que concepção de educação está presente no mestrado profissional no contexto do PNPG (Plano Nacional de ... -
Pedagogia Waldorf como uma Proposta de educação pública no contexto político brasileiro
Alves, Vinicius Facure (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-09)Muito é dito sobre educação humanística no meio acadêmico. No entanto, a Pedagogia Waldorf, atualmente uma das pedagogias que mais cresce no Brasil em questão da porcentagem de número de unidades, diversas vezes não ... -
Política e ensino médio: perspectivas de estudantes do município de Campinas
Venturoso, Amanda Tavares (PUC-Campinas, 2021-02-25)Este trabalho teve como objetivo geral compreender quais são as perspectivas de política de estudantes de Ensino Médio do município de Campinas. O objeto de investigação elegeu a política como vetor a ser analisado. Para ...