Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTortella, Jussara Cristina Barboza
dc.contributor.authorRibeiro, Silmara Helena de Oliveira
dc.date.accessioned2022-03-03T15:27:15Z
dc.date.available2022-03-03T15:27:15Z
dc.date.issued2021-12-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16470
dc.description.abstractEssa pesquisa foi fundamentada na teoria sociocognitiva e estudos sobre cultura de paz. Estudantes que autorregulam sua aprendizagem são aqueles que assumem a responsabilidade pessoal para controlar e dirigir – em termos metacognitivos, motivacionais e comportamentais – os seus processos de aprendizagem. Entende-se que para ter atitudes previstas pela UNESCO na busca da paz, tais como praticar a não-violência ativa, rejeitando a violência sob todas as suas formas, é necessário que o jovem aprenda a se autorregular. Portanto, a presente pesquisa propôs investigar se e como o Programa Cultura de Paz contribui para a promoção da autorregulação de jovens aprendizes do curso Aprendizagem Profissional em Comércio de bens, Serviços e Turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) São Paulo na concepção dos docentes. Participaram da pesquisa dezenove docentes do referido curso de uma das unidades do Senac São Paulo. Estabeleceu-se como metodologia a pesquisa descritiva de análise quantiqualitativa e a utilização de dois instrumentos: questionário e entrevista semiestruturada aplicados nessa sequência. O questionário foi composto de cinco partes, sendo que as três partes iniciais apresentam o contexto educacional no qual a pesquisa foi realizada, bem como o perfil dos participantes, atuação e percepção deles sobre o contexto da aula remota e identificação dos alunos com a unidade do Senac. A quarta parte foi composta pelo Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem Adaptado (IPAA), que buscava a percepção dos docentes sobre a autorregulação dos alunos no início e no término do curso. A quinta parte foi composta pelo Inventário de Autorregulação Adolescente – (IAA) Versão Relatório dos Docentes traduzido e adaptado do Adolescent Self-Regulatory Inventory (ASRI) – Parent Report Version, que busca verificar dois fatores de autorregulação de curto e longo prazo e entrevista semiestruturada. Pelos resultados da análise comparativa dos escores das escalas entre iniciantes e concluintes, verificou-se diferença significativa entre os alunos iniciantes e concluintes. Na correlação entre as variáveis pessoais dos docentes e os escores das escalas do IPAA e IAA verificou-se correlação significativa positiva entre número de turmas do programa em que atua e escore de IAA para iniciante e IPAA para concluinte, ou seja, quanto maior o número de turmas do programa em que atua, maiores esses escores. Também houve correlação significativa entre vários fatores. Dessa forma, os resultados foram positivos para perceber indícios de que o Programa Cultura de Paz tem um papel importante para a autorregulação da aprendizagem e das emoções dos jovens aprendizes, de acordo com a perspectiva dos participantes desse estudo. Os dados encontrados foram discutidos à luz do aporte teórico utilizado. O desenvolvimento da pesquisa trouxe maior compreensão de como se dá a promoção gradual da autorregulação por meio de práticas adotadas no programa, novas possibilidades de contribuições no campo da autorregulação, compreensão de como os docentes percebem o processo de autorregulação dos alunos a partir do Programa Cultura de Paz, em diferentes estágios do curso. Espera-se suscitar o interesse de pesquisadores em avançar nos estudos sobre a autorregulação por meio da cultura de paz, na área da educação.
dc.description.abstractThis research was based in social cognitive theory and studies on culture of peace. Students who self-regulate their learning are those who take personal responsibility to control and direct - in metacognitive, motivational, and behavioral terms - their learning processes. It is understood that to have attitudes foreseen by UNESCO in the search for peace, such as practicing active non-violence, rejecting violence in all its forms, it is necessary that young people learn to self-regulate. Therefore, this research proposed to investigate whether and how the Culture of Peace Program contributes to the promotion of self-regulation of young apprentices in the Professional Apprenticeship Program in Commerce of Goods, Services and Tourism course of the National Service for Commercial Education (Senac) Sao Paulo in the conception of teachers. Nineteen teachers of the course from one of the Senac Sao Paulo units participated in the research. The methodology used was descriptive research with a quantitativequalitative analysis and the use of two instruments: a questionnaire and a semi-structured interview applied in this sequence. The questionnaire was composed of five parts with the initial three parts presenting the educational context in which the research was carried out, as well as the profile of the participants, their performance and perception of the context of the remote class and identification of students with the Senac unit. The fourth part consisted of the Inventory of Self-Regulation Learning Processes Adapted (IPAA), which sought the perception of teachers about the self-regulation of students at the beginning and at the end of the course. The fifth part was composed by the Adolescent Self-Regulation Inventory – (IAA) Version of the Teachers' Report translated and adapted from the Adolescent Self-Regulatory Inventory (ASRI) – Parent Report Version, which seeks to verify two factors of short and long-term selfregulation and a semi-structured interview. From the results of the comparative analysis of the scale scores between beginning and final students showed a significant difference between them. In the correlation between the teachers' personal variables and the scores of the IPAA and IAA scales, there was a significant positive correlation between the number of classes in the program in which they work and the IAA score for beginners and IPAA for final students, that is, the greater the number of classes in the program in which he works, the higher these scores. There was also a significant correlation between several factors. Thus, the results were positive to perceive indications that the Culture of Peace Program has an important role for selfregulation of learning and emotions of apprentices, according to the perspective of the participants of this study. The data found were discussed considering the theoretical framework used. The development of the research brought greater understanding of how the gradual promotion of self-regulation occurs through the practices adopted in the program, new possibilities of contributions in the field of self-regulation, and an understanding of how teachers perceive the process of self-regulation of students from the Culture of Peace Program, at different stages of the course. It is expected to raise the interest of researchers in advancing in studies on self-regulation through the culture of peace in the field of education.
dc.publisherPUC Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectAutorregulação da aprendizagem
dc.subjectAutorregulação das emoções
dc.subjectCultura de paz
dc.subjectJovens aprendizes
dc.subjectLearning self-regulation
dc.subjectEmotional self-regulation
dc.subjectCulture of peace
dc.subjectYoung apprentices
dc.titleO programa cultura de paz: um estudo sobre a autorregulação de jovens aprendizes na perspectiva docente
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2229472846416067
puc.advisorLattes7126514256674237
puc.refereeTassoni, Elvira Cristina Martins
puc.refereeBzuneck, José Aloyseo
puc.refereeLattes7025380679558216
puc.refereeLattes2005887658677506
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples