Show simple item record

dc.contributor.advisorMendonça, Samuel
dc.contributor.authorNobre, José Aguiar
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:13Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:13Z
dc.date.issued2012-02-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15468
dc.description.abstractRefletir sobre a questão da educação democrática e pública de qualidade a partir do pensamento político pedagógico de Anísio Teixeira, neste trabalho, nos levou a entender que a formação do educador e as condições favoráveis ao desenvolvimento do seu trabalho educativo constituem requisitos essenciais para a efetivação dessa educação. A pergunta formal desta dissertação foi assim formulada: quais os desafios, a partir do pensamento político pedagógico de Anísio Teixeira, para a efetivação da educação democrática e pública de qualidade no Brasil atual? O método do trabalho, circunscrito ao campo da filosofia da educação, fomentado por meio da revisão bibliográfica nos levou a compreender, com Anísio Teixeira, que a escola é o lugar por excelência de conquista e defesa dos direitos essenciais do cidadão. Os procedimentos adotados para a pesquisa consistiram em duas fases: (i) análise de teses e dissertação no Banco de Teses da CAPES, de 2006 a 2010 e (ii) leitura e fichamentos de obras de autores especialistas no pensamento de Anísio Teixeira e a obra de John Dewey. O referencial teórico adotado consistiu no pragmatismo de John Dewey. Refletimos sobre a concepção de democracia de Anísio Teixeira entendendo-a não somente como uma forma de governo, mas como uma nova organização social, em que se busca oferecer a todos os indivíduos iguais oportunidades e iguais responsabilidades para a expansão livre dos seus valores. Discutimos acerca da necessidade de constante avaliação sobre as potencialidades disponíveis na comunidade dos usuários da escola pública para a sua participação na gestão democrática, medindo os obstáculos a fim de que esses não acabem por sufocar as potencialidades da comunidade. Analisamos também sobre a real necessidade da educação para a efetivação da emancipação que conduz à democratização social. Os resultados alcançados com a pesquisa, em resposta à pergunta levantada, evidenciaram cinco desafios para a efetivação da educação democrática e pública de qualidade. E, sendo assim vimos que a sociedade democrática depende diretamente da educação para se efetivar. Não podendo a democracia existir sem a educação de qualidade para todos os cidadãos, uma vez que a transformação se exige para todos e não para uma parte da sociedade apenas.
dc.description.abstractReflecting on the issue of quality democratic and public education from the pedagogical thinking of Anisio Teixeira, let us to understand that to reach of effective education is necessary teachers' education and the favorable conditions for the development of his educational work. The formal question of this thesis is: what are the challenges from the pedagogical thinking of Teixeira, for the implementation of educations democratic, public and quality with? The methodology of work limited to the field of philosophy of education, fostered by literature review led us to understand, with Teixeira, the school is the place by excellence of conquest and defense of basic rights of citizens. The procedure adopted for the survey consisted of two phases: (i) analysis of thesis and dissertations in the CAPES Thesis database, 2006 to 2010 and (ii) reading and abstract of works by expertise in the thought and work of Anisio Teixeira and John Dewey. The theoretical approach consisted in the pragmatism of John Dewey. We reflect on the concept of democracy Teixeira understood not only as a form of government, but as a new social organization, which seeks to give all individuals equal opportunities and equal responsibilities for the free expansion of its values. We discussed about the need for constant evaluation of the potential available in the users of public school for their participation in democratic management, measuring the obstacles to ensure that they do not end up stifling the potential of the community. We also discussed about the real need of education for the realization of empowerment leading to social democratization, measuring the obstacles to ensure that they don‟t end up stifling the potential of the community. We also analyze the real need for effective educations leading to the emancipation of social democratization. The results achieved with the research in response to the question raised, highlighted five challenges for effective democratic and public education quality. And therefore we see that a democratic society depends directly on education to be effective. Democracy can not exist without quality education for all citizens, since the transformation is required for all and not just on part of society.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectAnísio Teixeira
dc.subjectJohn Dewey
dc.subjecteducação de qualidade
dc.subjectdemocracia
dc.subjectAnísio Teixeira
dc.subjectJohn Dewey
dc.subjectquality of education
dc.subjectdemocracy
dc.titleAnísio Teixeira e os desafios para a educação democrática e pública de qualidade no Brasil atual
dc.title.alternativeTeixeira and the challenges to democracy and public education quality in current Brazil
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes6448757435263293
puc.advisorLattes6369572439782922
puc.refereeGomes, Luiz Roberto
puc.refereeCalderón, Adolfo Ignacio
puc.refereeLattes4768579559449929
puc.refereeLattes2181821122340489
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record