• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências da Vida
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Teses
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências da Vida
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Teses
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Efeitos de um programa online para desenvolvimento da criatividade em professores e estudantes de pedagogia

Abrir arquivo
ccv_ppgpsico_dr_Karina_NR.pdf (1.708Mb)
Título alternativo
Effects of an online program for the developing of creativity in teachers and students of pedagogyEfectos de un programa en línea para el desarrollo de la creatividad en docentes y estudiantes de pedagogía
Autor
Rocha, Karina Nalevaiko
Orientador
Wechsler, Solange Muglia
Data de publicação
17/02/2022
Tipo de conteúdo
Tese de doutorado
Programa de Pós-Graduação
Psicologia
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
A importância da criatividade na educação e o papel do professor na identificação e desenvolvimento da criatividade justificam investimentos em estratégias e programas estruturados de desenvolvimento da criatividade no âmbito escolar. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa online para o desenvolvimento do potencial criativo em professores e estudantes de licenciaturas. A amostra foi composta por 30 professores, sendo 17 do grupo experimental e 13 do grupo controle. Os instrumentos utilizados foram os Testes de Torrance - Forma Verbal (Wechsler, 2004a, 2004b), Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa - Sub-teste de Criatividade e Redações. Foram aplicadas atividades de pré e pós-teste e avaliadas diferenças significativas através de análises qualitativas e quantitativas Mann-Whitney Teste U e Teste t entre os grupos controle e experimental de cada dimensão da criatividade. O treinamento teve duração de 3 semanas, totalizando 10 horas em 6 encontros. Os resultados indicaram efeitos significativos no desenvolvimento da criatividade nas dimensões da criatividade verbal fluência, flexibilidade, elaboração, originalidade, emoção, perspectiva incomum e fantasia do grupo experimental. Desta forma, o presente estudo demonstrou que é possível desenvolver a criatividade em docentes indicando a importância de programas voltados para este tema.
 
The importance of creativity in education and the role of the instructor in the identification and development of creativity justify investments in strategies and structured programs for the development of creativity in schools. The objective of this work was to evaluate the effects of an online program for the development of the creative potential in teachers and students from teaching-oriented courses. The sample was composed by 30 teachers, 17 assigned to an experimental group and 13 to a control group. The instruments used were the Torrance Test - Verbal Form (Wechsler, 2004a, 2004b); Intelectual and Creative Evaluation Battery - Creativity Sub-test; and Essays. Pre and post-rest activities were applied and significant differences were evaluated through qualitative and quantitative Mann-Whitney Test U and Test t analysis between the control and experimental groups for each creativity dimension. The training lasted for 3 weeks, in a total of 10 hours over 6 encounters. The results indicate significative effect in the development of creativity in the dimensions of verbal fluency creativity, flexibility, elaboration, originality, emotion, uncommon perspective and fantasy of the experimental group. Thus, the present study demonstrated that it is possible to develop creativity in instructors, indicating the importance of programs focused on this topic.
 
La importancia de la creatividad en la educación y el papel del docente en la identificación y desarrollo de la creatividad justifican inversiones en estrategias y programas estructurados para el desarrollo de la creatividad en el ámbito escolar. El objetivo de este estudio fue evaluar los efectos de un programa en línea para el desarrollo del potencial creativo en docentes y estudiantes de pregrado. La muestra estuvo conformada por 30 docentes, 17 del grupo experimental y 13 del grupo control. Los instrumentos utilizados fueron los Tests de Torrance - Forma Verbal (Wechsler, 2004a, 2004b), Batería de Evaluación Intelectual y Creativa - Sub-test de Creatividad y Escritura. Se aplicaron actividades pre y post test y se evaluaron diferencias significativas mediante análisis cualitativo y cuantitativo Mann-Whitney Test U y Test t entre los grupos control y experimental de cada dimensión de la creatividad. La capacitación tuvo una duración de 3 semanas, totalizando 10 horas en 6 encuentros. Los resultados indicaron efectos significativos en el desarrollo de la creatividad en las dimensiones de creatividad verbal, fluidez, flexibilidad, elaboración, originalidad, emoción, perspectiva inusual y fantasía del grupo experimental. De esta forma, el presente estudio demostró que es posible desarrollar la creatividad en los docentes, indicando la importancia de los programas enfocados en esta temática.
 
Palavras-chave
Criatividade
Programas de desenvolvimento
Educação
Creativity
Development programs
Education
Creatividad
Programas de desarrollo
Educación
Linguagem
Português
Financiador
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Teses

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião