• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências da Vida
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Teses
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências da Vida
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Teses
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar

Abrir arquivo
ccv_ppgpsico_dr_Camila_FA.pdf (3.671Mb)
Título alternativo
The twin singers and the boy who dreamed of playing soccer: professors imaginary on school inclusion
Autor
Avila, Camila Ferreira de
Orientador
Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
Data de publicação
15/05/2008
Tipo de conteúdo
Tese
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo a investigação psicanalítica de professores do ensino superior sobre inclusão escolar. Foi organizado metodologicamente pela realização de uma consulta terapêutica coletiva, durante a qual o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é usado como mediador dialógico na abordagem de doze docentes, dos cursos de Letras e Pedagogia, que se encarregam da formação de professores de nível fundamental e médio. O acontecer clínico permitiu a elaboração de uma narrativa e a produção de doze desenhos-estórias, originando material clínico que foi analisado à luz do método psicanalítico. Foram captados quatro campos: o menino de sua mãe , (in) capacidades , onde está Wally? e a dor e a delícia . Em seu conjunto, tais campos indicaram que o professor sofre quando se defronta com a problemática da deficiência e com a tarefa de incluir.
 
The present work aimed at the psychoanalytic investigation of Higher Education Professors on school inclusion. It has been methodologically organized for the accomplishment of a collective therapeutic consultation, during which the Procedure of Drawing-Stories with Theme was used as a dialogical mediator in the approach of twelve professors, from Language and Pedagogy degrees, who were in charge of the formation of teachers from primary and secondary courses. The clinical happening allowed the elaboration of a narrative and the production of twelve drawing-stories, originating clinical material which has been analyzed by the psychoanalytic method. Four fields have been collected: his mother's boy , "(un) capacities , "where s Wally? and "the pain and the delicacy". In its set, such fields indicate that teachers suffer when facing the problem of deficiency and the task of including.
 
Palavras-chave
Inclusão
Inclusão escolar
Procedimento de desenhos- estórias com tema
Imaginário
Psicanálise
Consultas terapêuticas coletivas
Inclusion
School inclusion
Thematic story-drawing
Imaginary
Psychoanalysis
Group therapeutics consultation
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Teses

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião