Navegação Dissertações por autor "Tortella, Jussara Cristina Barboza"
Itens para a visualização no momento 1-20 de 20
-
A atenção plena e autorregulação da aprendizagem no ensino fundamental: um estudo de revisão
Naday, Felipe (PUC-Campinas, 2021-02-19)O conceito de atenção, fator interveniente no processo de aprendizagem, pode variar de acordo com a perspectiva teórica adotada. Nesse estudo, discute-se esse conceito a partir de duas abordagens: a primeira, a Atenção ... -
A avaliação formativa na formação de professores para o ensino básico em Angola
Alfredo, Francisco Caloia Hombo (PUC-Campinas, 2013-02-06)Este trabalho tem como objetivo compreender a operacionalização da avaliação formativa no cotidiano da Escola de Formação de Professores (EFP) na cidade do Lubango, em Angola, tendo em referência a política da avaliação ... -
A formação continuada de professores e a literatura: estratégias de leitura e seleção de obras
Pedersen, Simone Alves (PUC-Campinas, 2017-02-09)A literatura infantil tem sido objeto de muitas pesquisas na formação do leitor e tem gerado interesse em diversas áreas. Nesse estudo, partiu-se do pressuposto de que os procedimentos utilizados pelos docentes e a seleção ... -
A teoria de Emília Ferreiro em pesquisas sobre alfabetização na América Latina
Lima, Maria Luisa Cassaniga Alves de (PUC-Campinas, 2019-02-21)Emília Beatriz María Ferreiro Schavi, autora consagrada nas pesquisas e estudos sobre alfabetização, colaborou no ensino da língua materna nos países da América Latina provocando reformas e reflexões no Ensino. No Brasil, ... -
“As travessuras do amarelo”: a autorregulação da aprendizagem em um projeto com alunos do 3º ano do ensino fundamental
Faria, Ana Paula (PUC-Campinas, 2017-02-13)Entendemos que o professor pode auxiliar intencionalmente os alunos na construção de estratégias de autorregulação de suas aprendizagens com o objetivo de que eles se tornem agentes deste processo. A partir desse pressuposto, ... -
Atitudes que contribuem para a prática do estudo no ensino fundamental: a experiência de um projeto de autorregulação
Tenca, Carolina Aparecida Araujo (PUC-Campinas, 2015-02-13)A implantação de projetos de intervenção que objetivam desenvolver a autorregulação da aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento de atitudes que contribuam para o estudo tem se mostrado como uma importante ... -
Autorregulação: o uso de diários de estudo por alunos do 5º ano do ensino fundamental
Oliveira, Maria Fernanda Kosour de (PUC-Campinas, 2015-02-12)Este trabalho faz parte do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Campinas. Discute questões sobre ... -
Avaliação da aprendizagem nos ciclos e na progressão continuada a partir das concepções de atores do processo educacional
Buoro, Edna (PUC-Campinas, 2013-02-20)A avaliação, no corpo das políticas educacionais, é um ponto importante a ser observado e ganha cada vez mais destaque, principalmente como ferramenta de aprimoramento e, se bem aplicada, representa a possibilidade de ... -
Avaliação do Problem-Based Learning no curso de administração
Borochovicius, Eli (PUC-Campinas, 2012-12-14)O método Problem-Based Learning (PBL) tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara ... -
Avaliação do processo de autorregulação de desempenho escolar de alunos do 5º ano do ensino fundamental
Oliveira, Sylvia Bernadete Alves Salgado (PUC-Campinas, 2015-02-05)Uma das grandes preocupações dos profissionais da área da educação é o insucesso escolar. Apesar do empenho das políticas educacionais e dos investimentos feitos nos últimos anos, o país ainda se encontra abaixo do esperado ... -
Educação Fisíca escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem na infância
Silva, Charles Santos da (PUC Campinas, 2021-12-16)A presente pesquisa discute o tema Educação Física escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem fundamentada na teoria sociocognitiva, em especifico os estudos sobre autorregulação da aprendizagem, ... -
Formação continuada e autorregulação da aprendizagem: concepções e práticas de professores
Silva, Andréa Oliveira (PUC-Campinas, 2015-02-24)As questões da (não) aprendizagem têm sido uma das queixas mais frequentes na realidade educacional atualmente. Pais e professores são desafiados a lidar com crianças que parecem não aprender, não demonstram interesse nos ... -
Fruição e autorregulação: a literatura infantil como meio para o desenvolvimento das crianças
Koide, Adriana Batista de Souza (PUC-Campinas, 2016-12-15)Literatura infantil e educação são instâncias que se completam na formação da criança pequena. Por meio da literatura infantil é possível promover aprendizagens que a criança levará consigo para toda a vida. Nesse contexto, ... -
Gestão democrática e participativa: o estado do conhecimento de teses e dissertações nacionais (1998 a 2010)
Chirotto, Lauro Vinicius Lima (PUC-Campinas, 2013-02-07)A gestão da escola, de forma particular a gestão democrática, vem ganhando destaque nas pesquisas científicas brasileiras nos últimos anos. A estrutura da educação sofre diversas modificações influenciadas por questões ... -
Ler para aprender... matemática: uma investigação sobre o ensino-aprendizagem de estratégias de compreensão autorregulada da leitura nas aulas de matemática de um 6º ano do ensino fundamental
Faria, Ana Luiza Santinato (PUC-Campinas, 2019-02-19)Este trabalho relata o desenvolvimento de uma pesquisa de intervenção pedagógica cujo objetivo principal foi investigar em que medida o ensino sistemático de estratégias de compreensão autorregulada da leitura nas aulas ... -
Melhorias no clima de sala de aula do Ensino Fundamental: contribuições de um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais
Sparapan, Bárbara (PUC-Campinas, 2019-02-27)O clima de sala de aula se refere às percepções subjetivas dos alunos e dos professores em relação às características físicas da classe, ao comportamento dos professores e dos alunos, à relação entre os professores e os ... -
O processo de autorregulação e a construção da representação de si: intervenção realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental
Ruas, Jady Ariéle Cavalcanti (PUC-Campinas, 2020-02-13)A necessidade de melhoria do processo de ensino e de aprendizagem é o ponto que impulsionou a realização da pesquisa. Foram escolhidos dois temas que pautaram as discussões e investigação: a autorregulação da aprendizagem ... -
O programa cultura de paz: um estudo sobre a autorregulação de jovens aprendizes na perspectiva docente
Ribeiro, Silmara Helena de Oliveira (PUC Campinas, 2021-12-14)Essa pesquisa foi fundamentada na teoria sociocognitiva e estudos sobre cultura de paz. Estudantes que autorregulam sua aprendizagem são aqueles que assumem a responsabilidade pessoal para controlar e dirigir – em termos ... -
Procedimentos e materiais que visam a melhoria do clima sociomoral e autorregulação: um estudo em uma sala do 2º ano do ensino fundamental
Zapio, Ceres Chiarotto (PUC-Campinas, 2017-02-07)Moralidade pode ser compreendida como regras de conduta que caracterizam as imposições e proibições que uma pessoa coloca sobre si. Mas para que a pessoa possa definir quais as melhores formas de ser e de agir é preciso ... -
Promoção de habilidades de escrita e da autorregulação da aprendizagem com utilização de elementos de gamificação
Andrade, Ariete Alves de (PUC-Campinas, 2021-02-19)O tema desta dissertação de pesquisa educacional centra-se nos estudos sobre autorregulação da aprendizagem e desenvolvimento da escrita. A autorregulação da aprendizagem tem assumido papel de destaque no campo educacional ...