Navegação Dissertações por autor "Tassoni, Elvira Cristina Martins"
Itens para a visualização no momento 1-20 de 22
-
A alfabetização e o letramento na visão de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
Vaz, Lidia Silva Vaz e (PUC-Campinas, 2012-02-07)A presente pesquisa discute as práticas pedagógicas utilizadas por uma professora do 2º ano no processo de desenvolvimento da língua escrita em uma escola particular de Hortolândia, cidade pertencente à Região Metropolitana ... -
A consciência fonológica e o Programa Ler e Escrever
Vespoli, Ana Carolina Torres (PUC-Campinas, 2013-12-17)O conhecimento e o domínio do código escrito, assim como as práticas sociais de leitura e escrita são eixos norteadores do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Políticas públicas em educação foram ... -
A docência e o ensino bilíngue: desafios e formas de Enfrentamento
Santos, Milena Moreira dos (PUC Campinas, 2022-02-23)O Brasil não é um país monolíngue. Há línguas representativas de grupos minoritários, que tendem a sofrer um apagamento, em razão da desvalorização, como ocorre, por exemplo, com as línguas nativas indígenas e as de ... -
A formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental: o caso da rede municipal de Campinas
Alves, Marco Aurélio (PUC-Campinas, 2016-02-17)Esta pesquisa visa compreender a constituição e os princípios que norteiam a formação continuada de professores do Ensino Fundamental dos anos finais, dando enfoque no caso do município de Campinas nos últimos cincos anos ... -
A formação continuada dos profissionais de educação infantil da rede municipal de Campinas e o desenvolvimento dos processos simbólicos na criança
Costa, Celly dos Santos (PUC-Campinas, 2016-02-24)O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professor e Práticas Pedagógicas, teve como objetivo investigar como o oferecimento dos cursos de formação continuada, da rede municipal de Campinas, envolvendo ... -
Afetividade e a escolha profissional no ensino médio
Teixeira, Kalyne Jeuken (PUC-Campinas, 2021-02-25)Esta pesquisa teve como objetivo investigar os indícios relacionados aos modos de afetar de professores e da família percebidos por alunos do 3o ano do Ensino Médio em seus processos de escolha profissional. Assim, a questão ... -
Afetividade e permanência na educação de jovens e adultos – anos iniciais
Buzioli, Josiane Regina de Souza (PUC-Campinas, 2021-02-24)A presente pesquisa tem como objeto de investigação a afetividade e as relações de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Baseia-se nos estudos de Henri Wallon, Lev Vigotski e Paulo Freire, assumindo ... -
As pesquisas científicas do Grupo do Afeto: analisando os modos de afetar
Silva, Jade Oliveira Melo da (PUC-Campinas, 2020-06-30)Embasada na visão monista, em que o ser humano é considerado uma unidade, a presente pesquisa teve como proposta explorar os estudos realizados no âmbito do Grupo do Afeto (FE/UNICAMP) evidenciando como os modos de afetar ... -
Concepções sobre alfabetização: um estudo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia de Covid-19
Passos, Ana Vitória Bonatti (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-10)Em março de 2020 o Brasil foi assolado pelo SARS Cov-2, popularmente denominado Coronavírus, causando a Covid-19. Em virtude deste acontecimento, diversas medidas precisaram ser tomadas, incluindo o isolamento social. ... -
Conhecimento escolar e o desenvolvimento de competências
Nalin, André Luís (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-27)Observa-se que o termo “competência” tem ganhado centralidade para nortear os critérios nas orientações curriculares em alguns países europeus e latino-americanos. A justificativa usada para tal direcionamento é a ... -
Índio, música e brincadeira : pontos e contrapontos do material didático do Programa Ler e Escrever no 1º ano do ensino fundamental
Santos, Tatiana Cristina dos (PUC-Campinas, 2014-02-14)O Programa Ler e Escrever se caracteriza como uma política educacional do estado de São Paulo e se constitui por um conjunto de ações que visa à melhoria da qualidade da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental ... -
Ler e escrever na escola: significados e sentidos atribuídos pelas crianças
Furlaneti, Débora da Silva (PUC-Campinas, 2020-02-20)O presente estudo é uma pesquisa empírica do tipo explicativa, desenvolvida no 3º ano do Ensino Fundamental, término do ciclo de alfabetização. A compreensão do processo de alfabetização e da dinâmica de sala de aula é ... -
Linguagem escrita e música: possibilidades para o processo de alfabetização
Forner, Vivian Annicchini (PUC-Campinas, 2018-02-22)O presente estudo é uma pesquisa participante do tipo intervenção, que conta com alunos de ciclo de alfabetização concluído, sem, no entanto, estarem alfabetizados. A música foi assumida como eixo norteador do trabalho. ... -
Metodologias ativas no ensino superior: o olhar sobre a formação docente – o caso de uma instituição privada
Stegmann, Christianne Barbosa (PUC-Campinas, 2019-02-11)O trabalho tem como foco a docência no ensino superior e a formação continuada dos professores desse nível de ensino. O presente estudo tem por objetivo compreender como metodologias ativas de ensino e aprendizagem são ... -
O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
Araujo, João Marcos Pulz (PUC-Campinas, 2017-12-20)A presente pesquisa é um estudo de caso que investiga um projeto pedagógico desenvolvido por uma escola pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, denominado Projeto Sarau Literário. O referido ... -
O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
Bertini Junior, Nestor (PUC-Campinas, 2012-02-17)Esta pesquisa tem como questão central investigar de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Historicamente a ênfase no corpo esteve ... -
O processo formativo do Programa Ler e Escrever: uma análise da rede de formações proposta pelo Estado de São Paulo
Almeida, Camila dos Santos (PUC-Campinas, 2014-02-19)Esta pesquisa investigou o processo de formação proposto pelo Programa Ler e Escrever do estado de São Paulo, com foco na figura do Professor Coordenador como formador. O programa é uma política da Secretaria de Educação ... -
Os caminhos reflexivos/formativos percorridos por uma professora alfabetizadora: um estudo autobiográfico
Jesus, Deise Cristina Carvalho de (PUC-Campinas, 2017-02-15)Esta pesquisa tem como objetivo compreender o meu processo reflexivo como movimento potencializador do meu desenvolvimento pessoal e profissional docente, por meio das rememorações que fiz/faço a partir da minha participação ... -
Possibilidades, limites e contradições nas relações família e escola (não) mediadas por política de governo
Alves, Leandro Gaspareti (PUC-Campinas, 2014-02-25)As relações entre escola e família vêm sendo apontadas pela literatura e pela política neoliberal, especialmente na década de 1990, como importantes para combater o fracasso e promover o sucesso escolar. Alguns estudos têm ... -
Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2° ano do ensino médio na perspectiva dos alunos
Ribeiro, Roberta Soares (PUC-Campinas, 2012-02-24)Este trabalho tem como objetivo apresentar as práticas de leitura e escrita propostas por uma professora de língua portuguesa aos alunos do 2° ano do Ensino Médio e as influências de tais práticas na formação destes alunos, ...