• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SP

Abrir arquivo
cchsa_ppgedu_me_Waggnoor_MK.pdf (367.6Kb)
Autor
Kettle, Waggnoor Macieira
Orientador
Sordi, Mara Regina Lemes de
Data de publicação
06/12/2004
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

Este estudo que se insere na linha de pesquisa Docência em Instituições de Ensino Superior busca realçar a importância do planejamento educacional para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. O trabalho tem como objetivo conhecer as concepções de planejamento dos docentes de Contabilidade Básica/Introdutória atuantes em cursos de Ciências Contábeis da Região Metropolitana de Campinas, SP e vincular estas concepções às decisões que influenciam os componentes do plano de ensino. Através da análise das falas captadas por meio de entrevistas pretende-se ainda conhecer o perfil dos docentes, dos discentes e da disciplina. A escolha desse enfoque justifica-se, inicialmente, pela importância da qualidade na educação contábil, bem como pela relevância do ensino da Contabilidade Básica/Introdutória para a formação dos futuros contadores. São encontrados como resultados dessa investigação a necessidade da interação entre os docentes no sentido de fazer do planejamento individual, algo compartilhado e provedor de soluções, não apenas para o professor da disciplina, mas para o contexto do curso à luz do projeto pedagógico instituído. Finalizando, a pesquisa se propõe a contribuir com todos que se envolvem, direta ou indiretamente, com o planejamento do ensino de uma forma geral, mas especialmente, com o planejamento da Contabilidade Básica/Introdutória, em cursos de Ciências Contábeis, ao apresentar sugestões a cada um dos grupos envolvidos no planejamento: instituições, diretores e coordenadores, professores e alunos. Ao promover uma reflexão sobre a idéia de planejamento a serviço de quê e de quem? objetiva-se recuperar o verdadeiro sentido do planejamento educacional rompendo com a marca burocrática que o tem caracterizado e oferecendo subsídios para que o planejamento possa ocupar seu papel promotor de qualidade do ensino.

 

This study, related to the research area of University, Docency and Education Teaching , tries to emphasize the importance of the educational planning to the improvement of the teaching/learning process. The purpose of this work is to find out the planning conceptions of teachers of Basic/Introductory Accounting who teach in Accounting Programs in the metropolitan area of Campinas, São Paulo, and relate these conceptions to the decision making on the teaching plan components. By analysing the professors speech collected through interviews, it is intended to know teachers and students profile and the discipline. The choice of the topic was due first to the importance of the quality in accounting education, as well as to the relevance of the reaching of Basic/Introductory Accounting for the development of future accountants. The results of the investigation point out the need of interaction among teachers in order to make the individual planning something shared and solution provider, not only for the teacher of the discipline but also for the course context, in the light of the esablished project. In conclusion, the investigation intends to controbute to all those who are involved in the teaching planning, by and large, specifically to those involved in the Basic/Introductory Accounting planning in Accounting Programs of Studies, by making suggestions to each one of the groups involved in the planning: institutions, principals and coordinators; teachers and students. By promoting a reflection on the idea of planning to what and to whom , it is intended to recover the real meaning of the educational planning, breaking up the red tape which has distinguished it, and offering information in order for the planning to play its part in promoting the teaching quality.

 
Palavras-chave
Planejamento
Plano de ensino
Ensino superior
Docência
Ensino de contabilidade
Planning
Teaching planning
Higher education
Docency
Accounting teaching
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Dissertações

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • O tratamento interdisciplinar entre matemática e ciências nos livros didáticos de 4º e 5º ano do ensino fundamental 

    Gallet, Diego da Silva (PUC-Campinas, 2016-12-07)
    A presente pesquisa busca investigar como livros didáticos de Matemática e Ciências dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental abordam a interdisciplinaridade entre essas duas disciplinas. Tem por objetivo identificar se e ...
  • Defasagens nos métodos sugeridos de letramento crítico para o ensino das escolas estaduais de São Paulo na segunda década do Século XXI 

    Silva, Matheus Mattielo; Hergesel, João Paulo Lopes de Meira (Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama, 2021-03-18)
    O objetivo geral desta pesquisa é discutir como o não respaldo das esferas políticas refletem no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nas escolas estaduais de São Paulo e reafirma as defasagens que prejudicam o ...
  • A formação continuada do professor: uma experiência com o ensino médio em rede 

    Ribeiro, Eloisa Helena Rodrigues Matielo (PUC-Campinas, 2006-05-26)
    O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as contradições da política educacional em relação às possíveis contribuições da Universidade para a formação ...

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião